Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Maquiagem do Coringa usando o Photoshop - #2

Essa é a continuação da publicação "Maquiagem do Coringa usando o Photoshop". Se você não viu a primeira parte clique aí no link e dê uma lida nela primeiro. É altamente recomendado que você faça isso senão o que você ler aqui não fará nenhum sentido. Nesse post será visto como recortar e colorir o cabelo. Essa será a última publicação sobre esse tema. Esse procedimento vai exigir um pouco do seu tempo. Existem várias maneiras de se colorir o cabelo usando o Photoshop. A maioria das pessoas usam a ferramenta laço para contornar o cabelo e depois aplicar a mudança de matiz. Não é o jeito que eu vou mostrar aqui.

Photoshop

Como estamos continuando a partir do projeto salvo no tutorial anterior sobre Photoshop, os termos e nomes de camadas que usarei serão os mesmos. Por isso friso a importância de ser ler a publicação anterior caso ainda não tenha feito isso.

No projeto em que estamos trabalhando havíamos mudado o nome da camada "Plano de fundo" para "Backup" e então fizemos uma cópia dessa camada que ficou com o nome de "Backup cópia".

Duplique essa camada e surgirá uma camada com o nome de "Backup cópia 2". Para duplicar a camada use "Ctrl+J".

OBS: Nesse mesmo projeto que eu estava trabalhando com uma imagem sem um fundo. Eu adicionei uma camada ao projeto, dei a ela o nome de "Fundo", coloquei ela no nível mais baixo entre as outras camadas e pintei de preto para dar um contraste visível e também para ficar mais fácil para você entender como é a técnica. Em alguns momentos irei ocultá-la e em outros a deixarei à mostra.

Oculte a camada "Backup cópia" e clique na camada "Backup cópia 2" para deixá-la ativa. É nela que iremos trabalhar.


Vamos começar recortando esse cabelo. Selecione a "Ferramenta Borracha de Plano de Fundo".


Essa ferramenta funciona da seguinte forma. Com ela você define duas cores. A primeira é a cor que deve ser protegida, ou seja, não vai ser apagada, e a segunda óbviamente é a cor que define os elementos que serão retirados da imagem.

Lá na parte superior do Photoshop você irá ver os ajustes dessa ferramenta. Esses ajustes variam de imagem para imagem já que o fundo e cores também variam.

O máximo que posso fazer é dar algumas sugestões de uso da ferramenta e você através dessas sugestões poderá fazer sua própria adaptação ao seu caso.

Nos ajustes dessa ferramenta eu inicialmente recomendo que você deixe o tamanho do pincel nem muito grande nem muito pequeno. O suficiente para que seja possível passá-lo parte por cima do cabelo e parte por fora do cabelo sem pegar uma área muito grande de ambos. Eu usei 35 pixels, mas como já disse, cada caso é um caso.

Logo adiante nessas opções você verá alguns ícones de conta-gotas. Deixe selecionado o que diz "Amostragem: Uma Vez". Você consegue ver isso quando pára o mouse sobre ele.

Na opção a seguir deixe em "Não-adjacente", em "Toler" coloque 100% e deixe marcada a checkbox "Proteger Primeiro Plano". Marcar essa caixa é muito importante.


OBS: Perceba que a borracha tem uma cruz no meio dela. Ao clicar em uma imagem segurando a tecla "Alt" a ferramenta entende que aquela cor não deve ser apagada. Se você clica sobre qualquer outra área sem segurar a tecla "Alt" a ferramenta entende que aquele pedaço da imagem deve ser apagado.

Para proteger o cabelo clique sobre qualquer área dele segurando a tecla "Alt" para que a ferramenta capture a cor e saiba que elementos que possuem a mesma cor capturada não devem ser apagados.

Com a ferramenta configurada vá contornando o cabelo para apagar pedaços da imagem que estão em volta. Lembre-se sempre de evitar passar a cruz da borracha sobre o cabelo.


Como eu disse lá no início esse é um procedimento que vai levar um tempo e se você quiser ser caprichoso vá capturando trechos de cores diferentes na imagem. Mesmo o cabelo geralmente sendo todo da mesma cor, existem áreas com tons diferentes principalmente por conta da incidência de luz ou por causa de regiões com sombras.

Ao invés de arrastar a borracha, vá clicando e capturando as cores que devem ser protegidas em diferentes pontos. Isso dará um resultado melhor.

Oculte as demais camada e deixe somente visível a camada "Backup cópia 2".

Depois de apagar os contornos do cabelo use a borracha normal para apagar todo o restante da imagem para deixar só o cabelo como se fosse uma peruca.


Se você é do tipo perfeccionista, não fique bitolado, afinal de contas não existe perfeição em recorte de cabelos em imagens, ainda mais quando a foto foi tirada com um celular, como são na verdade a maioria das fotos tiradas por meros mortais como nós. Aliás, a foto que estou usando nesse tutorial foi tirada com o meu celular e a técnica de recorte que usei para retirar o fundo dessa imagem foi essa que acabei de explicar.

Renomeie a camada "Backup cópia 2" para "Cabelo". Vá ao menu "Imagem" ► "Ajustes" ► "Matiz/Saturação" e ajuste os 3 controles até obter o resultado esperado.


Depois disso pode reexibir todas as camadas para ver como ficou.


Com isso a gente finaliza o post. Essa técnica apresentada aqui pode ser usada para separar e pintar outros elementos como a roupa por exemplo.

Como já mencionado, a técnica da "Borracha de plano de fundo" pode ser usada também para retirar o fundo da imagem.

Você conseguirá um bom resultado com as técnicas mostradas. Com a retirada do fundo você poderá substituí-lo por qualquer imagem. Veja por exemplo no meu caso como ficou quando terminei.


Se você acompanhou essa publicação e fez a maquiagem do coringa eu gostaria de ver. Deixe um comentário aí embaixo com um link para a imagem que você criou.

É isso aí e até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.