Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Diferenças entre as lojas virtuais Google e Amazon

A Amazon, uma empresa de comércio eletrônico fundada nos Estados Unidos, começou oficialmente as suas atividades no Brasil. A página com domínio ".br" está on-line desde de a zero hora de quinta-feira (06/12/2012). Não ficando para trás, o Google também lançou a sua loja pela internet nesta mesma noite direcionada para o consumidor brasileiro. O Google Play é uma loja eletrônica que vende aplicativos, livros, jogos filmes e em breve músicas.

Matéria

Amazon Brasil

A Amazon estreou no Brasil com um catálogo de mais 1,4 milhões de livros digitais sendo 13 mil deles em português.

Os livros podem ser lidos através de leitores Kindle, iPhones, iPads, Android, Mac ou PC.

No Brasil, o dispositivo Kindle, no seu modelo mais simples, está em pré-venda pelo preço sugerido de 299 reais e é necessário realizar um cadastro, fornecer o e-mail e aguardar o início das vendas do produto na próxima semana. O dispositivo Kindle se conecta por wi-fi, tem capacidade para armazenar em média 1000 livros, pesa menos de 200 gramas e sua tela não cansa tanto os olhos como uma tela de tablet ou smartphone, pois imita a aparência de uma página de livro.

Há um concorrente para dispositivo Kindle que é o Kobo Touch e que foi lançado pela Livraria Cultura.

O Kobo apesar de mais caro (preço sugerido 399 reais) tem a vantagem de possuir tela sensível ao toque, enquanto que o dispositivo Kindle simples dispões de botões para a navegação. O Kobo também é capaz de ler diretamente alguns formatos abertos e ".pdf" sem a necessidade de fazer conversões como é o caso do Kindle.

Mesmo assim, para ler livros comprados na Amazon só mesmo usando um dispositivo Kindle ou aplicativo Kindle.

O dispositivo Kindle não é indispensável para a leitura dos livros. Você pode substituí-lo baixando o aplicativo gratuito Kindle que pode ser instalado em PC, Mac, smartphones e tablets.

Com o aplicativo fica mais fácil organizar sua leitura, podendo ler seus livros nos dispositivos onde o aplicativo estiver instalado e continuando a leitura na página em que você estava anteriormente.

Por enquanto na Amazon, apenas serão vendidos livros no formato digital e alguns títulos poderão ser baixados gratuitamente, mas estes somente estarão disponíveis apenas em inglês. Há opções de livros com valores acessíveis a todos, alguns custam menos de 5 reais.

Você encontrará livros no formato digital muito mais em conta do que versões impressas dos mesmos títulos.

Google Play

Na loja do Google não há tantas opções gratuitas de livros como na Amazon, no entanto o Google Play oferece venda de livros, jogos, aplicativos e em breve músicas. Além disso, vende ou aluga filmes legendados em português.

Quem alugar terá até 30 dias para começar a ver o filme e assim que começar terá que terminar de ver em no máximo 24 horas antes do prazo de locação expirar.

Para a locação de filmes a resolução é padrão e para quem comprar poderá assistir quantas vezes quiser em alta-definição.

Na resolução padrão é possível assistir via Streaming, já na alta-definição só será possível assistir através de um dispositivo móvel com sistema Android.

Nem todos os títulos de filmes no Google Play podem ser comprados. Há aqueles que só estão disponíveis para locação. É o caso de alguns lançamentos recentes como "Os Vingadores".

É possível achar bons filmes por preços muitos baixos para a compra como o clássico "O Poderoso Chefão" que sai por R$ 19,90.


Livros comprados no Google Play podem ser lidos através da web mesmo.

Se for comprar é melhor comparar entre as lojas eletrônicas antes. Em alguns casos o mesmo livro tem grandes diferenças de preços e você poderia economizar o suficiente para fazer outra compra.

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.