Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

10GB grátis nas nuvens para fazer backup de arquivos

Existem vários serviços que permitem que o usuário faça sincronização nas nuvens dos arquivos salvo no computador mantendo assim uma cópia deles online. Ótimo também para dispensar uso de pendrives ou HD externos para acessá-los fora de casa, desde que se consiga uma conexão com a internet. Alguns desses serviços possuem planos gratuitos, mas geralmente com grandes limitações de espaço. Nesse aspecto o Bitcasa tem dois pontos positivos em relação aos outros. Possui 10GB de espaço para contas gratuitas ou limite infinito de armazenamento para quem quiser adquirir o plano pago. Nessa publicação vou mostrar como usar o plano gratuito.

Windows

10GB não parece muito, mas com esse espaço é possível fazer backup dos seus arquivos mais importantes. É uma excelente opção para manter segura cópias de documentos ou trabalhos - principalmente extensas monografias - fotos, músicas e até vídeos, podendo acessá-los de qualquer lugar e em qualquer computador.

O software do Bitcasa pode ser usado em PC com Windows, computadores Mac, dispositivos Android e iPhones.

Futuramente será possível aproveitá-lo plenamente também no Ubuntu, mas por enquanto para usar o serviço através do Linux você terá que logar diretamente no site através de um navegador, já que o software cliente do Bitcasa para esse sistema ainda está na versão Alfa (desenvolvimento) e apenas disponível para sistemas de 64 bits.

Para usuários de Linux uma solução também seria instalar um complemento para o navegador Chrome. Em breve haverão também complementos para Firefox e Safari.

Esse post irá focar mais em usuários do Windows. Primeiro vá ao bitcasa.com/download e baixe o software cliente.

Durante a instalação será necessário fechar outros programas. Ele fechará o Explorer do Windows também, apenas clique em "Next".


Deixe em "I need an account" e clique em "NEXT".


Você terá que preencher um cadastro na próxima janela. Depois vá pressionando "Next" e quando chegar na tela que é mostrada na imagem abaixo clique em "NOT NOW".


Faça isso, deixaremos para escolher as pastas que queremos sincronizar para depois.

Assim que terminar a instalação o Explorer deve voltar a funcionar. Se isso não acontecer, pressione a combinação teclas "Ctrl+Shift+Esc" para abrir o gerenciador de tarefas. Vá ao menu "Arquivo" clique em "Nova Tarefa" e digite "Explorer" na caixa de comando que aparecer. Isso deve resolver a questão.


Quando o Bitcasa estiver em execução, ficará um ícone do programa na bandeja do sistema. Ao clicar com o botão direito do mouse sobre ele aparecerão algumas opções.


Ao clicar em "Settings" você poderá ajustar algumas opções do programa.


Em "Account" dentro de "Settings", são mostradas informações de quanto espaço ainda está disponível para ser usado na sua conta.


O programa cria um HD virtual no seu computador que mostra as pastas que estão sincronizadas no serviço.


Para sincronizar uma pasta no serviço basta clicar com o botão direito do mouse sobre ela e selecionar a opção "Mirror this folder to Bitcasa".


Assim qualquer mudança feita no conteúdo dessa pasta, como apagar, mover ou adicionar arquivos, será sincronizada no HD nas nuvens também, desde que o software do Bitcasa esteja em execução.

A outra opção "Copy this to Bitcasa", faz uma cópia de pastas ou de arquivos no HD virtual, mas qualquer alteração feita depois disso não será sincronizada com o serviço.

Há ainda a opção "Send this to a Friend" que permite que você compartilhe pastas ou arquivos com amigos. Ao fazer isso o Bitcasa disponibiliza um link que pode ser compartilhado por e-mail, Facebook ou Twitter.


Para excluir uma pasta do HD virtual você pode clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone do programa na bandeja e selecionar "Open Bitcasa Drive". Depois clique com o botão direito do mouse sobre a pasta que deseja excluir e selecione a opção "Stop mirroring to Bitcasa".


Não instale o software em um computador que não seja de uso pessoal seu. Caso precise baixar os arquivos em outro computador faça isso através do site do Bitcasa, onde é possível logar na conta e fazer o download dos arquivos e pastas que foram sincronizados lá. Não salve seu login no navegador de um computador que não seja seu. Essa recomendação vale para qualquer login de qualquer site.

É isso aí e até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.