Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Mude a imagem de fundo na tela iniciar do Windows 8

Os usuários adoram dar seu toque pessoal ao sistema operacional que usam. A personalização muitas vezes não é só uma maneira de expressar a personalidade e os próprios gostos, mas também um jeito de tornar menos cansativo olhar para aquela tela. Principalmente para quem trabalha o dia inteiro na frente de um computador. O novo sistema da Microsoft não tem uma opção nativa para alterar o fundo da "Tela Iniciar" onde fica o mosaico de aplicativos, mas mesmo assim é possível fazer essa modificação através do uso de um pequeno programa gratuito.

Tutorial

Antes de fazer o procedimento esteja ciente de que este é um programa em fase beta e que pode apresentar bugs ou alguns problemas, embora eu mesmo não tenha encontrado nenhum. O programa em questão foi testado em um PC com Windows 8 de 32 bits e indiferentemente do sistema que você esteja usando eu recomendo a criação de um ponto de restauração antes de continuar.

Baixe e execute o programa. Não é necessário instalar.

Download do ModernUIStartScreen
Senha para descompactar: lomeutec

Ao executar você verá algo como mostrado abaixo. Para selecionar a imagem que será usada clique em "Load Picture".


Ao carregar a imagem no programa você verá que há um quadrado definindo uma área de seleção. Arraste as bordas desse quadrado para marcar a área da imagem que será usada como fundo.


Se quiser ver o resultado clique no botão "Apply & Save".


É possível personalizar aquela parte superior da tela onde está escrito "Iniciar". No programa você verá um pequeno mosaico composto por algumas figuras.


Ao selecionar alguma, ela será aplicada somente naquela área superior da tela.


É possível também modificar ainda mais essa mesma área ao trocar a cor. Para isso clique na paleta de cores.


O programa abrirá a área de personalização dentro das configurações do sistema. Altere para a cor que quiser.


Talvez ao fazer isso seja desfeita a configuração explicada anteriormente onde é alterada a imagem que aparece na parte de cima da tela. Se isso acontecer é só repetir aquela etapa da personalização.


O programa permite ajustes da opacidade dos "tiles" (blocos de aplicativos). Esse ajuste pode ser feito onde está sendo mostrado na imagem abaixo.


Você pode também escolher várias imagens que serão aplicadas automaticamente pelo programa na "Tela Iniciar" de tempos em tempos.

Há um pequeno botão "Select pictures". Clique nele e será aberta uma janela para procurar pela pasta onde estão os arquivos de imagem.

Clique na seta para baixo para explorar as subpastas.


Para selecionar vários arquivos, vá clicando neles enquanto segura a tecla "CTRL" e por fim clique em "Save".


Ao terminar de fazer isso existem outras opções que precisam ser configuradas para que esse recurso funcione direito.


A checkbox "Random" define uma ordem aleatória para a exibição das imagens na "Tela Iniciar".

A checkbox "Gaussian Blur" cria um efeito borrado na imagem. A intensidade desse efeito é ajustado na caixa numérica que vem logo a seguir.

A checkbox "Slideshow" é necessária para que haja a mudança automática do fundo e selecioná-la faz com que a imagem seja usada em toda a área da "Tela Iniciar".

A caixa numérica "Interval" ajusta o tempo de troca da imagem de fundo.

A checkbox "Run at startup" faz o programa iniciar junto com o Windows.

OBS: Depois de fazer todos os ajustes você deve sempre clicar no botão "Apply e Save" para que as mudanças entrem em vigor.

O programa deve estar em execução para manter a personalização, portanto não clique no botão "Exit", clique no botão "Hide" e ele será minimizado para a bandeja do sistema.

A gama de personalização é bem grande e aqui foram apresentadas as principais.

O resultado que obtive está sendo mostrado na figura abaixo.


Eu escureci um pouco e aplique também opacidade, além de outras personalizações.

É isso aí e até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.