Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Como extrair arquivos compactados corrompidos

Todos baixamos algo da Internet e algumas vezes esses arquivos foram compactados antes de serem disponibilizados em algum desses servidores que limitam a velocidade e a quantidade de downloads para cada conexão. E após esperar pelo tal dito cujo, que por vezes não é pequeno e que leva um bom tempo para ser baixado, nos deparamos com uma surpresa ruim. Durante a extração descobrimos que ele está corrompido. Daí bate a frustração e o desânimo ao pensar em baixá-lo novamente. Só resta então torcer para que ele não se corrompa mais uma vez. Geralmente por padrão, programas compactadores de arquivos simplesmente não extraem pacotes que estejam corrompidos, mas existe sim uma maneira descomprimir esses arquivos mesmo que eles não estejam íntegros. É isso que vou mostrar nesse post utilizando o Winrar.

Tutorial

OBS: Essa publicação irá mostrar como extrair um arquivo de um pacote compactado que esteja corrompido. Dessa forma é óbvio que dentro desse pacote também existam arquivos que foram corrompidos e que portanto, descompactar da forma a ser apresentada não é garantia nenhuma que será possível utilizar o arquivo extraído. A utilidade dessa informação está em apresentar um método que permita que você recupere pelo menos alguns arquivos que estejam íntegros dentro do pacote corrompido. No caso de vídeos, quase sempre é possível recuperá-los para assisti-los. Pelo menos parte do arquivo de vídeo. Já vi arquivo compactado contendo um arquivo de vídeo que extraía até 99% e depois apresentava uma mensagem de arquivo corrompido. Com esse método foi possível extraí-lo e ver o arquivo de vídeo todo sem problema algum, mas isso foi uma exceção.

Vamos direto ao ponto.

Instale o Winrar. Se já tem ele instalado ignore isso.

Download Winrar utilizado nesse tutorial
Senha para descompactar: lomeutec

Download do Winrar no site do desenvolvedor

Depois de instalado o Winrar dê um duplo clique no arquivo compactado que está corrompido e clique em "Extrair Para" e na janela que abir marque a opção "Manter arquivos inativos".


Confirme e o arquivo será descompactado dentro de uma pasta, mesmo os corrompidos.

Simples assim, não precisa de nenhum software específico para extrair arquivos corrompidos, o próprio Winrar faz isso.

O Winrar pode ser instalado no Linux através do Wine e funciona igual sem problemas.

Algumas versões do Winrar podem estar em inglês. Para essas versões o procedimento não muda.


Na imagem acima está o Winrar em inglês rodando através do Wine no Ubuntu 12.04. O Wine você instala através da "Central de programas do Ubuntu" ou através do Terminal executado o comando a seguir.

sudo apt-get install wine

Será necessário digitar a senha de super usuário.

Embora isso seja desnecessário, já que o "Gerenciador de arquivos compactados" do Ubuntu já é capaz de extrair arquivos compactados corrompidos.


Apenas confirme na próxima tela e o arquivo será extraído.

É isso aí e até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.