Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Gosta de astronomia? Algumas opções para você

Para estudantes ou para simplesmente quem é curioso, serão mostradas aqui cinco opções gratuitas que ajudarão a aprender mais sobre astronomia. O post fala sobre um software gratuito já conhecido de muitos, mas que talvez nem todos saibam da função que será mencionada aqui. Fala também sobre uma aplicação que executa via navegador através de HTML 5, um serviço de alerta online prestado pela própria NASA, um site para pesquisadores amadores apoiados por uma universidade e um Blog totalmente escrito na língua portuguesa atualizado por uma equipe de especialistas atuantes na área.

Dicas

O primeiro que irei falar é um software bem conhecido. Recentemente o Google Earth ganhou uma atualização que adicionou a ele várias fotos em altíssima resolução do planeta Marte. Há fotos que superam a qualidade de capturas de imagens de algumas regiões da Terra com detalhes mostrados em algo equivalente a 6 metros por pixel.

Depois de baixar, instalar e executar o Google Earth você verá um ícone parecido com um planeta na barra de ferramentas no topo. Clique nele para achar a opção que muda a visão para o planeta vermelho.

O vídeo abaixo está em inglês, mas mesmo que você não entenda o idioma você perceberá algumas funções que o Google Mars oferece



Além da opção para visualizar Marte e a Terra, há também uma que permite ver a Lua. As imagens e fotos são complementadas por textos informativos que são mostrados quando são selecionados locais específicos.

Download Google Earth

A segunda opção é outro serviço do Google. Um site desenvolvido em HTML 5 que põe a prova o poder de renderização gráfica do navegador Chrome e que ao mesmo tempo mostra o catálogo das 100 mil estrelas mais próximas ao Sol.

O catálogo foi montado a partir de informações da NASA (Agência Espacial Norte-Americana) e da ESA (Agência Espacial Europeia).


Ao clicar em uma estrela você tem acesso a um texto, até o momento apenas em inglês, contendo algumas informações e dados científicos, como por exemplo a temperatura da estrela e a distância a partir da Terra.

Essas informações podem ajudar estudantes na elaboração de trabalhos escolares.

Clique para acessar o site 100.000 Stars

A terceira opção é na verdade um serviço interessante que a NASA proporciona ao curiosos e amantes de astronomia.

O site está na língua inglesa, requer um cadastro gratuito e se você tiver a sorte de morar em alguma cidade disponível nas opções do sistema, geralmente capitais, lhe será enviado um alerta informando quando a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) estiver orbitando a sua área.

Ao se cadastrar você deve fornecer o e-mail e então receberá nele um código de confirmação para ativar a sua conta no site. O registro tem validade de 12 meses e você pode escolher em qual período do dia serão enviados os alertas.


A ISS é um laboratório utilizado a 14 anos por astronautas e pode ser vista a olho nu.

Clique para acessar o site Spot the Station

Caso se arrependa do cadastro ou se o período expirar e quiser usar por mais tempo o serviço, volte a página do site e clique no botão "GO" onde está escrito "Extend or Delete Alerts".

A quarta opção é o site Planet Hunters também em inglês. Esse exige um pouco mais de conhecimento. :-)

Depois de acessar o site e passar por um mini tutorial você é direcionado ao formulário de logon. Nesse momento você deve criar a sua conta para ter acesso aos serviços.

O site é parte do projeto "ciência cidadã" mantido pela universidade de Yale nos Estados Unidos onde voluntários trocam informações, discutem sobre astronomia e procuram por novos planetas fora do nosso sistema solar.


Recentemente participantes do projeto ajudaram na descoberta de um exoplaneta a 5 mil anos luz da Terra em um sistema com 4 estrelas.

O planeta orbita um par binário de estrelas e esse par binário de estrelas orbita outro par binário. Foi a primeira descoberta desse tipo e foi feita com a ajuda de amadores usando o Planet Hunter após analisarem dados disponibilizados publicamente pelo observatório espacial Kepler.

Clique para acessar o site Planet Hunter

E por fim, a quinta opção é o blog AstroPT. Um blog na língua portuguesa que considero leitura indispensável para amantes de astronomia.

É uma comunidade ativa desde 2005 com a meta de oferecer informação credível aos interessados pelo tema, desmistificando os disparates dos pseudos e informando com a propriedade de profissionais capacitados nessa área.


Acesse o link e veja por você mesmo. Para mim, que gosto de acompanhar as descobertas nesse campo, tornou-se a leitura das horas vagas.

Clique para acessar o AstroPT

Há ainda uma outra publicação aqui no blog que indica outras 5 opções de softwares para astrônomos amadores.

É isso aí e até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.