Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Manual básico do Windows 8 no PC - Windows Store

Como o Windows 8 é um sistema muito novo e com uma interface da qual não estamos acostumados, uma coisa que era para ser simples a primeira vista não é. Instalar um aplicativo disponível na Windows Store é um bom exemplo. Para mostrar a você como achar o aplicativo que você quer, usarei como explicação um que provavelmente a maioria das pessoas irão querer instalar. Trata-se do aplicativo de pesquisa do Google.

Tutorial

Aplicativos gratuitos

Assim que você loga no sistema o que você vê são atalhos de aplicativos já instalados. Um deles é o que leva até a Windows Store.


Se você não estiver vendo ele, ainda existem pelo menos mais duas maneiras de achá-lo.

A primeira é clicando com o botão direito do mouse sobre qualquer lugar da interface. Ao fazer isso irá surgir um botão no canto inferior direito na tela.


Depois de clicar nesse botão o sistema irá mostrar uma tela com todos os aplicativos instalados e ele estará lá.

A outra maneira de achá-lo é repousar o cursor do mouse no canto inferior direito da tela em um lugar com um quadradinho que parece ter um sinal de subtração dentro. Sem clicar em nada. Isso fará surgir um menu no canto direito da tela.


Clique em pesquisar. Dessa forma você poderá digitar "Loja" na pesquisa para encontrá-la, mas provavelmente ela já aparecerá na sua tela junto a outros aplicativos.

Agora que você já sabe três maneiras diferentes de acessar a Windows Store, clique nela que a seguir você verá como encontrar o aplicativo do seu interesse.

Ao acessar a loja você notará que os aplicativos estão organizados em categorias, mas você não precisa olhar cada uma se você já sabe o que está procurando.

Repouse o cursor do mouse no canto inferior direito da tela para fazer surgir o menu.


Clique no ícone de "Pesquisar" e digite o nome do aplicativo. No caso desse exemplo, o interesse é o aplicativo de busca do Google. Sendo assim digita-se na pesquisa o termo "Google Search".


Voilá! Isso basta. Agora que você achou o que queria é só clicar em instalar.


Aplicativos pagos (Resumo)

Instalar um aplicativo pago é igual a instalar um aplicativo gratuito. Alguns deixam que você os teste por um tempo sem qualquer custo. Esse tempo de teste pode variar de 7 a até 30 dias dependendo do desenvolvedor.

Alguns aplicativos são pagos, mas mesmo assim seu tempo de teste nunca expira. Nesse caso ou as funções são limitadas em relação a versão paga ou exibem anúncios de patrocinadores.

Existem também aqueles que são oferecidos gratuitamente, mas com funções adicionais cobradas. Geralmente isso acontece com alguns jogos.

Para aqueles que tem um período de teste, após expirarem não será mais possível utilizá-los. Se você tentar abrí-lo ele oferecerá um link que irá direcionar para a loja onde só estará ativa a opção para comprar o aplicativo.

Os aplicativos comprados ficam associados a conta do usuário na Microsoft. Dessa forma você pode reinstalar sempre que for necessário sem necessidade de pagar novamente pelo programa. Esse sistema segue o mesmo modelo adotado por lojas que vendem jogos digitalmente como a Steam.

Para fazer a compra de um aplicativo na Windows Store você irá precisar de um cartão de créditos internacional e fornecer alguns dados pessoais.

Se você estava usando um computador com Windows 8 e comprou um aplicativo, poderá instalá-lo também em outro computador com Windows 8 sem pagar novamente pelo programa desde que use a mesma conta da Microsoft para logar no sistema.

Nesse caso abra a loja como mostrado na primeira imagem desse post. O programa estará disponível na seção "Seus aplicativos", a partir daí será possível instalá-lo.

Gerenciando aplicativos

Para acessar a seção "Seus aplicativos" você deve clicar com o botão direito do mouse sobre uma área vazia qualquer dentro da loja. Quando você fizer isso a opção irá surgir na parte de cima da tela.

Cada aplicativo que você instalar e que estiver associado com a sua conta na Microsoft pode ser usado em até cinco computadores com Windows 8 desde de que você use essa mesma conta para logar no sistema.

Na verdade esse limite é de cinco execuções para o mesmo aplicativo, válido para seções simultaneamente ativas do sistema. Isso quer dizer que se você tiver seis máquinas e nas seis forem instalados o tal programa, só será possível usá-lo em cinco ao mesmo tempo.

Finalizando

O foco das publicações do LTI é abordar conteúdo gratuito aos seus visitantes e por isso não me aprofundei na criação de um tutorial mostrando como comprar aplicativos no Windows Store. Apesar disso para aqueles interessados por esse tema, deixo abaixo o link de uma publicação muito bem detalhada que irá esclarecer todas as dúvidas.

Compra de aplicativos no Windows Store

Nem é nada complicado, é questão de se acostumar com a novidade. No início eu também torci bastante a cara, na verdade ainda não simpatizo muito com essa nova interface do Windows que parece indeciso entre ser um sistema para desktop ou para portáteis. Apesar disso é possível que eu mude de opinião da mesma forma que achei ruim a transição do Windows 3.11 para o Windows 95 e depois acabei achando muito melhor. Pois é, eu estou bem velho.

É isso aí e até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.