Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Empresa quer trocar carregadores por cabos USB

Dizendo querer promover uma padronização em prol da preservação ambiental e diminuição da geração de lixo eletrônico, uma empresa de telefonia móvel decidiu que não irá mais vender seus telefones celulares com carregadores a partir de 2015. Ao invés deles, irá junto na caixa do produto um cabo USB. Esse cabo deveria ser ligado a um carregador comprado separadamente e seria padronizado para todos os modelos de celulares. Dessa forma, ao comprar um telefone novo você poderia utilizar o carregador antigo.

A empresa O2 de telefonia móvel usa como argumento a preservação ambiental para vender aparelhos sem carregadores. Ao invés de carregadores os aparelhos virão com um cabo USB.

O motivo foi justificado dizendo que após uma pesquisa foi constatado que existem mais de 100 milhões de carregadores sem utilização no Reino Unido e que esse número aumenta a cada ano devido a venda de aparelhos novos.

É claro que o objetivo é a preservação ambiental e nada tem haver com aumento dos lucros e diminuição de custos na produção mesmo sabendo que cabos USB são muito mais baratos que carregadores convencionais e que eles continuarão vendendo carregadores separadamente.

Penso que a padronização teria que ir além dos carregadores e alcançar baterias e aparelhos de todas as marcas e modelos.

Apesar de não entender muito bem de eletrônica para não dizer quase nada, imagino que a coisa não seja tão simples quanto a Britânica O2 quer fazer parecer. Cada aparelho de celular tem seu próprio carregador não é por uma questão de egoísmo das empresas atuais. Acontece que a fonte que alimenta um Nokia qualquer mais baratinho, não passa para a bateria do aparelho a mesma "amperagem" que um Smartphone precisaria para carregar a sua.

OBS: Amperagem é uma palavra utilizada coloquialmente para designar a intensidade da corrente elétrica cuja unidade de medida é o Amper.

Será que as empresas vão querer mesmo preservar o meio ambiente quando tiverem que investir dinheiro pesquisando uma maneira de padronizarem seus aparelhos com a concorrência?

Além do mais, quando foi a última vez que você jogou um carregador no lixo?

wired.co.uk