Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Jogo Resident Evil 1.5 está sendo terminado por fãs

Há 15 anos atrás a Capcom lançava um game que seria referência no gênero Survival Horror. O que muitos não sabem é que Resident Evil 2 foi totalmente remodelado quando o jogo já estava 80% concluído. Shinji Mikami, criador do projeto, decidiu aplicar várias mudanças notórias nos gráficos e nos cenários. Outra alteração foi a troca de Elza Walker por Claire Redfield como personagem jogável. O fato é que essa versão abandonada do jogo, conhecida por Resident Evil 1.5, está sendo finalizada por fãs que estão fazendo o trabalho de correção de bugs e tradução de textos. Eles querem terminar o jogo da forma como tinha sido imaginado inicialmente.

Matéria

Batizado pela Capcom de Biohazard 2 Prototype, Resident Evil 1.5, como é chamado pelos fãs, tem gráficos e menus muito parecidos com os do antecessor. Basicamente é outro jogo muito diferente do que veio se tornar o Resident Evil 2, com muitas mudanças evidentes também nos cenários e no enredo.

O jogo possui dois personagens jogáveis, Leon e Elza. E vários outros não jogáveis.


A agente Ada Wong não está nessa versão.

O desenvolvimento foi abandonado faltando apenas um mês antes da data prevista para o seu lançamento. Um dos principais motivos foi o roteiro. Shinji Mikami temia que não despertasse interesse suficiente nos jogadores que justificasse uma a continuação para a série.

Um grupo independente resolveu dar continuidade ao projeto alterando o código fonte e fazendo a tradução do game do japonês para o inglês. Embora não esteja terminado, já existe uma versão prévia que eles mesmos estão disponibilizando para download. É claro que eu não vou postar o link para baixar já que envolve questões de direitos autorais, pois é um produto de propriedade da Capcom e não achei em lugar nenhum a produtora autorizando a distribuição dessa cópia. No entanto todos conhecem o ditado popular: "Quem procura acha".

Veja um vídeo com algumas cenas do gameplay.


A versão que está disponível está cheia de bugs, trava bastante e é cheio de problemas de clipping. (por exemplo, quando um personagem atravessa um braço na parede). Veja na imagem abaixo um exemplo desses bugs.


Não há CG, aquelas cenas para introduzir você no jogo e explicar porque o Leon começa no heliporto e a Elza trancada em uma área da delegacia infestada por zumbis.

Leon começa com 3 armas além da faca, dois spray de cura e nenhuma munição.


Já a Elza começa o jogo sem qualquer item a não ser a faca.


Aparentemente os zumbis são mais resistentes e quando você está com status "Danger" não há qualquer alteração na movimentação do personagem.

Mesmo com todos os problemas quem gosta da série com certeza vai ficar bem curioso. A versão disponível para download é um arquivo de imagem .CUE que pode ser gravado em CD para rodar em consoles de playstation destravados ou montada no computador para ser jogada em emuladores.

Durante o jogo você vai encontrar objetos que flutuam, paredes invisíveis e sofrer com contínuos travamentos. Se for jogar prefira o emulador e abuse do "Save State" para não passar raiva. Para ser sincero nem recomendo que você perca seu tempo baixando. É melhor ir no YouTube e matar a curiosidade vendo vídeos de gameplay. Está bugado demais do jeito que está.

BZork, o líder responsável pelo projeto decidiu disponibilizar essa versão não finalizada depois de alguns conflitos dentro da comunidade. Um tal de Colvin estava tentando lucrar ao colocar a venda no Ebay uma cópia do jogo.

Ainda não há como saber quando o jogo estará totalmente finalizado.

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.