Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Dois sites gratuitos que ajudam a fazer um Currículo

Um Currículo Vitae é geralmente a primeira impressão que o recrutador terá de você. É um documento e precisa ser feito de forma que seja um resumo claro dos seus interesses, dados pessoais, das suas qualidades, experiências profissionais e acadêmicas. Não há um modelo padrão para a criação de um e por isso surgem muitas dúvidas de qual é a maneira correta de fazê-lo. Um Currículo mal elaborado pode causar eliminação imediata de um candidato em um processo seletivo. Nessa publicação veja dois sites que podem ajudá-lo nessa tarefa.

Teste gratuitamente o Windows Server por 6 meses

Algo que pode ajudar estudantes da área começarem a se familiarizar com o cenário de TI que poderão encontrar nas empresas que adotam o Windows como servidor, é fazer o download e utilizar o Windows Server 2012 gratuitamente por um período de até 180 dias. A Microsoft fez seu lançamento oficial para o mercado no dia 4 de setembro de 2012. É um sistema operacional desenvolvido para controlar e administrar grandes redes e está otimizado para trabalhar em sincronia com a nuvem.

Faça qualquer site sacudir ao som de "Harlem Shake"

Harlem Shake é o tipo de música que de tão ruim e tosca acaba se espalhando pela internet. Procure por esse termo no Youtube e vai ver do que estou falando. Segundo o site "Know your meme", tudo começou no final de janeiro deste ano depois que um sujeito postou um vídeo com essa música onde ele e mais três amigos aparecem vestidos com collant. O negócio é bizarro e com certeza fez sucesso por isso. Agora um site se propõe a fazer outros sites sacudirem do mesmo jeito.

Jogo Resident Evil 1.5 está sendo terminado por fãs

Há 15 anos atrás a Capcom lançava um game que seria referência no gênero Survival Horror. O que muitos não sabem é que Resident Evil 2 foi totalmente remodelado quando o jogo já estava 80% concluído. Shinji Mikami, criador do projeto, decidiu aplicar várias mudanças notórias nos gráficos e nos cenários. Outra alteração foi a troca de Elza Walker por Claire Redfield como personagem jogável. O fato é que essa versão abandonada do jogo, conhecida por Resident Evil 1.5, está sendo finalizada por fãs que estão fazendo o trabalho de correção de bugs e tradução de textos. Eles querem terminar o jogo da forma como tinha sido imaginado inicialmente.

Site gratuito que ajuda você aprender a tocar violão

Uma roda de amigos, gente se divertindo e você sendo o centro das atenções principalmente das garotas em volta. Essa é geralmente a imagem que surge na cabeça do sujeito que decide aprender a tocar violão. Depois de tentar várias vezes e ficar com as pontas dos dedos doendo até sai alguma coisa que lembra uma música do Legião Urbana. Mais ou menos ao mesmo tempo em que frustração começa a bater. É quando se percebe que aprender a tocar violão não é algo tão simples assim e nem tão rápido quanto se gostaria. A menos é claro que você tenha uma aptidão nata para isso. Exige dedicação, insistência e principalmente muitas horas entediantes gastas em exercícios básicos de dedilhado. É aí então que a pessoa começa a criar justificativas colocando a culpa na falta de tempo ou no preço cobrado por uma aula dada por um professor particular. Veja um site que pode ajudar a tornar esse aprendizado mais interessante.

Maneira alternativa para instalar o Steam no Linux

Encerrado o período de testes, a Valve lança oficialmente a plataforma Steam para Linux. Usuários do pinguim podem instalar o cliente da loja de jogos e aplicativos através da "Central de Programas do Ubuntu". Esse evento trará com certeza benefícios para a desenvolvedora, mas principalmente para o mundo Linux que poderá ganhar mais adeptos ao sistema. Muitos usuários só precisavam disso para abandonar definitivamente o Windows e dispensar de vez o dual boot. Vou mostrar nessa publicação uma maneira alternativa de fazer a instalação do cliente Steam no Linux. Uma solução para quem talvez não esteja conseguindo fazer isso pela "Central de Programas do Ubuntu".

Download gratuito e legalizado do Adobe Photoshop

Qualquer pessoa pode baixar gratuitamente direto do site da Adobe uma cópia legalizada do Photoshop. Não se trata de uma versão de testes e sim de um software completo com todos os recursos que ele pode oferecer. Essa notícia foi espalhada por vários sites e em comunicado a Adobe disse não se tratar de uma liberação gratuita. Aparentemente a empresa voltou atrás e além do Photoshop é possível baixar também outros programas como o Creative Suite 2, Acrobat 3D 1.0 for Windows, Acrobat Standard 7.0, Acrobat Pro 7.0, After Effects, Audition 3.0, GoLive CS2, Illustrator CS2, InCopy CS2, InDesign CS2 e o Adobe Premiere Pro 2.0. Todos disponibilizados com números seriais autênticos. São versões antigas, mas vale a pena se você tem interesse em conhecê-los. Há um porém. Esses softwares não receberão mais atualizações, mesmo assim é uma excelente alternativa sem ter que desembolsar nada ou baixar cópias não legalizadas, que em alguns casos trazem junto algum programa malicioso. Há versões para Windows e Mac.

10GB grátis nas nuvens para fazer backup de arquivos

Existem vários serviços que permitem que o usuário faça sincronização nas nuvens dos arquivos salvo no computador mantendo assim uma cópia deles online. Ótimo também para dispensar uso de pendrives ou HD externos para acessá-los fora de casa, desde que se consiga uma conexão com a internet. Alguns desses serviços possuem planos gratuitos, mas geralmente com grandes limitações de espaço. Nesse aspecto o Bitcasa tem dois pontos positivos em relação aos outros. Possui 10GB de espaço para contas gratuitas ou limite infinito de armazenamento para quem quiser adquirir o plano pago. Nessa publicação vou mostrar como usar o plano gratuito.

Falando um pouco sobre o formato JPEG

O JPEG é baseado em um padrão de algorítimos de compactação, teve sua especificação disponibilizada pela primeira vez em 1983 por um comitê técnico da empresa Compression Labs batizado de "Joint Pictures Expert Group" e possui como principal vantagem sobre os demais ser capaz de trabalhar com até 16,8 milhões de cores e ainda manter um tamanho pequeno ocupando pouco espaço em disco sem perder muita qualidade na imagem. Há algumas confusões que são feitas quanto as designações JPG e JPEG. Acontece que JPG é a extensão do arquivo de imagem no formato JPEG.

Baixe e instale temas oficiais grátis para o Windows

A Microsoft disponibiliza gratuitamente para quem tem o Windows 7, Windows 8 ou Windows RT, pacotes de temas para serem instalados e alterarem um pouco a aparência do sistema. Muitos usuários gostam de fazer essas personalizações, seja para mostrar um pouco dos seus gostos pessoais, sua personalidade ou só porque não aguenta ficar na frente do computador sem mudar as cores das janelas e papéis de parede por muito tempo. Além de pacotes de temas, há também papéis de paredes variados para ajudar a tirar a aparência monótona da área de trabalho.

Reative as teclas de controle de brilho no Linux

Um problema que surgiu recentemente no Ubuntu 12.04 foi a perda de funcionalidade das teclas "Fn + seta para cima" e "Fn + seta para baixo" que controlam o brilho da tela. Para mim isso aconteceu após receber algumas atualizações do sistema. Até então tudo funcionava normalmente. Comecei então a pesquisar sobre o assunto e descobri que mais pessoas estavam passando pela mesma situação. Ao que parece, os maiores afetados são os donos de netbooks e notebooks da Samsung e o problema surge no Ubuntu e em sistemas derivados dele. Veja nessa publicação uma dica que poderá ajudar você a corrigir esse problema.

Ferramentas para corrigir erros comuns do Windows

A Microsoft disponibiliza gratuitamente uma ferramenta de análise e correção de vários erros comuns que costumam ocorrer com o Windows. Depois de um tempo de uso, adicionando e removendo programas, é possível que o sistema passe a apresentar algumas inconsistências. Podem acontecer incompatibilidades com plugins do Internet Explorer que acabe por causar lentidão e travamentos do navegador, erros que impeçam que programas possam ser instalados ou desinstalados, problemas com o Update, etc. O "Microsoft Fix it" mostra uma lista desses problemas, você escolhe qual precisa solucionar e a ferramenta tentará identificá-los corretamente e corrigí-los.

Site que reúne várias imagens em .GIF animado

Essa publicação é uma dica rápida para quem quer saber onde encontrar muitos dos .GIFs animados que circulam pela internet. Muitos deles vemos principalmente em fóruns e na Desciclopédia. Um bom  motivo para você perder um bom tempo vendo imagens de coisas curiosas retiradas de trechos de filmes, montagens estranhas totalmente nonsense, momentos engraçados protagonizados por animais, etc.

Cabo USB com LED para facilitar o encaixe no escuro

O conector dos cabos USB são simples, mas mesmo assim por muitas vezes ao tentar conectá-lo experimentamos um pouco de dificuldade. Apesar de ser um retângulo e que obviamente bastariam duas tentativas para encaixá-lo da maneira correta, estranhamente passamos por aquele momento onde o plug parece possuir uma quarta dimensão e somente depois de testar cada lado e após tentar encaixá-lo pela terceira vez é que a coisa vai.

Aplicativo do Face para pessoas com 2ª intenções

Interessados em ir além de simples amizade dentro do Facebook agora podem contar com a ajuda de um aplicativo discreto. Apesar do número alto de usuários já cadastrados, o App só mostra pessoas que buscam algo mais se elas estiverem na sua lista de amigos. Por enquanto só é possível saber se há alguém disposto a dar um "upgrade" na amizade se essa pessoa for do sexo oposto. Os desenvolvedores anunciaram que recursos para encontrar parceiros entre amigos do mesmo sexo será implementado em breve.

Como são medidos dados da audiência da Televisão

Frequentemente apresentadores de algumas emissoras de televisão anunciam orgulhosos de que estão na frente dos concorrentes conseguindo garantir mais telespectadores durante a transmissão de um determinado evento. Eles sabem disso, pois tem acesso a informações de pesquisa e estatística feita por empresas e órgãos especializados. O órgão mais conhecido capaz de aferir essa métrica no Brasil é o IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística). Mas como as emissoras parecem saber desses dados em tempo real? Entenda nessa publicação de maneira descomplicada e rápida como isso é feito.