Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Vírus chantageia e cobra para liberar computador

Forever alones bronheiros de plantão devem tomar cuidado ao acessarem sites ponográficos. Sempre se soube que fazer isso implica em grande risco de infectar o computador com algum malware. Mesmo assim isso nunca foi impedimento para ninguém com hormônios plenamente ativos. Como a tendência da maioria das coisas é evoluir, com os golpes pela internet não poderia ser diferente. A nova modalidade de infecção que ataca computadores de quem acessa esse tipo de conteúdo é uma categoria de vírus conhecido como ransomware.

Um ransomware é um vírus que ao infectar o seu computador bloqueia as funções principais e arquivos no mesmo, depois exibe uma mensagem cobrando um valor em dinheiro para que tudo seja liberado novamente.

Geralmente a contaminação se dá em sites com conteúdo pornográfico que ao serem acessados instalam secretamente o ransomware.

Existem uma versão que chantageia o usuário ameaçando como se fosse um alerta do FBI. A mensagem surge na tela dizendo que a pessoa acessou conteúdo ilegal e que por isso deve efetuar o depósito de certa quantia em até 72 horas ou será preso.

Além disso o computador é bloqueado e os arquivos ficam indisponíveis.


É claro que mesmo sendo depositado o valor não há qualquer garantia de que o computador será realmente desbloqueado. Ou você acha que os Crackers se dariam a esse trabalho só para garantir o lugarzinho no céu?

Esse tipo de praga virtual vem crescendo e afeta principalmente pessoas que tem sistema ou softwares como Java ou Flash desatualizados. É importante também usar um bom anti-vírus.

Para aqueles que usam Windows e que não resistem e não conseguem controlar os instintos vai uma dica. Usem máquina virtual com Linux.

eweek.com