Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Vale a pena trocar meu sistema atual pelo Win 8?

Nessa publicação serão mostrados alguns elementos e você decidirá se são pontos positivos ou negativos. Não há aqui qualquer intenção em convencê-lo a comprar ou não comprar o novo sistema da Microsoft. É um texto feito pensando nos indecisos que não sabem se essa é mesmo a melhor opção no momento ou se vale a pena manter o sistema atual e economizar para o lanche do final de semana. Em alguns momentos darei a minha opinião e no final falarei sobre a decisão que tomei sem tentar causar qualquer influência.

Materia

Integração com a nuvem

O sistema permite fazer logon no computador utilizando a conta da Microsoft. Isso integra ao Windows 8 os serviços online como por exemplo Skydrive e permite compartilhar documentos com maior facilidade.

As configurações e personalizações feitas no sistema serão carregadas sempre que você usar a sua conta para logar em qualquer computador.

Da mesma forma, os aplicativos que você comprar e instalar ficarão disponíveis para serem instalados também em um computador diferente desde que você use a mesma conta da Microsoft para fazer o logon no Windows 8.

Não haverá necessidade de pagar pelo software novamente que estará disponível para ser baixado na seção "Seus aplicativos" dentro da loja .

A mudança da interface

A interface foi preparada para tornar o Windows 8 um sistema operacional mais padronizado em relação a dispositivos que possuem telas sensíveis ao toque como tablets.

Penso que desktops e dispositivos portáteis como tablets são feitos para serem usados em ambientes e situações diferentes e que por isso devem ter sistemas operacionais e programas apropriados para exercer funções adequadas a cada caso.

Quem quiser usar o novo sistema terá que aprender a fazer as mesmas coisas só que de forma muito diferente. Usuários de desktops estão acostumados a enxergar no topo das janelas alguns menus e pelo menos um botão para fechar o programa. Isso não existe na interface padrão do Windows 8. Para fechar uma aplicação ou janela você deve clicar na borda superior da tela e arrastar para baixo. O pior é que não há nenhuma indicação mostrando essas mudanças ao usuário.

A maioria das funções e configurações dos programas desenvolvidos para a interface Modern podem ser acessadas clicando com o botão direito do mouse.

Os menus para acessar algumas funções do sistema aparecem quando o cursor do mouse é posicionado em um dos cantos da tela.

A área de trabalho antiga também está presente, mas sem o menu iniciar.

A "Tela Iniciar" é o substituto do antigo menu "Iniciar". Nela é apresentado um mosaico que são na verdade atalhos para abrir programas ou executar funções.

Ao conectar com a conta, alguns "tiles" blocos da "Tela Iniciar" se atualizam automaticamente mostrando por exemplo mensagens em redes sociais ou e-mails recebidos.

A performance do Sistema

Houve grande ganho de performance com a mudança na forma como o sistema faz o gerenciamento dos programas. O Windows 8 exige menos memória e menos poder de processamento que o Windows 7.

Essa performance superior do Windows 8 é sentida pelo usuário em vários momentos, principalmente ao ligar. O tempo de carregamento do sistema diminuiu muito em comparação ao Windows 7. No entanto o Windows 7 é mais rápido na hora de desligar o computador.

O desempenho do sistema pode ser melhorado ainda mais se forem desativados os efeitos visuais.

A instalação de programas

A loja de aplicativos facilita os dois lados. O lado do desenvolvedor de software que agora tem uma plataforma oficial para divulgar o seu produto e o usuário que terá facilidade em buscar pela solução que precisa.

Ao instalar um programa pela Windows Store o usuário não precisa passar pelo conhecido assistente de instalação do programa, com suas janelas de configurações e botões "Next". O processo de instalação das aplicações desenvolvidas para a interface "Modern" é automático.

Os programas que foram feitos para outras versões do Windows ainda podem ser instalados pelo método tradicional e se preciso, usando o modo de compatibilidade.

Minha opinião

Não acho que mudar para o Windows 8 é a melhor opção para quem tem o Windows 7. A própria Microsoft já anunciou que o fim de todo o suporte ao sistema só se dará em 2020.

Se você tem o Windows XP ou Vista talvez a mudança seja justificável levando em conta uma melhor performance, segurança e recursos adicionais. No entanto tenha em mente que você precisará de um período de adaptação à nova interface, que por ter sido desenvolvida com ênfase em dispositivos com telas sensíveis ao toque, em certos momentos causará estranheza ao se utilizar teclado e mouse.

Se você decidir trocar pelo novo sistema da Microsoft, meu conselho é que você pesquise antes e verifique se existem drivers de dispositivos do seu computador que sejam compatíveis com o Windows 8.

Apesar de todas as vantagens eu não vou migrar para o Windows 8

Para pessoas como eu, que posicionam várias janelas abertas na mesma tela de modo que possa se ver os contatos do Skype, deixar um player executando um vídeo no canto do monitor, observar o título das notícias exibidas na barra de feeds enquanto lê uma página em uma janela do navegador e na outra pesquisa por algo, tudo ao mesmo tempo, não aconselho migrar para o Windows 8, pois certamente terá enorme dificuldade em se adaptar.

Isso porque aplicações desenvolvidas para a interface Modern não permitem isso. A menos que você fique alternando entre as janelas. Não é o meu caso, eu não alterno entre as janelas, elas já ficam todas abertas no meu monitor sendo vistas todas ao mesmo tempo.

Por enquanto, ficarei com o Windows 7 velho de guerra e Linux em dual boot. E se um dia a Microsoft só me oferecer como opção unicamente um sistema ao moldes do Windows 8, então nesse dia talvez eu migre definitivamente para o Linux. Afinal de contas, se eu tiver que usar um sistema novo porque não um que é gratuito?

Quanto a integração com a nuvem há várias alternativas para isso. O próprio Skydrive pode ser instalado no Windows 7 também.

Comprei um computador e veio com Windows 8

Se você comprou um computador que já veio com o Windows 8, vale a pena tentar aprender e se acostumar com ele antes de pensar em um downgrade. Afinal de contas o sistema também tem suas vantagens.

Há vantagens principalmente em portáteis como notebooks, que é refletida no aumento da duração da bateria devido a melhora do uso de memória e processador.

E agora? Você vai migrar para o Windows 8 ou ficar com o atual?

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.