Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Melhore a internet limitando banda de programas

Essa publicação é uma atualização onde volto a falar de um software muito útil que pode ajudar a você a melhorar um pouco a sua navegação liberando parte da banda que está sendo consumida por processos de programas no seu computador. Alguns programas podem prejudicar a sua navegação deixando-a lenta ao transmitirem e receberem grandes taxas de dados. Muitas vezes podemos limitá-los sem prejudicar o funcionamento do computador. Geralmente acontece durante atualizações ou até mesmo por softwares que você nem mesmo sabia que estava instalado. Com o NetBalancer será possível na maioria das vezes verificar o processo que está consumindo banda e a qual programa ele pertence, nos possibilitando inclusive identificar softwares indesejáveis que estejam atrasando a navegação.

DICA

Na postagem "CONTROLE AS CONEXÕES DOS PROGRAMAS COM A INTERNET" trago informações mais detalhadas e dicas de configurações sobre o NetBalancer. Apesar de um pouco antigo recomendo que seja feita a leitura, já que a interface do programa não mudou nada desde então.

No entanto, se resolver instalar o NetBalancer, faça isso utilizando o instalador disponível em um dos links abaixo, pois é uma versão atualizada e compatível com sistemas de 64 bits. Testei essa versão no Windows 8.1 Professional x64 e não constatei nenhum problema.

Site do desenvolvedor: seriousbit.com

Link direto: NetBalancer download

Apesar de estável, essa nova versão traz um ponto negativo em relação a versão anterior que está disponibilizada na outra publicação. Lá você verá eu comentar que o programa em seu uso gratuito permite que sejam feitas configurações para limitar banda de até 5 processos simultâneos. Esse número diminuiu para apenas 3 processos.


Mesmo assim ainda é muito útil, pois como dito antes, com o NetBalancer será possível verificar quais processos estão deixando a sua internet lenta, e aí então você poderá até mesmo desisntalar o programa causador do problema ou simplesmente aplicar uma regra de bloqueio no firewall do próprio Windows. Explicarei como fazer isso em outra publicação.

Pontos positivos:

  • Fácil utilização e interface descomplicada;
  • Permite identificar processos que causam lentidão da sua internet;

Pontos negativos:

  • Interface não possui tradução para o português;
  • Depois de 30 dias permite configurar apenas 3 processos simultâneos;


É isso aí e até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.