Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Maquiagem do Coringa usando o Photoshop - #1

Nessa publicação será mostrado passo a passo de maneira que mesmo quem não sabe nada de Photoshop possa conseguir fazer com que seja aplicado na foto do seu próprio rosto ou de quem quer que seja a maquiagem do Coringa. Haverá a demonstração da aplicação de diversas ferramentas e serão dadas sugestões de manuseio para cada uma delas de forma que você seja capaz de adaptar seu uso para a sua própria situação. O Photoshop que será usado é o CS4, mas não se preocupe se sua versão é diferente. Todos os recursos usados estão em outras versões do Photoshop também. Por ser uma publicação muito grande, terei que dividí-las em dois posts. Esse é o primeiro. Será mostrado o básico e não aplicarei os efeitos das cicatrizes. Ficará algo mais como se fosse uma maquiagem simples do Coringa aplicada no rosto de qualquer pessoa.

Photoshop

As configurações e ajustes das ferramentas demonstradas nesse post são apenas sugestões. Você é livre para ajustá-las de outra forma e que melhor se adapte a sua situação.

A primeira coisa que devemos fazer é duplicar a camada da foto. No caso, eu estou usando uma foto minha na qual havia tirado o fundo, mas não há necessidade de se preocupar com isso. Isso não irá interferir em nada com o tutorial.

Você entenderá como eu tirei o fundo dessa imagem ao observar a técnica que será apresentada na segunda parte dessa publicação.

Selecione a camada no canto direito do Photoshop e pressione as teclas "CTRL+J". Eu renomeie a camada da foto para "Backup" e depois dupliquei. Em seguida cliquei sobre o olho na camada "Backup" para ocultá-la. A partir de agora nós trabalharemos apenas na sua cópia.


Vou comecar fazendo a maquiagem de pasta d'água no rosto. Crie uma nova camada. Pressione as teclas "CTRL+SHIFT+N" para criar uma nova camada. Renomeie a camada como "Pasta d'água", diminua a opacidade para 40% e pressione a tecla "B" para selecionar a ferramenta "Pincel". Pressione "X" para alternar as cores de primeiro plano e plano de fundo. A Cor de primeiro plano deverá ser branca.



Você deverá pintar sobre o rosto nessa camada. Somente o rosto, sem pintar por cima dos cabelos. Se pintar por cima é só apagar com a ferramenta "Borrancha". Pressione a tecla "E" para ativar a ferramenta "Borracha".

Meu conselho é que você deixe a dureza do pincel e da borracha em 50%. O diâmetro varia conforme a sua necessidade e para aumentar ou diminuir o diâmetro da borracha ou do pincel você pode usar as teclas "[" ou"]". 


Deixar a opacidade dessa camada em 40% vai ajudar a você a enxergar melhor os contornos do rosto. Se achar que 40% não está bom altere esse valor até ficar melhor para você. Quer dizer, isso foi só mais uma sugestão minha.

Você deve apagar a parte branca da camada "Pasta d'água" sobre a boca e os olhos .

Quando terminar retorne a opacidade da camada "Pasta d'água" para 100%. Possívelmente você ainda terá que fazer alguns ajustes e apagar alguns pedaços.


Feitos os ajustes reduza novamente a opacidade da camada "Pasta d'água", selecione a ferramenta "Borracha", reduza também a opacidade da "Borracha" para valores que variam entre 15% e 50% e dê retoques onde os cabelos se ligam ao coro da cabeça. Se quiser pode mexer na dureza da borracha também. A minha eu deixei em 15% para fazer isso.


Terminado, ajuste a opacidade da camada "Pasta d'água" em um valor próximo de 50%  e coloque ela em "Saturação".


Duplique a camada "Pasta d'água", ajuste a opacidade dessa cópia para 100% e coloque ela em "Luz Indireta"


Selecione a ferramenta "Borracha" em "Borrifo 24 pixels" ajuste o tamanho do diâmentro da maneira que achar melhor e clique sobre o rosto. Isso dará um efeito de maquiagem falhada, borrada, como é a maquiagem do Coringa.


Renomeie essa camada para "Pasta d'água falhada". A parte da maquiagem do rosto está pronta.

Agora, controlando a opacidade das camadas "Pasta d'água" e "Pasta d'água falhada" você consegue um melhor ajuste ao seu tom de pele.

O passo seguinte é fazer a maquiagem que contorna os olhos. Crie uma nova camada e renomeie para "Sombra interna dos olhos". Com a ferramenta pincel, selecione a cor preta e faça o contorno dos olhos. Mas tente não tomar uma área muito grande.


Selecione a "Ferramenta Borrar", deixe a "Resistência" em 50% e vá deformando a maquiagem em volta do olho.


Reduza a opacidade da camada "Sombra interna dos olhos" para 60%, crie uma nova camada e dê a ela o nome de "Sombra externa dos olhos". A camada "Sombra externa dos olhos" deverá ficar com 100% de opacidade. Usando a ferramenta pincel pinte a área em volta dos olhos. Desta vez pegando uma área um pouco maior.


Deforme as bordas com a "Ferramenta Borrar" da mesma forma que foi feito na camada "Sombra interna dos olhos"


Arraste a camada "Sombra externa dos olhos" para baixo da camada "Sombra interna dos olhos".

Deixe a camada "Sombra interna dos olhos" em "Luz Direta" e a camada "Sombra externa dos olhos" deixe em "Luz Indireta".


Isso conclui a maquiagem dos olhos. Passemos agora a maquiagem da boca. Crie uma nova camada e dê o nome de "Batom". Em seguida clique sobre a cor de primeiro plano e escolha um tom de vermelho.


Com a ferramenta "Pincel" trace uma linha como se fosse um sorriso do meio do rosto passando pelo meio da boca até o meio do outro lado do rosto.


Preencha os lábios com essa mesma cor vermelha usando a ferramenta "Pincel".


Coloque a camada "Batom" em "Multiplicação" e usando a "Ferramenta Borrar", borre o batom do mesmo jeito que você fez com a maquiagem dos olhos. Você pode ir ajustando a "Resistência" dessa ferramenta entre 20% e 50%. Isso vai ajudar muito.


Para terminar os ajustes do batom, vá ao menu "Imagem" ► "Ajustes" ► "Matiz/Saturação" e mexa nos controles de "Saturação" e "Luminosidade" até que fique do jeito que você quer.


Por enquanto é isso. Na próxima vou mostrar como mudar a cor do cabelo.

Clique aqui para ver a segunda parte desse post.

Não esqueça de salvar o seu trabalho como projeto do Photoshop em ".PSD" para podermos continuar de onde paramos.

Até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.