Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Provedores punirão quem fizer download ilegal

Em breve empresas norte-americanas provedoras de internet como a AT&T (American Telephone and Telegraph), Cablevision, Comcast, Time Warner e Verizon começarão a notificar seus clientes quando estes baixarem de forma ilegal músicas, filmes e shows. Os donos dos direitos autorais poderão monitorar conexões de redes peer to peer como as que são usadas em softwares que permitem download de arquivos por torrents.

Através de um serviço que envolve ações de pessoas e processos automáticos chamado de MarkMonitor, os donos de arquivos protegidos por leis de direitos autorais poderão vasculhar redes de softwares de download de torrents e obter o endereço IP de quem estiver baixando ilegalmente esses arquivos.

Os donos dos direitos sobre o arquivo avisarão o provedor de internet que identificará o usuário através do número IP.

Primeiramente o usuário será notificado que obteve um conteúdo protegido por leis de Copyright e dará alternativas para que ele adquira aquele arquivo baixado de forma legal. Se houver persistência do usuário em continuar baixando arquivos ilegalmente ele será punido. A punição varia de provedor para provedor e pode ser aplicada com cartilhas educativas, redução da velocidade da conexão ou até cancelamento do serviço.

Tudo funcionará através da cooperação dos provedores de internet com o Centro de Informações de Direitos Autorais, órgãos que regulamentam produtos cinematográficos e fonográficos e empresas como Sony Pictures, Fox, Universal, EMI e Disney.

O problema é que se o usuário for punido injustamente terá que desembolsar 35 dólares para que haja revisão do caso.

theverge.com