Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Pesquise no Google como se estivesse nos anos 60

Acredito que ninguém que visite este blog conheça algo assim tão antigo. Eu mesmo não vivi essa época, mas se você operou um mainframe nos anos 60 poderá relembrar um pouco de como era trabalhar com esses computadores gigantescos e programar em cartões perfurados. Serve também como curiosidade para quem nunca viu um mostro desses. Um site recria uma interface virtual baseada no IBM System 360 e reproduz sons que imitam os dispositivos reais. A brincadeira mostra como seria pesquisar no Google, se houvesse Google naquele tempo.

Curiosidade

A criação é do desenvolvedor nostálgico Norbert Landsteiner, que no início do ano lançou o Google BBS que segue a mesma idéia do Google60, só que simulando buscas feitas na internet como se estivéssemos nos anos 80 com direito a barulho de modem.


Brincar com o Google60 não é algo tão intuitivo quanto o Google BBS. Quando você acessa, o que você vê é um teclado próximo do comum. Até aí tudo bem, basta digitar o termo que se quer pesquisar e confirmar na tecla "Return".


Depois aparecerão 3 opções de pesquisa.

  • 1 - Pesquisa por texo
  • 2 - Pesquisa por imagem
  • 3 - Pesquisa por notícias

Tudo é muito barulhento e demorado, assim como devia ser. Tente pesquisar por notícias e no final talvez você já esteja com enxaqueca. Agora imagine trabalhar em um ambiente com uma máquina dessas fazendo barulho na sua cabeça o dia inteiro.

Seja qual for a opção selecionada, no final do processo a luz "END OF JOB" irá acender e aí se você for masoquista poderá clicar no botão "Reset" para voltar ao início e fazer outra pesquisa. :-)


Pior que pesquisar por notícias, só mesmo pesquisar por imagens.

O site diz que a maioria dos sons é a representação real dos modelos IBM 129 Keypunch e Teletype 33.

Se você estiver curioso, sem nada para fazer e quiser testar também, acesse o site masswerk.at para brincar um pouco com o Google60.

É isso aí e até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.