Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Retire toolbars, extensões e restaure o navegador

Hoje em dia é praticamente impossível para um usuário comum instalar algum software gratuito sem que mais nenhum outro programa, complemento ou barra de ferramentas acabe instalando junto. Hao123, Baidu antivirus, Ask Toolbar são alguns bons exemplos. Desses, talvez o que dê mais dor de cabeça sejam as barras de ferramentas (toolbar) e complementos, que além de poluir visualmente, atrasam a abertura do navegador, interferem na navegação, mudam os mecanismos de pesquisa, redirecionam para sites que muito provavelmente você não queria. E esse é o maior problema na maioria dos computadores. Nessa publicação você verá dois programas que tem como função remover vários tipos de toolbars, tornando essa tarefa mais fácil para qualquer pessoa. Verá também como restaurar as configurações de alguns navegadores e se livrar de complementos indesejados. Isso tornará seu computador mais agradável e irá melhorar a performance eliminado vários problemas.

Tutorial

Os procedimentos apresentados nesse tutorial ajudarão a resolver a maioria dos problemas que aparecem nos navegadores. Na imagem abaixo você pode ver um navegador onde praticamente metade dele está ocupado por barras de ferramentas. Sua página inicial foi alterada durante a instalação de uma dessas toolbars e de vez em quando o navegador abre outra aba onde são mostradas propagandas de vários produtos. Tudo sem que o usuário tenha conscientemente consentido, já que essas barras geralmente se instalam durante confusos processos de instalação de programas que o usuário baixa da internet.


Os programas que iremos usar para resolver esses problemas não são nenhuma novidade, mas muitos ainda não conhecem. Trata-se do "Toolbar Cleaner" e o "Smart Toolbar Remover". Abaixo deixo duas opções de links de cada para programa, onde um leva ao site do desenvolvedor e outro possui a versão utilizada nos testes para fazer essa publicação. Recomendo sempre tentar baixar primeiro do site do desenvolvedor, pois lá estará a versão mais atualizada.

Smart Toolbar Remover (Site do desenvolvedor)
Smart Toolbar Remover (Link alternativo)
Senha para descompactar: lomeutec

Toolbar Cleaner (Site do desenvolvedor)
Toolbar Cleaner (Link alternativo)
Senha para descompactar: lomeutec

Talvez não seja necessário instalar os dois programas, instale ou "Toolbar Cleaner" ou o "Smart Toolbar Remover" e se só um não resolver aí sim você pode tentar o outro também. Os dois são bem parecidos em eficiência. Eu recomendo tentar primeiro o "Smart Toolbar Remover", pois o "Toolbar Cleaner" lista também alguns itens que não são toolbars e talvez um usuário comum não saiba identificar corretamente o que é uma barra de ferramentas e o que é algum plugin legítimo, como é o caso do Java. Veja um exemplo na imagem abaixo.


Se você resolver usar o "Toolbar Cleaner" verifique se o mesmo item que eu destaquei na imagem acima também aparece na sua lista. Se aparecer não marque ele para exclusão.

O "Toolbar Cleaner" tem uma vantagem sobre o "Smart Toolbar Remover", pois ele identifica também programas iniciados junto com o Windows e permite desabilita´-los. Isso é mostrado na aba "windows startup".


O "Smart Toolbar Remover" é mais simples e objetivo, propondo-se somente a remover as barras de ferramentas instaladas nos navegadores.


OBS: Ao executar qualquer um dos dois programas faça isso com os navegadores fechados.

Outra recomendação que faço é que, antes de tentar remover as barras de ferramentas reinicie o computador e antes de abrir qualquer navegador execute o "Toolbar Cleaner" ou o "Smart Toolbar Remover" para fazer a limpeza.

Algumas vezes durante o processo de remoção o navegador abre. Se isso acontecer feche-o novamente antes de tentar desinstalar a próxima barra de ferramentas.

Quando alguns problemas ainda persistem:

Os dois programas apresentados não são capazes de resolver todos os problemas com instalação de barras de ferramentas e plugins. Nesse caso apresento abaixo alguns procedimentos que você pode tentar além dos já explicados acima. São medidas drásticas e só as faça como última opção. Os procedimentos descritos a seguir restauram os navegadores para as configurações originais.

Mozilla Firefox

Você pode tentar "resetar" as configurações do seu Navegador Firefox. Para isso abra-o e digite na barra de endereços o seguinte comando:

about:support

Será aberta uma página e nela estará o botão "Restaurar o Firefox".


Pressione esse botão para deixar o Firefox como se tivesse acabado de ser instalado.

Google Chrome

Nem mesmo o Chrome está livre desse mal. É normal achar em fóruns usuários que afirmam que nunca viram um barra de ferramentas para esse navegador, mas elas exitem sim e eu mesmo já ví. Nesse caso, você pode tentar "resetar" as configurações do seu Navegador Chrome. Para isso abra-o e digite na barra de endereços o seguinte comando:

chrome://settings/

Role a página até achar o link "Mostrar configurações avançadas..." e clique nele.


Mais opções irão aparecer e novamente role a página até o final. Lá estará o botão "Redefinir configurações".


Pressione esse botão e depois em "Redefinir" para tentar restaurar o Chrome para as configurações padrão.

Se ainda sim você continuar tendo problemas com abertura de páginas que você não quer e página inicial ainda estiver modificada, é possível tomar uma atitude ainda mais drástica. Só faça isso em último caso.

Abra seu Explorer e cole o caminho abaixo:

c:\Users\%USERNAME%\AppData\Local\Google\Chrome\User Data\Default\Extensions

Neste local poderão estar algumas pastas. Elas são as extensões instaladas no seu Google Chrome.


Com o navegador fechado exclua todas as pastas. Só faça isso se você não conseguir solucionar de outra maneira.

Internet Explorer

Esse navegador é com certeza o mais afetado por essas pragas. Para "resetar" as configurações, feche todas as janelas que estiverem abertas. Isso vale para as janelas do Windows Explorer também. Vá ao "Painel de Controle" ► "Rede e Internet" ► e clique em "Opções da Internet".


Clique na aba "Avançadas" e depois em "Redefinir..."


Na próxima janela marque a checkbox como é mostrado na imagem abaixo e clique no botão "Redefinir".


Quando reabrir o seu navegador será como se fosse a primeira execução dele.

Opera

Para restaurar as configurações originais do Opera você deve copiar e colar o endereço abaixo no seu Explorer.

C:\Users\%USERNAME%\AppData\Roaming\

Agora procure pela pasta "Opera Software" e apague. Não apague mais nada!


Pronto, isso irá restaurar todas as configurações. Página inicial, preferências e complementos.

Safari (Somente versão Windows)

Para o navegador Safari no Windows o procedimento é parecido com o usado para o Opera. Abra o endereço abaixo no seu Explorer.

C:\Users\%USERNAME%\AppData\Roaming\

Procure pela pasta "Apple Computer" e apague. Não apague mais nada!


Agora quando reabrir o Safari será como se fosse a primeira execução dele.

Todos os procedimentos descritos nessa publicação irão resolver a maioria dos problemas relacionados com páginas que abrem sem ser solicitadas, complementos e configurações modificadas por programas e que não podem ser revertidas normalmente. Uma pequena gama de problemas ainda podem acontecer mesmo aplicando o que foi descrito nesse tutorial. Nesses casos, provavelmente é algum programa que se encontra instalado no seu computador. Para essas situações mais específicas farei outra publicação complementar a essa. Por enquanto fico por aqui.

Até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.