Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

APP Para identificar e bloquear números telefônicos

O Whoscall é um aplicativo para celular e disponível para IPhone, Android e Windows Phone que identifica vários tipos de números telefônicos previamente e permite bloquear ligações e SMS. Sua base de dados é crescente, alimentada pelos próprios usuários e os números que ele pode identificar vão de empresas que insistem em ligar ou mandar mensagens para vender algo que você não quer, até chamadas fraudulentas como ligações provenientes de presídios. É possível com ele criar sua própria lista de bloqueio e impedir ligações ou mensagens de pessoas inconvenientes. Permite bloquear chamadas de números privados também.

Mobile

OBS: Essa dica irá se basear na versão do aplicativo para celulares com sistema Android e mostrará as funções mais básicas para que você possa bloquear chamadas e SMS.

Para instalar o aplicativo no celular com sistema Android você pode seguir pelo link ou utilizar o código QR abaixo.

Download do Whoscall para Android


Para instalar o aplicativo no celular com Windows Phone é só seguir pelo link ou utilizar o código QR abaixo.

Download do Whoscall para Windows Phone


Para instalar o aplicativo no celular com IOS é só seguir pelo link ou utilizar o código QR abaixo.

Download Whoscall para IPhone


Ao executar o aplicativo você verá que ele identifica os números do seu registro de ligações e SMS recebidos e mostra quais são identificadas como sendo publicidade, de empresas, relacionadas a vendas ou suspeitas de fraude.


Ao tocar no canto direito da linha onde está o número, são abertas opções onde você poderá aplicar o bloqueio.


Ao tentar bloquear um número você deverá informar o motivo escolhendo uma das opções disponíveis.


Depois é só confirmar e o número não poderá mais ligar ou mandar mensagens por SMS.

É possível também escolher o tipo de bloqueio. Caso você queira bloquear somente a chamada ou somente os SMS de um número específico. Para fazer isso toque no ícone do círculo cortado. Lá você verá os números que estão na sua lista negra.


Depois toque no número bloqueado para que apareçam 3 opções. Para modificar o tipo de bloqueio, para ver quais foram as "tags" registradas por outras pessoas para esse número ou para remover o bloqueio.


OBS: Tags são palavras que os próprios usuários utilizam para identificar o número e informar a outros usuários.

Toque em tipo de bloqueio e depois escolha qual você prefere.


Outra coisa possível de fazer é bloquear chamadas sem identificação. Para isso, habilite a função de bloqueio de número privado.


Está disponível também o bloqueio de chamadas internacionais, de um número digitado por você ou escolhido a partir da agenda, do histórico ou de SMS recebidos. Toque em "Adicionar regra de bloqueio" e lá estarão todas essas opções e mais algumas.


Se você receber uma chamada que o Whoscall identificar como registrada no banco de dados do aplicativo como sendo marketing ou fraude, lhe será dada a opção na hora de bloquear definitivamente o número. Se a chamada já estiver na sua lista negra, você receberá uma mensagem do aplicativo informando que você recebeu uma ligação de um número que você bloqueou.

Existem outras publicações aqui com essa mesma temática que talvez possa lhe interessar:


É isso aí e até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.