Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Como espelhar o Desktop na TV com o Chromecast

Dessa vez tratarei de um assunto para um público bem específico. Um dica de interesse para aquelas pessoas que adquiriram o doongle do Google, o Chromecast. Será mostrado como transmitir todo o conteúdo da área de trabalho do PC diretamente para a televisão. Assim você elimina os cabos HDMI e VGA e exibe a tela do seu computador na TV através de uma conexão Wi-Fi. Este ainda é um recurso beta e apresenta limitações quanto a exibição de alguns conteúdos como vídeo games. Arquivos de vídeos ao serem transmitidos podem apresentar pequenos travamentos. No entanto, na maioria dos casos funciona razoávelmente bem. É um recurso que será útil também para fazer apresentações, exibir fotos para familiares, transmitir sua biblioteca de músicas para a TV, etc.

DICA

Acredito que se você está lendo essa publicação é porque já possui o Chromecast. Para utilizá-lo para transmitir conteúdo do PC para a TV será necessário ter instalado no computador o Navegador Google Chrome e a extensão Google Cast. Instale se ainda não os possui.

Download Navegador Google Chrome.

Para instalar a extensão abra o navegador Google Chrome e digite na pesquisa do Google pelo termo "Google Cast"

Será o primeiro resultado.


Você pode fazer a pesquisa diretamente na Chrome Web Store se preferir.

Faça a instalação da extensão.


Quando terminar de instalar clique no ícone do Google Cast e confirme em "OK".


A extensão está pronta para usar. No entanto, a função normal do Google Cast atualmente é fazer a transmissão somente da aba do navegador e vídeos do Youtube bastando para isso clicar no ícone da extensão e depois no nome do dispositivo Chromecast.

Mas existe um recurso que é o foco desse tutorial e que, até a data da postagem dessa publicação, encontra-se na versão beta. Versão beta quer dizer que ainda está passando por testes e por isso o programa pode apresentar erros e limitações.

Para utilizar esse recurso clique no ícone da extensão Google Cast e depois na seta para baixo do lado da palavra "BETA". Lá estará a opção "Transmitir tela inteira (Experimental)". Clique nela.


Agora clique no nome do seu dispositivo Chromecast da mesma forma que você faria para transmitir a aba do navegador.


Será solicitada uma confirmação se você realmente desejar transmitir a imagem e o som do computador para a TV. Apenas confirme.


A partir de agora seu desktop já estará sendo exibido na televisão. O Navegador terá que ficar aberto, mas você pode minimizá-lo. Para parar a exibição na tela da TV é só fechar o navegador Chrome ou clicar novamente no ícone da extensão e depois clicar no botão "Parar transmissão". Há ainda uma barra que fica no rodapé do desktop com a função de parar o compartilhamento. Essa barra pode ser ocultada se você quiser.


Todo o som que for reproduzido na TV será também reproduzido no computador. Isso é ruim porque o som que sai na televisão tem um pequeno atraso e os dois sons se misturam. Para evitar esse problema é só abaixar o volume das caixas de som do computador ou retirar o som no controlador de volume do Windows.

Testei esse recurso no Windows 8.1 e acredito que no Windows 7 funcione da mesma forma. Testei também no Windows XP SP3 e foi possível transmitir somente a imagem sem som.

Esse é procedimento fácil, mas ainda pouco demonstrado e meio escondido nas opções do Google Cast. Talvez porque ainda se encontre em fase de testes.

É isso aí e até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.