Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Converta online arquivos de vídeo, imagem, texto, etc

Veja nessa publicação uma forma gratuita e online de converter vários formatos de arquivos. É possível converter arquivos comprimidos, arquivos de vídeo, documentos, áudio, arquivos de texto, imagens e ebooks. Ao final do processo o arquivo será baixado para o seu computador e você ainda receberá um link que ficará disponível online por um tempo caso queira compartilhar o seu trabalho com alguém. Além disso, você pode fazer ajustes na conversão, como por exemplo mudar a taxa de bitrate de uma música. A vantagem é que tudo é feito sem ter que instalar nada no seu computador.

Vale a pena trocar meu sistema atual pelo Win 8?

Nessa publicação serão mostrados alguns elementos e você decidirá se são pontos positivos ou negativos. Não há aqui qualquer intenção em convencê-lo a comprar ou não comprar o novo sistema da Microsoft. É um texto feito pensando nos indecisos que não sabem se essa é mesmo a melhor opção no momento ou se vale a pena manter o sistema atual e economizar para o lanche do final de semana. Em alguns momentos darei a minha opinião e no final falarei sobre a decisão que tomei sem tentar causar qualquer influência.

Maquiagem do Coringa usando o Photoshop - #2

Essa é a continuação da publicação "Maquiagem do Coringa usando o Photoshop". Se você não viu a primeira parte clique aí no link e dê uma lida nela primeiro. É altamente recomendado que você faça isso senão o que você ler aqui não fará nenhum sentido. Nesse post será visto como recortar e colorir o cabelo. Essa será a última publicação sobre esse tema. Esse procedimento vai exigir um pouco do seu tempo. Existem várias maneiras de se colorir o cabelo usando o Photoshop. A maioria das pessoas usam a ferramenta laço para contornar o cabelo e depois aplicar a mudança de matiz. Não é o jeito que eu vou mostrar aqui.

Maquiagem do Coringa usando o Photoshop - #1

Nessa publicação será mostrado passo a passo de maneira que mesmo quem não sabe nada de Photoshop possa conseguir fazer com que seja aplicado na foto do seu próprio rosto ou de quem quer que seja a maquiagem do Coringa. Haverá a demonstração da aplicação de diversas ferramentas e serão dadas sugestões de manuseio para cada uma delas de forma que você seja capaz de adaptar seu uso para a sua própria situação. O Photoshop que será usado é o CS4, mas não se preocupe se sua versão é diferente. Todos os recursos usados estão em outras versões do Photoshop também. Por ser uma publicação muito grande, terei que dividí-las em dois posts. Esse é o primeiro. Será mostrado o básico e não aplicarei os efeitos das cicatrizes. Ficará algo mais como se fosse uma maquiagem simples do Coringa aplicada no rosto de qualquer pessoa.

Plugin para salvar em formato .ico no Photoshop CS6

Essa é uma publicação curta que servirá para ajudar quem tem o Photoshop CS6 e precisa transformar ou criar imagens em formato de ícone. Originalmente o programa da Adobe não oferece essa opção, mas podemos adicioná-la fazendo o download de um pequeno plugin. Além de disponibilizar no post o link para baixar o plugin para sistemas de 32 e 64 bits, mostrarei também aplicá-lo.

É fácil piratear jogos disponíveis na Windows Store

Desenvolvedores podem perder dinheiro ao criarem jogos para o Windows 8. Isso é o que declarou Justin Angel em seu blog pessoal. O engenheiro, que trabalha na Nokia, disse que é muito fácil piratear jogos distribuídos pela Windows Store e ainda dá vários exemplos de como fazer. Ele também afirmou não querer incentivar a prática e sim alertar sobre as falhas além de recomendar que a Microsoft publique correções o quanto antes.

Pesquise no Google como se estivesse nos anos 60

Acredito que ninguém que visite este blog conheça algo assim tão antigo. Eu mesmo não vivi essa época, mas se você operou um mainframe nos anos 60 poderá relembrar um pouco de como era trabalhar com esses computadores gigantescos e programar em cartões perfurados. Serve também como curiosidade para quem nunca viu um mostro desses. Um site recria uma interface virtual baseada no IBM System 360 e reproduz sons que imitam os dispositivos reais. A brincadeira mostra como seria pesquisar no Google, se houvesse Google naquele tempo.

Youtube Movies é uma opção para alugar filmes online

Agora além do Google Play o Youtube também disponibiliza aluguéis e compra de filmes e documentários. O Youtube Movies oferece aos usuários brasileiros filmes em alta definição, com áudio original, legendados ou dublados. O serviço permite que você veja filmes em computadores, smartphones, tablets ou Smart TVs, no entanto é necessário uma conta Google e principalmente uma boa conexão com a internet.

Livrarias temem competição com lojas de ebooks

Deixarei aqui nessa publicação a minha opinião sobre a carta aberta da Associação Nacional de Livrarias pedindo a criação de regras para a venda de ebooks no Brasil. Acredito que o propósito da evolução tecnológica não seja somente criar novos dispositivos para resolver, ou em alguns casos criar necessidades. Já dizia um professor meu do curso de informática, "O computador foi criado para resolver problemas que a gente não sabia que tinha". Muito mais que apenas soluções e facilidades, as tecnologias devem ser usadas para criar ferramentas, novas oportunidades e principalmente serem acessíveis a todos. Por isso tudo que advém como resultado dessa evolução deve ter um custo baixo. Senão, ao meu ver, ela perde o sentido de existir. Por que criar algo para alguns poucos abastados?

Crie o seu calendário de 2013 com feriados nacionais

Se os Maias estiverem errados começaremos mais um ano. Algo já bem antigo, mas que ainda tem muita utilidade são os calendários de parede. A gente sempre usa para ver em qual dia da semana vai cair aquele feriado ou para fazer uma anotação rápida de algum lembrete. Vou mostrar nessa publicação um programa gratuito para ajudar a você a criar seus próprios calendários personalizados. É possível escolher entre temas pré-definidos ou até adicionar uma foto ou imagem que está no seu computador.

UltraStar é um mix de jogo e karaoke melhorado

Recentemente a Sony liberou o download gratuito do SingStar na PSN brasileira. Mas quem não tem o Playstation 3 conta com um programa também gratuito que é praticamente um clone dele. Para alguns, dizer que o UltraStar é um jogo é praticamente uma ofensa. Eles preferem dizer que ele é na verdade uma plataforma de karaoke sofisticada. O importante é que ele pode proporcionar várias horas de diversão para qualquer idade. O UltraStar está disponível para PC e em breve também para sistemas Android.

Envio de mensagens a cobrar entre operadoras

Os usuários da operadora de telefonia Oi já podem contar a algum tempo com o envio de mensagens a cobrar. O serviço funciona tanto no envio de mensagens entre celulares da operadora Oi, quanto no envio de Oi para celular TIM ou CTBC e vice versa. Como em uma ligação a cobrar, a pessoa que recebe decide se aceita ou não e ao aceitar assume o custo do envio. Agora usuários da Vivo, além de poderem enviar e receber mensagens a cobrar para outros clientes da mesma operadora, poderão enviar e receber mensagens também para quem tem um celular da Oi.

Diferenças entre as lojas virtuais Google e Amazon

A Amazon, uma empresa de comércio eletrônico fundada nos Estados Unidos, começou oficialmente as suas atividades no Brasil. A página com domínio ".br" está on-line desde de a zero hora de quinta-feira (06/12/2012). Não ficando para trás, o Google também lançou a sua loja pela internet nesta mesma noite direcionada para o consumidor brasileiro. O Google Play é uma loja eletrônica que vende aplicativos, livros, jogos filmes e em breve músicas.

Spaun simula o básico de um cérebro humano

Pesquisas realizadas por um grupo de neurocientistas e engenheiros de softwares na universidade de Waterloo no Canadá, parece aproximar a nossa realidade de algo já imaginado por alguns roteiristas de filmes Sci-Fi. Eles conseguiram criar um cérebro artificial, o mais complexo até o momento. Embora ainda só seja capaz de realizar testes básicos de QI, mostra qual será o próximo passo para a evolução da inteligência artificial.

Jogo Portal feito para rodar em calculadoras

Portal é um jogo com foco em Puzzles bastante conhecido. Nele você deve ultrapassar os obstáculos das fases criando portais de entrada e saída para assim chegar ao próximo nível. Um participante do fórum Reddit conhecido por "Builderboy2005" criou uma adaptação desse game que pode ser jogado em calculadoras científicas dos modelos TI-83 Plus e TI-84 Plus. Desde o dia 1º de dezembro está disponível gratuitamente para download.São mais de 38 Puzzles diferentes para resolver e matar o tempo. Veja o vídeo dessa e de outras adaptações.

Alternativa para falta do menu iniciar no Windows 8

Esse tutorial vai mostrar uma alternativa para a falta do botão e do menu "Iniciar" no Windows 8. Não é o que estamos acostumados, mas servirá para minimizar a estranheza que faz a falta deles causa. Esse é um procedimento de criação de atalho que dispensa a instalação de qualquer software. Através dele será possível acessar qualquer programa que esteja instalado no seu Windows 8. Você só irá precisar baixar o ícone do botão e seguir as orientações a seguir.

Mude a imagem de fundo na tela iniciar do Windows 8

Os usuários adoram dar seu toque pessoal ao sistema operacional que usam. A personalização muitas vezes não é só uma maneira de expressar a personalidade e os próprios gostos, mas também um jeito de tornar menos cansativo olhar para aquela tela. Principalmente para quem trabalha o dia inteiro na frente de um computador. O novo sistema da Microsoft não tem uma opção nativa para alterar o fundo da "Tela Iniciar" onde fica o mosaico de aplicativos, mas mesmo assim é possível fazer essa modificação através do uso de um pequeno programa gratuito.

Ouya será um video game barato e de código aberto

Nascido como resultado do trabalho de um grupo independente e possível com a arrecadação de doações através do site Kickstarte, o Ouya será um vídeo game barato que deverá custar em média 99 dólares. Por ser um console baseado na ideologia open source, qualquer um terá a liberdade de modificar tanto o software quanto o hardware do equipamento para torná-lo cada vez melhor. Será através de uma rede própria do console que pessoas ou produtoras independentes poderão compartilhar seus projetos gratuitamente ou por um preço bem reduzido.