Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Como voltar a usar o Windows Live Messenger (MSN)

Alguns podem dizer que o Skype é melhor em vários aspectos técnicos quando comparado Windows Live Messenger, que agora é lembrado com nostalgia. A verdade é que para uma boa parcela dos usuários pouco importam essas questões técnicas, já que para eles o programa funcionavam e fazia ao que se propunha. Muitos não conseguem se acostumar ou simplesmente não gostam da alternativa imposta pela Microsoft. Eu por exemplo, considero o Skype um ótimo programa para conversas de vídeo e voz, mas péssimo como mensageiro instantâneo quando o objetivo são apenas organizar contatos para conversas por texto. Por isso resolvi criar essa publicação, onde irei mostrar como voltar a usar o saudoso e descontinuado MSN Messenger, para aqueles que se recusam a abandoná-lo.

Windows

Apesar de pequeno, vou dividir essa publicação em duas etapas, na verdade em dois procedimentos. No primeiro vou mostrar como instalar o Windows Live Messenger de modo que funcione. Servirá para quem já o desinstalou. No segundo procedimento irei mostrar as etapas para fazer com que o Windows Live Messenger volte a funcionar. Servirá para aqueles que ainda tem o programa instalado.

Antes de qualquer coisa, você deverá baixar um programa para o seu computador. Abaixo deixo duas alternativas de download. No primeiro link está a página oficial do desenvolvedor do programa. Programa este que fará o Windows Live Messenger "reviver". No segundo Link, o mesmo programa estará postado no servidor do 4shared. É necessário ter pelo menos um registro gratuito naquele site.

1º Link para o programa

2º Link para o programa
Senha para descompactar: lomeutec

1º Procedimento - Instalando o Windows Live Messenger

OBS: Se você já tem o Windows Live Messenger instalado vá para o 2ª procedimento.

O programa é o Messenger Reviver e ele não exige instalação. Basta baixá-lo e executá-lo. Ao fazer isso surgirá uma janela como a apresentada na imagem abaixo.


No caso, o programa não achou nenhuma versão do Windows Live Messenger instalada e propôs a instalação do Windows Live Messenger 2009 ou 2012. Quem usa Windows XP terá que instalar a versão de 2009.

Depois de instalado não será mais necessário executar o Messenger Reviver. A menos que se tenha que reinstalar o Windows Live Messenger.

2º Procedimento - Fazendo Windows Live Messenger conectar

Quem ainda tem o Windows Live Messenger e tenta conectar por ele vê uma mensagem como a mostrada na imagem abaixo, dizendo que existe uma versão mais recente do programa e que você deve atualizá-lo.


É claro que ele se refere ao Skype, mas o que você deve fazer é fechar totalmente o Windows Live Messenger e executar o programa que você baixou através dos links desse post.

Ao executar o Messenger Reviver, ele fará uma busca no computador para identificar qual versão do Windows Live Messenger está instalada. Após identificá-la, bastará que você pressione o botão "Start".


Aguarde até que o Messenger Reviver feche e que o Windows Live Messenger abra. Já deve ser possível conectar.


Basta fazer isso e não será mais necessário executar o Messenger Reviver. A menos que se tenha que reinstalar o Windows Live Messenger.
 
Algumas observações:

Se você tentou fazer o que foi descrito e não deu certo, tente desinstalar o Windows Live Messenger e reinstalá-lo como descrito no 1º procedimento.

Se você executou o programa Messenger Reviver (programa baixado através dos links nesse post) e ele apresentou uma mensagem de que há uma atualização disponível, então atualize.

Não se sabe até quando isso vai funcionar realmente, pois a intenção da Microsoft é forçar os usuários a migrarem para o Skype. No entanto, vale a pena tentar.

Os contatos do Skype não aparecem no Windows Live Messenger.

É isso aí e até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.