Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Como impedir o bloqueio de anúncios no blogger

Tem se popularizado o uso de programas e plugins nos navegadores que bloqueiam a exibição de propagandas como é o caso do Adblock Plus. O uso desse tipo de recurso é recomendado, mas nem sempre. É recomendado para evitar cliques em propagandas de sites duvidosos que levem a links suspeitos, mas ao mesmo tempo prejudica aqueles produtores de conteúdo online que são honestos, que dependem da publicidade para continuarem seus trabalhos e pagarem seus custos. Nesse caso então o melhor a se fazer é instalar esse tipo de plugin e configurá-lo para não bloquear as páginas de sites e blogs que você como leitor considera seguro. No entanto, esse não é um tutorial ensinando a fazer a configuração desse tipo de plugin. Isso é muito fácil e dispensa explicações. Essa publicação é voltada para blogueiros que utilizam a plataforma Blogger. Aqui vou mostrar como instalar um recurso no seu blog que solicita ao visitante o desbloqueio do plugin para que a página possa ser visualizada. Vamos ao ponto.

Desabilitando bloqueio de anúncios no blogger
Blogueiro

Como vamos mexer com a edição do código do seu blog, é muito importante que você faça primeiro o backup do layout antes de continuar.

Feito o backup acesse o endereço http://antiblock.org/?p=v3 pois, é lá que será gerado o código que iremos usar. Caso seu navegador não faça uma tradução automática da página, você verá que o site está em um idioma estranho, aparentemente indonésio. Mas não se preocupe que irei explicar os detalhes e você verá que é muito fácil criar o código.

A primeira coisa que você deve fazer é marcar a opção"XML-validen Code generieren (<style> im <head> platzieren!)" e desmarcar a opção "Javascript beim Besucher voraussetzen (<noscript> im <body> platzieren!)"

Isso porque nós queremos um código em XML e não JavaScript que é a opção padrão do site. Dessa forma nosso código funcionará melhor.

Desabilitando bloqueio de anúncios no blogger

A primeira caixa de texto que você vê no site é onde está o código gerado e não pode ser modificado. A segunda caixa de texto deve ser modificada, pois ela é que determina a mensagem que será exibida para o visitante quando este estiver usando um bloqueador de anúncios.

Desabilitando bloqueio de anúncios no blogger

Modifique da maneira que você achar melhor. Aqui vai um sugestão:
Olá visitante! Parece que está instalado no seu navegador o Adblock plus
ou algum outro plugin que bloqueia a exibição de propagandas.

Isso é totalmente compreensível e até recomendado em muitos casos.
No entanto, este Blog é remunerado com publicidade e é isso que torna seu conteúdo público e gratuito.

Por favor, desabilite o bloqueio para ver a página. Obrigado!
Antes de gerar o código, é possível ver uma prévia para saber como será exibida a mensagem na tela do visitante. Para isso role a página até encontrar o botão "Demonstration in neuem Fenster (Antiblock-Meldung wird erzwungen)", clique nele e faça alterações na mensagem caso ache necessário.

Desabilitando bloqueio de anúncios no blogger

Se já está tudo ok, clique no botão "Code aktualisieren" e copie o código que foi gerado na primeira caixa de texto.

Desabilitando bloqueio de anúncios no blogger

Cole esse código em um arquivo de bloco de notas, pois iremos separá-lo em duas partes.

Primeiro identifique no código onde começa a tag "<style type="text/css">" e onde ela termina com a tag de fechamento "</style>".

Desabilitando bloqueio de anúncios no blogger

Copie o que está entre essas duas tags e cole dentro do editor de código do seu blog logo acima de "]]></b:skin>".

Desabilitando bloqueio de anúncios no blogger

Agora copie o que restou do código lá no bloco de notas e cole acima de "</head>" no HTML do seu blog.

Desabilitando bloqueio de anúncios no blogger

Salve o HTML do seu blog e faça o teste abrindo uma página com o programa de bloqueio de anúncios ativado e também desativado para ver se está tudo correto.

Em alguns casos, assim como ocorreu comigo, alguns elementos insistem em aparecer por cima da mensagem que é exibida para o visitante, desconfigurando o layout e atrapalhando a leitura. Isso acontece geralmente quando se tem elementos em flash na página. Para resolver isso substitua o código que você colou acima de "]]></b:skin>" pelo que está abaixo.
#gabb {
position:fixed !important;
position:absolute;
top:1px;left:-1px;
width:103%;height:99%;background-color:#fff;
filter:alpha(opacity=5);
display:block;padding:20% 0;
}
#gabb *{
text-align:center;
margin:0 auto;display:block;
filter:none;
font:bold 14px Verdana,Arial,sans-serif;text-decoration:none;
}
#gabb ~ *{
display:none;
}
Talvez isso ajude a resolver o problema. É isso aí e até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.