Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Provedores punirão quem fizer download ilegal

Em breve empresas norte-americanas provedoras de internet como a AT&T (American Telephone and Telegraph), Cablevision, Comcast, Time Warner e Verizon começarão a notificar seus clientes quando estes baixarem de forma ilegal músicas, filmes e shows. Os donos dos direitos autorais poderão monitorar conexões de redes peer to peer como as que são usadas em softwares que permitem download de arquivos por torrents.

Windows 8 só pode ser instalado como upgrade

Se você está interessando em instalar o Windows 8 fique sabendo que a versão atualmente vendida pela Microsoft permite somente upgrade. Isso quer dizer que você precisa já ter instalado no computador uma versão prévia do Windows. E não é qualquer versão, só é possível atualizar o computador para o "Windows 8 Pro" se o sistema rodando na máquina for Windows XP SP3 ou superior. Aquela cópia alternativa do Windows também não conta. Essa medida foi adotada para vendas do Windows no Brasil.

Valve procura usuários de Linux para testar Steam

Não é de hoje que a Valve vem demonstrando interesse em levar o Steam para o Linux. Steam é um serviço de loja on-line que distribui jogos, gratuitos ou não, por meio de download. A boa notícia é que o projeto está quase finalizado e por isso está sendo pedida a ajuda de usuários para testarem a nova plataforma projetada para o sistema do pinguim. O anúncio do início dos testes do Steam para Linux aconteceu logo após o lançamento do Windows 8, alvo de críticas de Gabe Newell, co-fundador e diretor de projetos da empresa de desenvolvimento de jogos eletrônicos e distribuição digital Valve Corporation.

Botão e menu iniciar personalizados no Windows 8

Algo que pode vir a causar muita estranheza nos usuários mais tradicionais do Windows é a falta do botão e do menu iniciar na área de trabalho. A Microsoft realmente eliminou os dois mostrando que a intenção é forçar o uso da nova interface. Evidentemente só manteve o desktop antigo para que o inpacto da mundança não fosse forte demais. Se você sente falta desses recursos leia esse post e veja um programa gratuito que cria esses elementos permitindo até que você mude a aparência através do uso de skins. A versão do Windows 8 utilizada nesse tutorial é a Enterprise.

Site The New York Times em português e gratuito

The New York Times planeja disponibilizar uma versão digital do seu jornal em português do Brasil a partir de 2013. Serão publicados entre 30 e 40 reportagens diárias abordando assuntos relacionados a negócios e cultura do mundo. O Brasil é o segundo país onde o jornal deseja prestar seus serviços. Outra edição internacional está sendo planejada para atender ao público Chinês a partir de novembro ainda esse ano.

Windows 8 apresenta falhas em exibição ao vivo

A Microsoft sempre organiza grandes eventos em véspera de lançamentos para demonstrar as vantagens e recursos oferecidos pelo seu produto. A apresentação dessa vez fugiu um pouco do habitual deixando de lado os tradicionais discursos sisudos e usou uma abordagem mais descontraída, claramente visando alcançar o público jovem. Foi usando essa nova postura que executivos demonstraram grande "jogo de cintura" ao lidar com alguns erros ocorridos com o sistema durante o evento que estava sendo transmitido ao vivo.

Hackers conseguem rodar jogos pirateados na PSN

Hora ou outra vemos notícias de que hackers conseguiram burlar a segurança no Playstation 3 e logo em seguida a Sony corrige a falha com alguma atualização. Recentemente um grupo conhecido como "The Three Tuskateers" anunciou ter conseguido obter as mais altas chaves de decodificação do console. Essa chave é conhecida como LV0 e com ela é possível carregar jogos piratas no vídeo game. A falha só pode ser explorada em Playstations com firmware oficial inferior a versão 3.60.

Delta Six é brinquedo para divertir adultos

Já jogou Guitar Hero ou Rock Band usando aquele controle de guitarra? A experiência é bem diferente de controlar o mesmo game somente com um controle normal. Agora imagine um FPS qualquer da sua preferência e um joystick que imita um rifle. O Desigenr David Kotkin também imaginou e criou uma réplica em tamanho real que simula alguns tipos de armas. A intenção é dar ao jogador a sensação de estar inserido no mundo do game.

HD que armazena dados por milhares de anos

Um disco rígido desenvolvido por um grupo de designers, cientistas e pesquisadores franceses possui uma tecnologia que em teoria seria capaz de manter íntegros dados e informações pelo período médio de um milhão de anos. O objetivo principal da pesquisa é criar meios de armazenamento capazes de conservar registros importantes de interesses governamentais, como dados sobre a localização geográfica onde estariam enterrados resíduos tóxicos e nucleares.

Bing apresenta mais links infectados que o Google

Em uma análise feita pela Sophos, que é uma empresa voltada para o desenvolvimento de softwares e hardwares de segurança, que vão de anti-virus à controle de redes, foi verificado que é mais comum obter resultados que redirecionem para links infectados usando a ferramenta de busca Bing da Microsoft do que com o concorrente do ramo o buscador do Google.

Envie feeds de qualquer site para o seu e-mail

Um newsletter é um recurso que alguns sites oferecem para seus visitantes receberem em seus e-mail's atualizações e conteúdos logo após serem publicadas. Muitos usuários fazem uso desse tipo de serviço por ser muito prático. Geralmente ao olharem todos os e-mail's do dia, já ficam sabendo das novidades em seus sites favoritos. Alguns sites porém não oferecem essa opção aos seus visitantes. Para esses casos exitem algumas alternativas, desde que o site ofereça pelo menos algum tipo de feed.

Candidata é acusada de ser imatura por jogar WOW

Eu não sei se é simplesmente mais uma estratégia política baixa ou se é ignorância mesmo. Ao que parece pode ser os dois. Todo "gamer" algum dia já foi visto com maus olhos por alguém. Na maioria das vezes a pessoa que critica ainda deveria estar caçando sua própria comida com instrumentos de pedra lascada. Desde de a minha infância já ouvi os mais escabrosos absurdos sobre quem joga vídeo game. Já me disseram que quem joga vídeo game é vagabundo, desocupado, infantil e até mesmo um potencial psicopata. Em mais um exemplo claro de ignorância completa, a candidata ao senado de Maine pelo partido democrata nos Estados Unidos, está sendo acusada de vida dupla e imaturidade por jogar World of Warcraft.

Mega poderá ser o Megaupload com criptografia

Kim Dotcom fundador do "Megaupload", do qual todos já sabemos da história, vem falando sobre um novo serviço de compartilhamento de arquivos. Seria esse o novo "Megaupload"? Ele mesmo afirma que não. A idéia agora é usar criptografia nos arquivos enviados para os servidores. Assim somente quem fizesse o upload teria a chave de decodificação livrando os donos do serviço de armazenamento de qualquer responsabilidade sobre qualquer acusação de quebras de direitos autorais.

Bateria recarregável com qualquer bebida doce

Quem é que nunca passou pela situação de estar fora de casa em um local público e em dado momento precisou do celular só que ele estava descarregado, e pior, sem qualquer tomada por perto? Talvez isso não seja mais um problema em um futuro próximo. A pedido da Nokia uma designer chinesa desenvolveu uma maneira de alimentar - literalmente falando - um celular através de qualquer bebida açucarada.

Nerds love too - Site de encontro para trekkers

Ok, se você gosta bastante do seriado e mesmo assim não gosta de ser chamado de trekker ou  trekkie, não se ofenda com o título, afinal nerd também era considerado um termo pejorativo até bem pouco tempo atrás para a maioria das pessoas. A boa notícia é que agora os fãs de Star Trek (Jonarda nas estrelas) terão um lugar para procurar pela outra metade da sua laranja, pelo Montgomery Scott da sua Enterprise, pelo Spock do seu Kirk. É eu sei, fui infame agora, mas não pude evitar. Está on-line um site que tem por objetivo formar casais e aproximar pessoas com um foco bem claro, fãs da série.

Falha permitiu baixar de graça jogos pagos da EA

A Electronic Arts promoveu recentemente uma pesquisa entre os usuários da Origin, que é o serviço de distribuição digital de jogos da empresa. Como recompensa na participação da pesquisa, esses usuários recebiam  um código de cupom promocional no valor de 20 dólares. Até aí nada demais. O problema começou mesmo quando alguns desses usuários descobriram que ao alterar os cookies do navegador, poderiam reutilizar esse código para baixar outro jogo. Um cookie é um arquivo de texto com validade definida salvo no seu computador e que guarda algumas informações geralmente relativas as preferências do usuário, duração de uma seção de login de conta e muitas outras aplicações dependendo do site.

É possível identificar computadores pela GPU

Cada GPU (Graphics Processing Unit) possui diferenças físicas que as tornam únicas assim como impressões digitais. Pensando nisso, o projeto Puffin desenvolveu um software capaz de identificar e essas peculiaridades com o objetivo de criar mais uma barreira contra as ações de Hackers. A GPU  é o processador dedicado e responsável pelo vídeo no seu computador cuidando da renderização dos gráficos. Renderização é o processamento de imagem digital. Basicamente são cálculos que devem ser feitos para transformar dados em imagens. As GPU's também estão presentes nos console de video games.

Exiba uma barra de notícias no desktop do PC

Nem sempre temos tempo para ficar visitando nossos sites preferidos para ver se há alguma atualização no conteúdo. Para isso existem os feeds de notícias que trazem a informação quase que imediatamente. Irei apresentar nessa publicação um software gratuito para assinatura de feeds. Que apesar de apresentar alguns bugs, que podem ser contornados sem gerar irritação ou transtorno, é uma excelente opção se configurado corretamente como mostrado a seguir.  O ponto positivo forte é que ele apesenta a notícia em uma barra no desktop poupando o trabalho de abrir um programa de feeds sempre que quiser checar as novidades.

Falha do Face exibe dados privados de usuários

Uma falha do Facebook permite que algumas informações estejam disponíveis a outras pessoas mesmo que o dono da conta tenha definido para "Somente eu" nas cofigurações de exibição. Informações que muito provavelmente você não quer compartilhar com qualquer um, como endereço de e-mail ou até mesmo telefones, podem estar disponíveis para os mais de 1 bilhão de usuários do Facebook. A falha ocorre onde a configuração geral da conta sobrepõe as diretrizes das configurações de cada informação colocada no seu perfil.

Vírus usa (IM) - MSN, Skype, etc, para roubar dados

De acordo com o que dizem os analistas da Kaspersky Lab, o vírus que usa os serviços de mensagens instantâneas para se propagar é uma variação do Worm Dorkbot, que foi disseminado na Europa infectando vários computadores nos últimos dias. Segundo disse o diretor do grupo de pesquisa e análise, - Dmitry Bestuzhev - o malware está ativo desde sábado 06/10/2012 e já nas duas primeiras horas recebeu mais de 500 mil cliques dos usuários.

Outra vez PETA? Essa implicância com os games?

O PETA é uma organização com uma boa intenção, que objetiva proteger os animais de situações de maus-tratos. Ultimamente o PETA - (sigla que em tradução livre para o português significa "Pessoas pelo Tratamento Ético aos Animais") - decidiu expandir um pouco o campo de atuação. O mundo real já não é o bastante, porque também não proteger os animais em animes e jogos de vídeo games? Pois é, e não é a primeira vez. O jogo do Mario (que Mário?) já foi alvo de críticas dessa organização que acusava o encanador de passar uma idéia errada, que aquela roupa de guaxinim que dava ao personagem poderes para voar... - (desculpe, aqui tive que dar uma boa pausa até conseguir parar de rir).

Renomeando os MP3's restaurados com o Photorec

Esse é um complemento para a publicação passada "Recupere os arquivos que foram apagados do PC", por isso recomendo que você leia o post anterior primeiro, senão talvez esse aqui não faça nenhum sentido. Se você já leu, já sabe que depois de recuperar os arquivos com o Photorec acabamos por ficar com outro problema. Todos os arquivos de músicas recuperados não possuíam mais as informações de artista, álbum, nome da música, etc. Para piorar, ficaram todos renomeados de forma que fica impossível saber qual música é sem ouvir arquivo por arquivo. Isso é totalmente inviável, principalmente em casos iguais ao meu, onde foram recuperados centenas de músicas. Essa é a segunda e última parte dessa publicação.

Colete dá sensação de abraço para os Faces

Alguns zuretas pesquisadores do MIT criaram um colete que promete oferecer a sensação de abraço para usuários do Facebook que receberem curtidas em suas postagens. Se bem que, ao que parece, a idéia de abraço deles está mais para um medidor de pressão arterial gigante apertando o seu tronco. Ok, eu exagerei um pouco, mas é porque o troço colete se enche de ar para dar ao forever alone usuário o prazer de receber um abraço quando suas interações na rede do Zuckerberg forem bem recebidas com um curtir.

Crie lembretes com alarmes no seu Ubuntu 12.04

Com a correria do dia que nos envolve com trabalho, estudos e outros compromissos, fica muito difícil lembrar de tudo. Uma boa maneira de ajudar a memória é o programa que irei mostrar a seguir. É um software de código aberto, gratuito, desenvolvido para o Linux e que pode ser instalado direto da "Central de programas do Ubuntu". A um tempo atrás fiz uma publicação de softwares similares, mas enquanto alguns são para a plataforma Windows, outros rodam direto de páginas na internet. Alguns você pode configurar sem a necessidade da instalação de qualquer programa no computador. Esses são os que estão disponíveis por serviços através de sites o que os torna multiplataforma. Ou seja, não vai importar se você usa Windows, Linux ou Mac. Todos também gratuitos. Se for do seu interesse veja em 5 jeitos de usar o PC para lembrar dos compromissos.