Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Site gratuito que ajuda você aprender a tocar violão

Uma roda de amigos, gente se divertindo e você sendo o centro das atenções principalmente das garotas em volta. Essa é geralmente a imagem que surge na cabeça do sujeito que decide aprender a tocar violão. Depois de tentar várias vezes e ficar com as pontas dos dedos doendo até sai alguma coisa que lembra uma música do Legião Urbana. Mais ou menos ao mesmo tempo em que frustração começa a bater. É quando se percebe que aprender a tocar violão não é algo tão simples assim e nem tão rápido quanto se gostaria. A menos é claro que você tenha uma aptidão nata para isso. Exige dedicação, insistência e principalmente muitas horas entediantes gastas em exercícios básicos de dedilhado. É aí então que a pessoa começa a criar justificativas colocando a culpa na falta de tempo ou no preço cobrado por uma aula dada por um professor particular. Veja um site que pode ajudar a tornar esse aprendizado mais interessante.

Dica

Diferentemente de simples tutoriais ou vídeos ensinando a tocar violão, onde você apenas assiste e depois fica tentando executar os exercícios, o "Year of Rock 2013" é um site que funciona como uma comunidade e ensina de foma interativa. Basicamente tudo que você vai precisar é do instrumento e de um microfone instalado e devidamente configurado no seu computador.

O site é gratuito, então aquela desculpa de que a grana está curta não cola. É um serviço online e você não tem compromisso com horários, estudando quando der vontade. Nesse caso, falta de tempo não será uma justificativa válida. E além disso, a interatividade deixa tudo mais fácil e os resultados do seu progresso você na hora sempre que acerta as notas e ao final dos execícios onde é mostrado como foi a sua performance.

Se você não tem um violão é possível também usar uma guitarra virtual que pode ser controlada pelo mouse, mas o correto mesmo é usar um instrumento de verdade.

O site está em inglês, mas não há qualquer dificuldade por conta disso, já que as explicações também são dadas através de animações.

Para incentivar ainda mais o aluno, existe um placar com a pontuação dos usuários. Os pontos são ganhos acertando e completando os exercícios.


É necessário se registrar. Para fazer o cadastro acesse a página do curso no site. Você preenche um formulário pequeno e escolhe o seu avatar.

Após logar a primeira coisa que aconselho a fazer é acessar o link "Tuner" no topo do site e fazer a afinação do violão.


OBS: Sempre que aparecer a janela de configuração do flash player clique em "Permitir" para que o site possa captar o som do seu microfone.


Depois de fazer a afinação clique no link "Courses" no topo do site. Comece com "the Instict Experience volume 1". Lá estão os primeiros e mais básicos exercícios.


Existem várias contribuições de membros que postam exercícios de músicas famosas como Stairway to Heaven, Californication, The Unforgiven, Come As You Are, etc. Você poderá achá-las bisbilhotando os perfis dos outros.

É isso aí e até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.