Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Ferramentas para corrigir erros comuns do Windows

A Microsoft disponibiliza gratuitamente uma ferramenta de análise e correção de vários erros comuns que costumam ocorrer com o Windows. Depois de um tempo de uso, adicionando e removendo programas, é possível que o sistema passe a apresentar algumas inconsistências. Podem acontecer incompatibilidades com plugins do Internet Explorer que acabe por causar lentidão e travamentos do navegador, erros que impeçam que programas possam ser instalados ou desinstalados, problemas com o Update, etc. O "Microsoft Fix it" mostra uma lista desses problemas, você escolhe qual precisa solucionar e a ferramenta tentará identificá-los corretamente e corrigí-los.

Windows

O "Microsoft Fix it" funciona no Windows XP, Windows Vista, Windows 7 e Windows 8. É um software portátil de análise e solução de erro que pode ser levado em pendrives. Para você fazer o download vou disponibilizar dois links nesse post. No primeiro link você baixa direto da Microsoft.

1ª Opção: Download Microsoft Fix it

OBS: Caso o link esteja quebrado siga para a "2ª Opção" mais abaixo.

Depois de baixar execute o "Microsoftfixit-portable" e clique em "Aceitar".


Na próxima tela escolha em "Procurar" onde você quer salvar a ferramenta. Crie uma pasta no Desktop ou salve diretamente na raiz de um pendrive caso você queira executá-lo em outro computador. Selecione a checkbox somente se você usa Windows 7 ou 8 e confirme em "Salvar".


Depois disso será baixada a ferramenta.

2ª Opção: Download Microsoft Fix it
Senha para descompactar: lomeutec

OBS: Se baixou pela "1ª Opção" e seguiu os passos até aqui não precisa baixar esse arquivo.

Execute o arquivo "Launch Fix it" e será mostrada uma lista de problemas comuns que podem ocorrer no Windows com uma breve descrição e um botão para iniciar a análise.

Localize na lista o problema que está ocorrendo no seu computador e clique no botão" Executar agora".


Podem aparecer duas opções de análise e reparo. Escolha a opção "Detectar problemas e aplicar as correções" se ela estiver disponível.


Ao final da análise se forem encontrados erros eles serão mostrados e você deverá selecionar quais ações serão aplicadas. Clique em "Avançar" para corrigir o problema.


A ferramenta é bem simples e oferece boas opções. Veja quais abaixo com links para páginas com soluções de problemas na Microsoft.

Ativar efeitos e transparências Aero Glass em Windows 7 ou Vista
Diagnostique e corrija automaticamente problemas em que os efeitos, temas e transparências visuais do Aero Glass não funcionam ou quando estão desabilitados no Windows Vista do computador.
Repara problemas de arquivos, pastas e icones em Windows Explorer
Diagnostique e corrija automaticamente problemas com arquivos e pastas do Windows, como a exclusão de arquivos ou pastas da Lixeira, ou a tentativa de copiar, mover, renomear ou excluir arquivos.
Corrigir falhas na Galeria de Fotos do Windows 7 e Vista
Diagnostique e repare problemas ao exibir fotos e apresentações de slides com a Galeria de Fotos do Windows e a Proteção de tela.
Problemas ao pesquisar arquivos e pastas com Windows Search
Diagnostique e repare problemas no Windows Search quando as pesquisas estiverem mais lentas, não encontrarem todos os itens ou quando o serviço falhar, não for executado ou for desligado inesperadamente.
Otimizar o consumo de energia e economizar bateria em notebooks
Detecte automaticamente configurações de sistema que podem afetar o uso da energia, como o tempo limite e as configurações de suspensão, da tela e de protetores de tela e restaurá-las ao padrão.
Corrigir vídeo do Windows Media Player e outros problemas de mídia ou de biblioteca
Repare os problemas do Windows Media Player automaticamente quando o player não for iniciado, o streaming não funcionar ou quando não for possível realizar a navegação ou pesquisa de mídia.
Manutenção (disco, ícones, etc) e otimização de sistemas Windows
Detecte e corrija automaticamente problemas comuns de manutenção como atalhos de área de trabalho desfeitos, ícones não utilizados, erros de volume de disco e exibição de hora incorreta do sistema.
Corrigir problemas de leitura de texto do Windows
Diagnostique e corrija automaticamente problemas que afetam a qualidade de vídeo e a legibilidade do texto.
Problemas com cdrom ou drive de DVD ao ler ou gravar Mídias (CD)
Diagnostique e corrija problemas automaticamente na unidade de CD ou DVD ao tentar ler ou grava mídias.
Problemas ao ver vídeos e filmes em Windows Media Player
Diagnostique e identifique automaticamente codecs que podem fazer com que o Windows fique instável ou páre de responder. O Windows usa codecs para permitir que os usuários exibam fluxos de áudio e vídeo digitais no Windows, no Internet Explorer e em reprodutores de mídia.
Diagnostique e corrija automaticamente problemas nos jogos do Windows
Corrija problemas nos jogos como: problemas na instalação do jogo, problemas de inicialização de jogo online, falha de jogo e falha do controle da Logitech. O Windows fica lento quando há jogos em execução.
Reparar problemas de dispositivo de hardware e drivers em Windows
Diagnostique e repare problemas automaticamente quando o gerenciador de dispositivos não detectar hardware, áudio, USB ou outros dispositivos ou quando estes estiverem desabilitados ou sem funcionar.
Acelerar o Windows em PCs lentos otimizando o boot e desempenho
Diagnostique e corrija causas de desempenho de sistema ruim, como a configuração de economia de energia, execução de vários programas de antivírus e programas de inicialização e muitos usuários conectados ao computador.
Diagnostique e corrija automaticamente problemas de gravação de áudio no Windows
Repare os problemas de som do seu computador quando não for possível reproduzir o som no computador, ou o mudo estiver ativado no Windows.
Diagnostique e corrija automaticamente problemas de reprodução de áudio do Windows
Repare os problemas de som do seu computador quando não for possível reproduzir o som no computador, ou o mudo estiver ativado no Windows.
Reparar Internet Explorer quando trava ou Internet não funciona
Diagnostique e identifique automaticamente complementos do navegador que podem causar instabilidade, falha e interrupção do Internet Explorer. Os complementos do navegador podem incluir ferramentas, barras de ferramentas, assistentes e jogos.
IE com problemas: IE lento, instável, falhando, travando
Diagnostique problemas que podem reduzir a segurança no Internet Explorer ou fazer com que o Internet Explorer falhe ou responda lentamente.
Diagnostique e corrija automaticamente problemas no serviço Firewall do Windows
Repare problemas do Firewall do Windows automaticamente, como falha ao iniciar o serviço Firewall do Windows (0x5), serviço BFE não encontrado ou não funcionamento da assistência remota do Windows.
Correção automática da proteção e segurança do Windows
Diagnostique e corrija automaticamente problemas de segurança no Windows, como UAC (Controle de Conta de Usuário), Firewall do Windows ou DEP (Proteção de Execução de Dados), para impedir ameaças de segurança.
Troubleshoot MSN client and connection
Troubleshoot and automatically fix common MSN Premium and MSN Dial-up problems
Correção automática da configuração de segurança do Windows
Diagnostica e corrige automaticamente a configuração comum de segurança no Windows mantendo o computador mais seguro e confiável.
Corrigir falha na conexão do Zune player ou Windows Phone 7
Automaticamente diagnostica e corrige um dispositivo Windows Phone 7, Zune ou Zune HD que não é reconhecido ou detectado quando conectado a um computador.
Diagnosticar e corrigir impressora, driver e impressão
Diagnostique e corrija automaticamente problemas relacionados à impressão, instalação da impressora, conexão a uma impressora de rede e outros problemas relacionados.
Diagnostique e corrija automaticamente problemas de USB no Windows
Diagnostique e repare automaticamente problemas comuns de USB. Exemplos: thumb drives, discos rígidos USB e impressoras USB.
Diagnosticar e corrigir o Windows Update que não está funcionando
Diagnostica e corrige automaticamente problemas com o Windows Update mantendo o computador mais seguro e confiável.
Impossível enviar email do Outlook p/ usuários do Exchange Online
Diagnostica e corrige automaticamente problemas no Outlook conectado ao Exchange quando o cliente de logon do Microsoft Online Services não está conectado nem sendo executado.

É isso aí e até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.