Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

HD que armazena dados por milhares de anos

Um disco rígido desenvolvido por um grupo de designers, cientistas e pesquisadores franceses possui uma tecnologia que em teoria seria capaz de manter íntegros dados e informações pelo período médio de um milhão de anos. O objetivo principal da pesquisa é criar meios de armazenamento capazes de conservar registros importantes de interesses governamentais, como dados sobre a localização geográfica onde estariam enterrados resíduos tóxicos e nucleares.

O disco rígido é feito de safira industrial, possui 20 centímetros de diâmetro e a informação é gravada nele com platina. Na verdade inicialmente são dois discos onde um é colocado sobre o outro de forma que a gravação dos dados fique entre os dois. Depois disso os dois discos são fundidos em apenas um.

Só pelo material você já deve ter percebido que o preço do hardware não é baixo. Os cálculos sobre o custo apontam que a produção de um HD desses não deve sair por menos de 30 mil dólares.

A intenção é estender a durabilidade do disco rígido em pelo menos 10 vezes mais.

Os envolvidos no projeto chegaram a conclusão sobre a durabilidade após efetuarem testes de imersão em ácido que simularia as ações do tempo sobre o material.

Imagine só a humanidade daqui a milhares de anos, se é que ainda existirá humanidade, obtendo dados desse disco. Penso que seria mais ou menos como os estudiosos de hoje tentando decifrar hieróglifos.

sillymillions.com