Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Chamadas consecutivas serão consideradas uma só

Uma alteração no regulamento aprovada pelo conselho diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), proíbe as operadoras de telefonia móvel cobrarem por chamadas consecutivas para o mesmo número. Essas chamadas deverão ser consideradas uma só. A medida afeta ligações feitas de celular para outro celular ou fixo. O objetivo é evitar que as operadoras encerrem ligações propositadamente fazendo com que o cliente precise efetuar uma nova chamada e consequentemente seja tarifado novamente.

Para evitar que operadoras "derrubem" ligações de clientes propositalmente, foi definida pela Anatel no dia 28 de novembro de 2012 uma regra que determina que ligações consecutivas feitas para um mesmo número poderão ser tarifadas apenas uma vez.

Em agosto desse ano de 2012 a Anatel acusou a TIM de realizar essa prática.

Uma ligação será considerada consecutiva a outra se for feita para o mesmo número e em um período de no máximo 120 segundos após a interrupção da chamada.

Nesse caso, independentemente do motivo que causou a queda da chamada, seja por prática de má fé ou falha técnica, a tarifa não poderá ser cobrada novamente não importando o número de ligações feitas pelo cliente.

A nova regra não está em vigor ainda. Antes ela deve ser anunciada no diário oficial e somente após um período de 90 dias a realização da sua publicação é que ela se tornará válida.

canaltech.com.br