Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

UltraStar é um mix de jogo e karaoke melhorado

Recentemente a Sony liberou o download gratuito do SingStar na PSN brasileira. Mas quem não tem o Playstation 3 conta com um programa também gratuito que é praticamente um clone dele. Para alguns, dizer que o UltraStar é um jogo é praticamente uma ofensa. Eles preferem dizer que ele é na verdade uma plataforma de karaoke sofisticada. O importante é que ele pode proporcionar várias horas de diversão para qualquer idade. O UltraStar está disponível para PC e em breve também para sistemas Android.

Game

Você pode baixar a versão do UltraStar usada nesse tutorial através do link abaixo ou procurar no site do desenvolvedor se já existe uma versão mais recente.

Download do UltraStar
Senha para descompactar: lomeutec

O pacote de instalação do UltraStar é pequeno porque não virão músicas nele, apenas uma de exemplo.

Durante a instalação haverão algumas opções. Não mexa em nada e vá apenas confirmando. As opções que vem marcadas são compatíveis com a maioria dos computadores e assim você evita problemas. Depois de instalado você terá a chance de ajustá-las.


Fiz a instalação no Windows 7 x64 e tive problema para executar o programa que travou logo na primeira tentativa.

A solução foi clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone do UltraStar e ir em "Propriedades".


Fui na guia "Compatibilidade", selecionei a checkbox "Executar este programa em modo de compatibilidade" e selecionei "Windows XP (Service Pack 3)". Lá também selecionei a checkbox "Executar este programa como administrador" e isso resolveu.


Se tiver o mesmo problema tente isso.

Execute o jogo e escolha a opção "Offline".


Mas se quiser poderá criar também registro gratuito no site do desenvolvedor. Clique no link abaixo e preencha o formulário caso queira.

Link do cadastro

Os controles do jogo são simples. Com as setas do teclado você navega entre as opções, com a tela "Enter" você confirma uma opção e com a tecla "Esc" você volta ou cancela uma opção.

Na opção "Cantar" você poderá escolher entre 2 dos 3 modos de jogo. O último estará bloqueado.


Depois selecione o número 1 para definir uma conta para o seu microfone.


Na próxima tela você definirá um jogador e por fim escolherá entre 4 níveis de dificuldade.

Se quiser só ouvir uma música selecione a opção Jukebox.


Inicialmente o programa conta apenas com uma música, mas não se incomode com isso, existem sites onde você poderá baixar mais para ele, mesmo porque o processo para que você mesmo adapte uma música ao jogo não é nada fácil e tentar fazer isso pode ser frustrante.

OBS: Lembrando que o blog Lomeutec não incentiva a prática de pirataria e para baixar uma música para o jogo estando devidamente em acordo com os direitos autorais o correto é que se tenha pago por ela, ou seja, você já teve tê-la no seu computador adquirida de modo lícito.

Para adicionar uma nova música você deve copiá-la para dentro da pasta "C:\Program Files (x86)\UltraStar\Songs".


Sempre que for adicionar novas músicas faça isso uma por vez. Isso porque é possível que alguma esteja com problema e poderá causar o travamento do programa logo na abertura. Se você adicionar muitas de uma vez ficará difícil saber qual é que está causando o travamento.

O jogo é simples e funciona como um Karaoke mais aprimorado. Você deve cantar não só no tempo certo, mas também no tom certo para conseguir pontuar.


E no final você vê como foi a sua performance que fica armazenada para que outros ou você mesmo supere.


Alguns problemas com a captação do microfone podem estragar a experiência com o jogo. Se você estiver tendo problemas com o microfone pode ser que uma simples configuração resolva.

Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do som do sistema  e selecione "Dispositivos de gravação".


Dê um duplo clique sobre o ícone que representa o dispositivo de microfone que você usa no jogo.


Clique na guia "Níveis" e faça ajustes nos controles deslisantes. Faça testes para ver qual é a melhor configuração no seu caso.


Para finalizar deixo o link de um site que tem várias músicas já configuradas para o jogo, lembrando novamente sobre o aviso feito antes sobre a questão do direito autoral.

ultrastar-es.org

O site exige um cadastro gratuito. Infelizmente não encontrei nenhum com músicas para o programa em português do Brasil, se você souber de algum, por favor deixe aí nos comentários o link.

É isso aí e até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.