Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Como incorporar arquivos em páginas de sites e blogs

As vezes precisamos criar páginas, seja em blogs ou sites, para exibir diretamente um arquivo para nossos visitantes. Existe um serviço gratuito que facilita esse trabalho para você. Através dele é possível hospedar documentos e apresentações que podem ser incorporadas em suas publicações. Apesar de gratuito atende muito bem as expectativas e é bem personalizável. Suporta vários formatos de apresentações como pdf, ppt, pps, pptx, ppsx, pot, potx (Powerpoint); odp (OpenOffice) e de documentos como pdf, doc, docx, rtf (MSOffice); odt, ods(OpenOffice). O limite de upload é de 100MB para cada arquivo. Alguns arquivos só podem ser hospedados no serviço se você adquirir a versão PRO que é paga e dá suporte por exemplo a upload de vídeos.

Blogueiro

O SlideShare é um serviço gratuito onde você pode fazer upload de arquivos e então o site cria uma apresentação que pode ser incorporada diretamente na sua publicação.

É necessário criar uma conta e você pode fazer isso usando um e-mail válido, um cadastro do LinkedIn ou do Facebook.


Clique aqui para fazer o seu cadastro no site.

Depois de cadastrado você já vai poder começar a fazer upload dos seus arquivos imediatamente, mas depois precisará confirmar a sua conta através do link que chegará no seu e-mail.

Clique no botão "Upload", selecione um arquivo no seu computador e aguarde o processo.


Durante o processo de upload você pode ir adicionando informações ao arquivo como título, tags, determinar em qual categoria o assunto do arquivo se encaixa melhor, deixar marcada ou desmarcar a checkbox "Allow file download" e assim impedir que seja feito o download do arquivo permitindo somente a sua visualização online, e por fim determinar uma descrição.


No canto direito da tela está o link "My Uploads" para acessar a área onde estarão todos o arquivos que você hospedou.


Através de lá é possível editar as informações do arquivo se você não fez isso durante o upload. É só clicar em "Edit Settings".


Agora que o arquivo já está hospedado e com as informações corretas é hora de incorporá-lo na sua publicação da mesma forma que você faria para incorporar um vídeo do YouTube por exemplo.

Em "My Uploads" clique na miniatura que representa o arquivo que você quer incorporar.


Na parte superior da apresentação tem o botão "Embed", clique nele e depois em "Customize...".


Aparecerão opções para definir o tamanho da apresentação (Size px),  se ao final dela serão ou não apresentados conteúdos que sejam relacionados (Without related content) e a partir de qual página a apresentação será iniciada (Start from slider number). Não é sempre que essas opções estarão disponíveis, depende do tipo e do tamanho do arquivo.

Depois de configurado clique em "Copy" para pegar o código e colá-lo na sua publicação.


Em (Size px) os valores são pré-determinados e você não tem uma opção para definir um tamanho personalizado. Apesar disso, isso pode ser fácilmente contornado com edição diretamente no código.

Veja o exemplo do código abaixo que foi obtido da apresentação mostrada na imagem acima:
<iframe src="http://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/16946862" width="427" height="356" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" style="border:1px solid #CCC;border-width:1px 1px 0;margin-bottom:5px" allowfullscreen webkitallowfullscreen mozallowfullscreen> </iframe> <div style="margin-bottom:5px"> <strong> <a href="http://www.slideshare.net/Lomeutec/guia-rpido-de-utilizao-do-word-2013" title="Guia rápido de utilização do Word 2013" target="_blank">Guia rápido de utilização do Word 2013</a> </strong> from <strong><a href="http://www.slideshare.net/Lomeutec" target="_blank">Nilton (Lomeutec)</a></strong> </div>
Os dois valores que eu destaquei em vermelho podem ser alterados da forma que você quiser.

O "width" modifica a largura da apresentação enquanto que o "height" modifica a altura. Dessa forma é possível ajustar para se encaixar em qualquer layout de página.

As apresentações podem ser exibidas também a partir do próprio site slideshare.net. Veja um exemplo através do link abaixo.

Guia rápido de utilização do Word 2013

É isso aí e até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.