Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Pesquisa Google em PT-BR no IE 10 do Windows 8

Não sei por qual motivo a Microsoft ou o próprio Google, também não sei quem é responsável nesse caso, não disponibiliza para os usuários de versões mais atuais do Internet Explorer uma opção de pesquisa em português direto no navegador. Para aqueles que instalam o mecanismo de pesquisa do Google no Internet Explorer 10, tem que se contentar com resultados das pesquisas em inglês. Há uma maneira para contornar isso e parte da explicação darei nesse post. Não que seja complicado demais que exija uma grande explicação, mas é que o procedimento é o mesmo para quem usa o Internet Explorer 9 e já fiz um post sobre isso. Na verdade, essa publicação tem como objetivo orientar melhor usuários que ainda não se adaptaram muito bem a nova interface apresentada no Windows 8.

Tutorial

Primeiramente teremos que adicionar o provedor de pesquisa do Google mesmo estando em inglês. Depois nós iremos corrigir isso.

Clique com o botão direito do mouse em qualquer área da interface do Windows 8 e isso fará surgir um botão no canto inferior direito da tela. Clique nele.


Procure pelo atalho "Área de Trabalho" e clique nele. Deve ser o primeiro.


Você verá a antiga área de trabalho, aquela do Windows 7. Clique no ícone do Internet Explorer.

Depois que o navegador abrir, perceba que no final da barra de endereços há um ícone de lupa e uma seta que aponta para baixo. Ao clicar nela será apresentada a opção para que você possa adicionar outro provedor de pesquisa.

Clique em "Adicionar".


Será aberta uma nova página no navegador e lá você irá encontrar a opção para instalar o mecanismo de pesquisa Google. Como já disse antes, ele vai estar em inglês, é assim mesmo. No passo a seguir é que o tornaremos em português.


Não esqueça de definir o Google como provedor de pesquisa padrão.


Depois de instalado feche todas as páginas do navegador e volte a tela inicial do sistema. Repouse o cursor do mouse no canto inferior direito da tela e isso irá fazer surgir um menu. Nesse menu tem a opção "Pesquisar".


Aqui você pode pesquisar por "Executar" e depois clicar no atalho que aparecerá no resultado.


Em seguida na janela "Executar" digitar "Regedit".


Ou pode digitar "regedit" na pesquisa mesmo.

A partir desse ponto o procedimento que se segue é o mesmo mostrado no outro post, continue lendo a partir do que é descrito no "Passo 2" da publicação "Pesquisa Google em PT-BR no Internet Explorer".

Assim como eu havia dito no início, o objetivo dessa publicação é orientar aqueles que ainda possuem alguma dificuldade no uso da interface do Windows 8.

Se ao término o navegador ainda não estiver com a ferramenta de pesquisa Google em português reinicie o sistema. E se o problema ainda persistir releia o post devagar e tente observar se você mudou algo, fez alguma coisa diferente da orientação dada em alguma etapa.

É isso aí e até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.