Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Como ver logins e senhas gravados nos navegadores

Permitir acesso de qualquer pessoa ao seu computador pode representar um risco maior do que você pode imaginar. Sem ajuda de qualquer programa é possível obter logins e a senhas que estejam registrados nos navegadores. Quando acessamos a página de login de algum serviço de acesso restrito, como sua conta no Facebook ou provedores de e-mails, é possível que o login e a senha estejam sendo preenchidos automaticamente. Nesse caso, o campo de senha será representado com asteriscos impedindo que se visualize qual é realmente a senha. Acontece que existem na maiorias dos navegadores, senão em todos, uma opção que deixa que qualquer um que os esteja utilizando veja qual é a senha utilizada em determinado site. Veja nessa publicação como isso é feito.

Técnico

Essa publicação tem dois objetivos básicos. O primeiro é de orientar e alertar os usuários que desconhecem essa opção disponível nos navegadores e que pode representar um risco a segurança quando este computador é cedido para ser usado por pessoas estranhas. Mesmo que seja por um breve momento. O Segundo é para que você evite outro tipo de problema. Algumas vezes estamos tão acomodados com o preenchimento automático do login e senha em determinado navegador, que só nos damos conta de que já nãos nos lembramos mais desses dados quando precisamos utilizar em outro navegador, computador ou dispositivo. Isso fará com que você evite todo o processo de recuperação de senha ou mesmo que precise solicitar a troca da mesma.

Google Chrome

Nos passos seguintes irei descrever as etapas a serem utilizadas no Navegador Chrome. Primeiramente vá ao menu no canto direito da tela e clique em "Configurações" ou digite na barra de endereços o comando abaixo.

chrome://settings/

Role até encontrar onde diz: "Mostrar configurações avançadas..." e clique para exibir mais opções.


Role a página até encontrar a seção "Senhas e Formulários". Clique em "Gerenciar senhas".


Agora estarão sendo exibidos todos os sites e logins que possuem preenchimento automático de senhas, mas as senhas ainda estarão ocultas. Clique no nome do site que você deseja visualizar a senha e será exibida a opção para mostrá-la.


No Windows 8.1 ainda é exigida a senha de logon do Windows para que a senha seja exibida. Uma camada de segurança adicional. Mas muitas pessoas utilizam senhas fáceis ou não utilizam senha alguma em seus computadores. No entanto, na última vez que fiz o procedimento no Windows 7, não foi solicitada essa senha.

Mozilla Firefox

Nos passos seguintes irei descrever as etapas a serem utilizadas no Navegador Firefox. Primeiramente vá ao menu no canto direito da tela e clique em "Opções".


Clique em "Segurança" e depois em "Senhas memorizadas..."


Agora estarão sendo exibidos todos os sites e logins que possuem preenchimento automático de senhas, mas as senhas ainda estarão ocultas. Clique no botão "Exibir senhas".


Será pedida uma confirmação para exibir as senhas, mas não será exigida nenhuma senha adicional como é no caso do navegador Chrome. Nesse quesito o Chrome mostrou ser um pouco mais seguro que o Firefox.

Internet Explorer

Nos passos seguintes irei descrever as etapas a serem utilizadas no Navegador Internet Explorer. Primeiramente clique no ícone de engrenagem no canto superior direito do navegador e vá em "Opções da internet".


Na guia "Conteúdo" clique em "Configurações" que está na seção "Preenchimento Automático".


Agora clique no botão "Gerenciar Senhas".


Na janela que surgir estarão listados todos os sites que tem o formulário de login e senha configurados para autopreencher essas informações. Escolha o que você quer e clique na seta que aponta para baixo no lado direito.


Agora clique em "Mostrar" e o Internet Explorer irá solicitar a senha de logon do Windows. Como no caso do Navegador Chrome mencionado acima, essa senha de logon só foi solicitada em meus testes no Windows 8.1.

Opera

Nos passos seguintes irei descrever as etapas a serem utilizadas no Navegador Opera. Primeiramente clique no menu do Opera e vá em "Configurações"


No lado esquerdo clique em "Privacidade e segurança" e do lado direito clique em "Gerenciar senhas salvas".


As etapas as seguir são iguais as explicadas acima para o Navegador Chrome. Agora estarão sendo exibidos todos os sites e logins que possuem preenchimento automático de senhas, mas as senhas ainda estarão ocultas. Clique no nome do site que você deseja visualizar a senha e será exibida a opção para mostrá-la. O Navegador opera também solicita a senha de logon do Windows. Testei esse procedimento somente no Windows 8.1, mas acredito que o comportamento no Windows 7 seja o mesmo que o apresentado pelo Chrome, ou seja, não será solicitada a senha de logon nesse sistema.

Mostrei aqui como descobrir quais as senhas que foram utilizadas e gravadas nos formulários dos navegadores mais comumente utilizados. O Navegador mais fácil de se descobrir as senhas é o Firefox. Dos navegadores apresentados nessa publicação é o único que não exige uma senha adicional usada no logon do Windows.

É isso aí e até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.