Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Gosta de astronomia? Algumas opções para você

Para estudantes ou para simplesmente quem é curioso, serão mostradas aqui cinco opções gratuitas que ajudarão a aprender mais sobre astronomia. O post fala sobre um software gratuito já conhecido de muitos, mas que talvez nem todos saibam da função que será mencionada aqui. Fala também sobre uma aplicação que executa via navegador através de HTML 5, um serviço de alerta online prestado pela própria NASA, um site para pesquisadores amadores apoiados por uma universidade e um Blog totalmente escrito na língua portuguesa atualizado por uma equipe de especialistas atuantes na área.

Chamadas consecutivas serão consideradas uma só

Uma alteração no regulamento aprovada pelo conselho diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), proíbe as operadoras de telefonia móvel cobrarem por chamadas consecutivas para o mesmo número. Essas chamadas deverão ser consideradas uma só. A medida afeta ligações feitas de celular para outro celular ou fixo. O objetivo é evitar que as operadoras encerrem ligações propositadamente fazendo com que o cliente precise efetuar uma nova chamada e consequentemente seja tarifado novamente.

Japão, perversão, touchscreen, PS Vita - Tudo junto

O que esperar mais desses japoneses? A Compile Heart, uma produtora japonesa de jogos, apresentou um vídeo do seu novo card game para Playstation Vita. São muitas cartas representando monstros de várias mitologias como Shinigamis, Doppelgangers, Minotauros, Unicórnios entre outros. Todos com visual muito diferente do que estão acostumados quem conhece esses seres imaginários. Com certeza não é um jogo para você comprar para o seu filho.

Crackers tornam full Apps trial da Windows Store

Já haviam conseguido burlar o sistema de ativação de chave do Windows por causa de uma promoção da própria Microsoft que não deu muito certo. Agora os crackers foram um pouco mais além e conseguiram descobrir também um método que permite transformar qualquer aplicativo disponível em modo "trial" na Windows Store em versão "full", sem limitações, propagandas ou período limite para testes.

Veja o que tempo livre e 100 mods fazem ao Skyrim

The Elder Scrolls V: Skyrim é um jogo de RPG da Bethesda muito conhecido. Possui arte e cenários muito bem trabalhados e que chamam a atenção pela beleza. Apesar disso, um gamer conhecido apenas por "Unreal" e certamente com bastante tempo livre, decidiu melhorar ainda mais graficamente o game. Ele alega ter testado nada menos que 300 mods. Mods são pacotes que como o próprio nome sugere, modificam o jogo dando a ele as vezes um aspecto totalmente diferente do original. Destes 300 testados ele aplicou 100 que criaram um resultado surpreendente.

Leitor de tela gratuito melhor que o Narrator

O NonVisual Desktop Access (NVDA) é um software desenvolvido em código aberto pela NV Access em conjunto com a comunidade para permitir que pessoas cegas ou com deficiência visual utilizem um computador que esteja executando o Microsoft Windows. O programa narra com o uso de voz sintética, elementos na tela do computador e é desenvolvido para funcionar também em dispositivos de telas sensíveis ao toque e linhas braile. É compatível com versões de 32 e 64 bits do sistema e suporta o desde o Windows XP até o Windows 8.

O iMac génerico que eu gostaria de ter, só que não

Os produtos da Apple são muito atraentes, bonitos e definitivamente não são para o meu bolso. Assim também é com muita gente. Para atender esse mercado de consumidores com gostos que não condizem com seus orçamentos, uma empresa chinesa (Oh! Que surpresa!) está oferecendo um produto que imita o novo iMac em quase tudo, menos no preço e em alguns detalhes ignoráveis.

Fechada mais uma fábrica de máquinas de escrever

Muitos jovens nunca viram uma de perto e alguns só conhecem por que jogaram as primeiras versões de Resident Evil. Em um mundo de informação rápida, chips e conexões não há muito espaço para tecnologias obsoletas. Estas passam então a ser apenas peças em mostruário de museus usadas para o relato das invenções humanas na história. Apesar de ainda poderem ser encontradas em pleno uso em algumas empresas e indispensáveis para alguns saudosistas o futuro dessas relíquias fica evidente quando uma das últimas fábricas de máquinas de escrever do mundo decide encerrar sua produção.

Cidade Inteligente é pioneira na América Latina

Um projeto que contou com a participação de uma companhia elétrica espanhola, tornou possível a primeira "cidade inteligente" no país no âmbito da gestão energética. Segundo declarações de Borja Prado, presidente da Endesa, Búzios no Estado do Rio de Janeiro possui um sistema de iluminação e edifícios mais eficientes e sustentáveis. A iniciativa contou com o investimento aproximado de 40 milhões de reais e levou 3 anos para ser concretizada.

Promoção Fail da MS permite ativação do windows 8

Por um descuido da Microsoft os crackers conseguiram um meio de ativar uma cópia pirata do Windows 8. Sempre que a Microsoft lança um sistema começa uma briga de "gato e rato". Desde agosto, quando a cópia da versão final do Windows 8 vazou na internet, os crakers vem tentando desenvolver um método para burlar a tecnologia de ativação do sistema. No entanto, uma promoção permitiu o surgimento de uma brecha. A Microsoft aparentemente não corrigiu a falha e nem se pronunciou a respeito até o momento.

1ª lei não interessa a robôs com aplicação militar

Um grupo representante dos direitos humanos na escola de Direito de Harvard está preocupado com o desenvolvimento de máquinas autônomas capazes de decisões próprias e o propósito da criação delas. Conhecendo bem a maneira como a humanidade evolui e usa a tecnologia das formas mais cruéis é totalmente compreensível. É observando as pesquisas militares nesse campo que eles estão conjecturando sobre um futuro ao estilo "Terminator", onde máquinas decidem sobre a vida humana.

Vírus chantageia e cobra para liberar computador

Forever alones bronheiros de plantão devem tomar cuidado ao acessarem sites ponográficos. Sempre se soube que fazer isso implica em grande risco de infectar o computador com algum malware. Mesmo assim isso nunca foi impedimento para ninguém com hormônios plenamente ativos. Como a tendência da maioria das coisas é evoluir, com os golpes pela internet não poderia ser diferente. A nova modalidade de infecção que ataca computadores de quem acessa esse tipo de conteúdo é uma categoria de vírus conhecido como ransomware.

Vídeo aulas para iniciantes em Microsoft Word

Para aqueles que ainda não sabem o básico da utilização do Microsoft Word, a Editora Europa disponibiliza gratuitamente para usuários do Windows 8 um mini curso dividido em 4 módulos que explica elementos da interface do editor de textos, formatação, utilização de estilos e modelos, ferramentas de desenho e outras funções. O curso é composto por vídeo aulas, que apesar de curta duração, são bem detalhadas, de boa qualidade e de fácil entendimento.

Jogo do Chaves para o Wii em Português do Brasil

A turma do Chaves chega ao Brasil em um jogo exclusivo para o vídeo game Wii. Nele você e até três amigos podem controlar personagens como Nhonho, Pópis, Quico e é claro o próprio menino Chaves. São 30 mini games ao estilo jogo de tabuleiro, mas infelizmente alguns são bem repetitivos. Tem também aqueles baseados em brincadeiras bem conhecidas do pessoal mais velho em uma época que criança brincava na rua, ralava os joelhos e mertiolate ardia como o próprio inferno.

Baixe e teste o Office 2013 por 60 dias gratuitamente

Quem quiser pode baixar e testar gratuitamente por um período de 60 dias a versão mais recente da suite de escritório da Microsoft. O office 2013 traz novidades na interface preparada para trabalhar em telas sensíveis ao toque acompanhando as mudanças empregadas no Windows 8, mas sem causar estranheza em quem está acostumado a usar outras versões dos aplicativos. Para instalar você precisa ter no mínimo o Windows 7 e há tanto versões de 32 como de 64 bits em português do Brasil.

Neo Geo X - portátil que traz clássicos nostálgicos

Em 1990 era lançado no Japão pela SNK o NeoGeo, um vídeo game que trazia para dentro de casa os jogos dos arcades. O grande diferencial era o hardware superior que suportava jogos idênticos ao dos fliperamas, mas infelizmente isso o tornava muito caro. Na época o preço do console não era para o bolso de qualquer um e por isso ele não conseguiu se popularizar. Em dezembro de 2012 ele será relançado, dessa vez em versão portátil.

Sony e LG lançam TV's Ultra HD com 84 polegadas

As duas empresas anunciaram ontem, dia 13/11/2012, aparelhos de TVs com altíssimas resoluções e capazes de exibir imagens em 3D. Ambas de 84 polegadas possuem tecnologia Ultra HD conhecida também como televisores com resolução 4K e serão as primeiras do tipo a serem vendidas no Brasil. É uma disputa em nível asiático com muita tecnologia envolvida, mas custando valores que não é para o bolso de qualquer um.

Download do Internet Explorer 10 para Windows 7

Está sendo disponibilizando para download o Internet Explorer 10 para ser instalado no Windows 7. O IE 10 já vem incorporado ao Windows 8 como padrão. Por ser uma versão de testes é recomendada para desenvolvedores que desejam criar aplicações e profissionais da web que irão desenvolver páginas analisando a forma como elas são tratadas pelo novo navegador da Microsoft, mas se você for um curioso e quiser instalar saiba que ela pode conter falhas, inclusive de segurança já que não se trata de um produto final.

Empresa instala tablet no painel de automóveis

A Soundwaves, empresa de uma cidade na Flórida nos Estados Unidos é especializada na de instalação de som automotivo. Pelo valor aproximado de 800 dólares ela integra, a pedido de seus clientes, um tablet ao painel do veículo. O preço cobrado é pelo trabalho da instalação e não envolve o valor do tablet. A alteração pode ser realizada em vários tipos e modelos de carros.

Pesquisa Google em PT-BR no IE 10 do Windows 8

Não sei por qual motivo a Microsoft ou o próprio Google, também não sei quem é responsável nesse caso, não disponibiliza para os usuários de versões mais atuais do Internet Explorer uma opção de pesquisa em português direto no navegador. Para aqueles que instalam o mecanismo de pesquisa do Google no Internet Explorer 10, tem que se contentar com resultados das pesquisas em inglês. Há uma maneira para contornar isso e parte da explicação darei nesse post. Não que seja complicado demais que exija uma grande explicação, mas é que o procedimento é o mesmo para quem usa o Internet Explorer 9 e já fiz um post sobre isso. Na verdade, essa publicação tem como objetivo orientar melhor usuários que ainda não se adaptaram muito bem a nova interface apresentada no Windows 8.

Walmart demite funcionários após vídeo no Youtube

Funcionários do turno da noite no Walmart de Pikeville, uma pequena cidade do estado de Kentucky nos Estados unidos, resolveram gravar um vídeo durante o trabalho na área de estoque da loja. No filme de 48 segundos eles aparecem arremessando caixas uns para os outros e durante a "brincadeira" algumas acabam caindo. Um dos envolvidos atira deliberadamente uma das caixas no chão. No início da filmagem um funcionário avisa que "esse é o motivo pelo qual você não deve comprar um iPad no Walmart".

Cartões de créditos terão tela de LCD e Touch

A Mastercard apresentou nessa semana em Cingapura o que virá a ser a próxima geração de cartões de créditos. Foram aplicados recursos de segurança adicionais além de uma tela LCD e mini teclado sensível ao toque. O projeto contou com a parceria do Standard Chartered Bank e da NagraID Securities e tem como previsão chegar ao alcance dos consumidores do mundo todo em 2013.

Estão disponíveis 26 jogos no Steam beta para Linux

Desde o dia 6/11/2012 a Valve vem realizando testes do Steam na plataforma Linux. Nem todos os sistemas Linux são suportados. Por enquanto somente versões do Ubuntu 12.04 ou superiores são compatíveis, mas em breve isso deve mudar para abranger o restante dos usuários do pinguim. Algumas pessoas que foram selecionadas entre as 1000 vagas oferecidas para serem os primeiros a testarem o Steam tem a sua escolha 26 jogos, a maioria deles são índies.

Mal estreou e domínio do site Mega já foi suspenso

Blaise Louembe, ministro das comunicações do Gabão, país do continente Africano onde são registrados os domínios ".ga", anunciou que o endereço "http://me.ga" não poderá mais ser usado e que a medida foi tomada para proteger os direitos de propriedade intelectual. A ação veio uma semana após o início da divulgação do que poderia vir a ser o substituto do MegaUpload.

Windows Live Messenger deve ceder lugar ao Skype


Parece que a Microsoft tem planos maiores para o Skype, serviço de mensagens instantâneas adquirido em 2011. A partir da versão 6 do programa é possível fazer a integração de várias contas e importar contatos do Windows Live Messenger e Facebook. Em vista disso há rumores de que o Windows Live Messenger, que na era do Windows XP era conhecido como MSN Messenger, será descontinuado para dar lugar ao Skype como o novo mensageiro oficial do Windows.

Jogos da Steam terão preços em reais no Brasil

A Valve que administra o Steam, loja que disponibiliza jogos comerciais e gratuitos via download, começou a divulgar aos inscritos na plataforma que começará a cobrar em moeda local para os usuários do Brasil. O comunicado oficial está sendo feito por e-mail desde de domingo dia 04 de novembro e abrange tantos os gamers do serviço em inglês como em português. Os valores depositados na carteira de créditos da plataforma serão então convertidos em reais.

Manual básico do windows 8 no PC - Tela Iniciar

Essa publicação servirá para ajudar os usuários do novo sistema da Microsoft a ter um entendimento melhor dos ajustes, configurações e personalizações possíveis na tela inicial da interface Modern do Windows 8. Serão mostradas como executar ações básicas de personalização e configuração dos blocos e widgets, criação de grupos de blocos, pesquisa por aplicativos e alteração da imagem de fundo na tela do mosaico.

Tutorial

Ao entrar no Windows 8 você se depara com uma tela totalmente diferente de qualquer outro sistema operacional para desktops.

A tela inicial da interface Modern

Ao invés dos ícones, barras e menus tradicionais, o que aparece é um mosaico colorido da nova interface chamada de "Modern".


Cada bloco que constitui esse mosaico executa uma tarefa. Alguns abrem programas e outros são atalhos para pastas ou links.

Para ter uma visão mais abrangente dos blocos da tela inicial, posicione a seta do mouse no canto inferior direito da tela e clique sobre o que parece ser um quadrado com um sinal de subtração dentro.


O Windows mostrará todos os blocos do mosaico de uma vez.


É possível personalizar a interface Modern de várias maneiras, retirando, colocando ou reposicionando os blocos.

Você também pode configurar a aparência e o comportamento desses blocos.

Configurando os blocos

Existem algumas funções que são exibidas quando você clica com o botão direito do mouse sobre um bloco do mosaico. Essas funções variam dependendo da aplicação a qual aquele bloco se destina.

Quando você clica sobre um bloco que abre um programa, geralmente aparecem opções para desafixar aquele bloco da tela, desinstalar o programa a ele vinculado, tornar a exibição do bloco menor ou maior.


Outros são chamados de blocos dinâmicos. Blocos dinâmicos mostram informações atualizadas como e-mails recebidos ou interações em redes sociais.

Tornar blocos dinâmicos em blocos estáticos

Há a opção de tornar o bloco dinâmico em bloco estático se você não quiser que essas informações apareçam na tela.

Para tornar um bloco dinâmico em estático clique com o botão direito do mouse sobre o bloco e escolha a opção "Desligar bloco dinâmico".


Se um programa for desafixado da tela inicial ele poderá ser recolocado lá. Para recolocá-lo é preciso procurá-lo entre todos os aplicativos instalados.

Localizando aplicativos, colocando ou recolocando blocos na tela inicial

Ao clicar com o botão direito do mouse sobre qualquer área vazia na tela inicial, surge no canto direito do rodapé o botão "Todos os aplicativos".


Ao clicar nele você verá os aplicativos instalados no Windows.


Se mesmo assim ficar difícil achar, repouse a seta do mouse no canto inferior direito da tela - não clique - onde parece ser um sinal de subtração. Isso fará surgir um menu no lado direito da tela.


Esse menu recebeu o nome de "Charm" em pode ser acessado também através da combinação de teclas "Windows+C". Clique em pesquisar e digite o nome do programa que você quer achar.


Clique com o botão direito do mouse sobre o resultado e aparecerá no rodapé da tela a opção para fixá-lo na tela inicial.


Para retornar novamente a tela inicial do sistema clique com o botão direito do mouse sobre uma área vazia qualquer e depois clique em "Todos os programas" no canto inferior direito.

OBS: Se você estiver na tela "Iniciar" e começar a digitar uma palavra o Windows abre a caixa de pesquisa.

Organizando os grupos de blocos nos mosaicos

Você pode além de organizar blocos individuais, criar e organizar grupos de blocos no mosaico.

Clique sobre um bloco e arraste para uma posição de modo que ele fique entre outros dois grupos de blocos. Quando você perceber que foi criada uma demarcação retangular mais clara na tela solte o clique do mouse e será criada uma área para um novo grupo de blocos no mosaico.


É possível também dar nome aos grupos no mosaico.

Renomeando grupos de blocos.

Na tela "Iniciar" do Windows clique sobre o quadradinho no canto inferior direito assim como foi mostrado na segunda e terceira imagem dessa publicação.

Depois clique com o botão direito do mouse sobre um grupo de blocos e surgirá no rodapé da tela a opção para dar nome a aquele grupo.


Nessa tela você também pode reposicionar os grupos de blocos arrastando eles.


Há ainda uma última personalização que pode ser feita na tela "Iniciar" do Windows 8.

Alterando a imagem de fundo na tela "Iniciar" do Windows 8.

Clique sobre a foto do usuário na tela inicial e escolha a opção "Mudar imagem da conta".


A seguir clique em "Tela Inicial".


Agora é só escolher uma imagem de fundo e/ou alterar a cor do tema.


Infelizmente são poucas opções e a maioria não me agradou.

Antes de finalizar postagem vou mostrar mais duas dicas.

Para acessar rapidamente a área de trabalho antiga com aparência de Windows 7, deixe o bloco da "Área de Trabalho" na primeira posição do mosaico e daí basta pressionar a tecla "Enter" na tela "Iniciar". (Dica do meu parceiro Ivanilson do Blog Acesso Dedicado). E para retornar a tela "Iniciar" rapidamente basta pressionar a tecla "Windows".

É isso aí e até a próxima. ;-)

Episódios de animes via streaming e legendados

Uma boa notícia para quem curte ficar por dentro dos animes que estão sendo exibidos pelas bandas do Japão é o início das atividades de um site que oferecerá ao internauta brasileiro transmissão de episódios via streaming. Muitos estão disponíveis gratuitamente e lá você encontra vídeos inteiros de Naruto Shippuuden, Bleach, Gintama, Fairy Tail e outros. Todas as transmissões são licenciadas e possuem legendas em português do Brasil.

Mega já tem endereço próprio e data de lançamento

Através do Twitter Kim Dotcom (Fundador do MegaUpload) anunciou a data para o início das atividades do seu novo serviço de compartilhamento de arquivos ao qual deu o nome de Mega. Ainda não foram revelados muitos detalhes, mas algumas informações já podem ser obtidas ao tentar acessar o endereço do site, que embora ainda não esteja em funcionamento já teve seu domínio registrado. Há um campo disponível onde o visitante pode cadastrar o seu endereço de e-mail para receber todas as novidades e alguns links informativos.

Nada de 10% o mínimo agora é 60% da velocidade

Já estão valendo as regras divulgadas no "Diário Oficial" em outubro do ano passado estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a ser aplicada as empresas que prestam serviços de banda larga fixa e móvel e que possuem mais de 50 mil usuários. De agora em diante o cliente que não estiver sendo atendido com pelo menos 20% da velocidade instantânea ou 60% da média mensal da velocidade estipulada no contrato, poderá reclamar à própria Anatel ou outro órgão de proteção ao consumidor.