Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Bloqueando sites e conteúdo impróprio da internet

A internet é com certeza uma fonte enorme de informação gratuita e muito bem vinda. Mas também é cheia de conteúdo inapropriado e que pode ser prejudicial. Seja para menores que estejam acessando sites de conteúdo adulto ou para empresas que possuem empregados que deveriam estar desempenhando alguma tarefa no ambiente de trabalho, mas ao invés disso estão derrubando a produtividade enquanto desperdiçam o tempo nas redes sociais. Algumas vezes é necessário realizar bloqueios que impessam o acesso a esse tipo de material ou permitir que sejam acessados somente em determinado horário quando for viável. Veja nessa publicação um programa que permite fazer isso.

TUTORIAL

Explicarei aqui desde o processo de instalação até as configurações básicas que serão úteis para a maioria dos usuários. Recomendo a leitura completa antes de começar a seguir os passos descritos.

INSTALAÇÃO

Primeiro você precisa se cadastrar gratuitamente para adquirir uma chave de licença que será necessária durante a instalação do programa. Use um e-mail válido para recebê-la.


A licença poderá demorar um pouco para chegar. Verifique sua caixa de spam.

Clique aqui para se cadastrar.

No e-mail além da chave de licença estará também link para que você baixe o instalador do programa. Baixe, inicie a instalação e durante o processo será solicitada a chave.

Apenas como última opção deixo abaixo link para download do instalador do programa. Mesmo assim será necessário cadastro no site para obter a chave de licença gratuita.

Download do K9 Web Protection
Senha para descompactar: lomeutec

Você deverá definir também uma senha para que só você tenha acesso aos recursos administrativos do programa.

IMPORTANTE: Jamais perca essa senha. Ela é o único meio de desbloquear as funções administrativas do programa e também será solicitada caso você deseje desinstalá-lo.

Após a instalação o sistema deverá ser reiniciado. Você não notará nenhuma mudança aparente. O programa ainda precisa ser configurado.

CONFIGURAÇÃO

Execute o programa. Foi criado um atalho para ele no seu computador.

Toda a configuração do programa é feita através de um navegador que esteja instalado no computador.


Clique em "Setup"e será solicitada a senha de administrador. A mesma senha que foi definida durante a instalação do programa.

WEB CATEGORIES TO BLOCK

O K9 Web Protection já vem com uma configuração básica pré-definida e alguns perfis de bloqueio já configurados onde alguns termos já estão bloqueados. No entanto, todos são termos estão em inglês.


Caso queira modificar alguma coisa clique em "Custom" para escolher o que deverá ser bloqueado. Recomendo fazer isso somente se você tiver conhecimento de inglês e de significados de termos utilizados em informática. A configuração padrão do programa já é suficientemente satisfatória, bloqueando inclusive sites falsos e protocolos de compartilhamento P2P utilizados por programas como Emule.

OBS: Para aplicar as alterações você deve sempre clicar em "Save" antes de passar para outra configuração ou sair do programa.

TIME RESTRICTIONS

Essa área serve para definir horários em que os bloqueios definidos no programa serão aplicados. A configuração padrão aqui é irrestrito.


A segunda opção, "NigthGuard", aplica os bloqueios apenas em um horário definido por você.


A terceira opção, "Custom", permite uma configuração ainda mais específica onde se pode determinar não só o horário que será aplicado o bloqueio, mas também os dias da semana. Basta você clicar na célula referente ao dia da semana que estão divididos por colunas e horário que estão divididos por linhas para criar a regra de bloqueio. Se quiser marcar uma área grande é só arrastar o clique do mouse marcando as células referentes aos horários e dias aos quais se desejar aplicar bloqueios. Depois selecione "Block Web Access".


Clique novamente em uma célula marcada para retirar o bloqueio.

WEB SITE EXCEPTIONS

Aqui poderão ser cadastrados endereços de sites que deverão ser bloqueados ou que poderão ser acessados. O programa já realiza o bloqueio automático de uma gama enorme de conteúdo impróprio na internet como sites pornográficos, de conteúdo racista, etc. No entanto, você pode querer realizar o bloqueio de algum site que normalmente não é bloqueado, como redes sociais ou algum blog específico. Poderá também desbloquear algum site ou blog que esteja sendo bloqueado pelo programa, mas que você ainda sim quer permitir o acesso.

Para bloquear o acesso ao Facebook por exemplo, preencha o campo com o endereço do site "www.facebook" no campo "Always Block".


Depois clique o no botão "Add to List".

Teoricamente ao marcar a checkbox "Blacklist Without Password" você autoriza que usuários sem a senha de administrador do programa possam cadastrar endereços de sites para que estes também sejam bloqueados. Digo teoricamente, pois não consegui testar essa função. Aparentemente ela não funciona, mas mesmo sendo possível não recomendo utilizá-la, pois o usuário poderá bloquear o acesso a um site, mas imagino que não poderá reverter essa ação. É de se esperar que somente o administrador possa desfazer o bloqueio.

O procedimento para permitir o acesso a um site que esteja sendo boqueado é praticamente igual, sendo necessário colocar o endereço no campo "Always Allow".

BLOCKING EFFECTS

Essa área do programa permite configurar se aparecerão avisos visuais e/ou sonoros caso haja tentativa de acesso a algum conteúdo bloqueado.


Permite também aplicar uma punição no usuário que insiste em tentar acessar conteúdo proibido. É possível determinar que após um certo número de tetantivas do usuário de acessar conteúdo bloqueado que ele fique por determinado tempo sem conexão com a internet. Para isso marque a checkbox "Enable Time Out" e configure o número de tentativas permitidas até o bloqueio. Depois configure a janela de tempo em que essa tentativas devem ser monitoradas e por último configure o tempo que a pessoa ficará sem internet.


No exemplo acima eu configurei para que após 5 tentativas de acesso a conteúdo proibido em menos de 10 minutos o usuário perca sua conexão com a internet por 15 minutos.

Nesse exemplo eu exagerei na rigidez da regra. Tenha em mente por exemplo, que caso você deseje bloquear o acesso ao Facebook que muito sites utilizam API's em suas páginas como botães de compartilhamento e curtir e que o programa conta como tentativa de acesso não autorizado. Portanto, recomendo utilizar essa regra em casos muito extremos. A configuração padrão do programa é muito eficiente.

URL KEYWORD

Possui praticamente a mesma função do "Web Site Exceptions". A diferença é que aqui só é necessário cadastrar termos para bloquear páginas com conteúdo que você possa julgar inadequado e não somente o endereço de um site especíco. É por sua vez, muito mais abrangente e fácil de configurar.

Novamente utilizo como exemplo o Facebook. Caso eu não tivesse configurado o bloqueio desse site em "Web Site Exceptions" poderia fazer isso agora apenas adicionando a palavra "Facebook" em "Keyword to Add" e clicando em "Add to List".


Ao tentar acessar um conteúdo que possua o termo proibido, surgirá uma página informando do bloqueio e perguntado se esse bloqueio deve ser desativado por determinado tempo. No entanto, só quem possui a senha de administrador do programa poderá liberar o acesso.


Se a checkbox "Hide Keyword" nas opções do programa estiver marcada, o usuário não conseguirá saber qual é a palavra que provocou o bloqueio.

SAFE SEARCH

Aqui é que se configura para que surjam resultados seguros nas pesquisas. Evitando assim que praticamente todos os sites de conteúdos impróprios sejam listados.


Não há necessidade de alterar nenhuma configuração aqui. Mas se mesmo assim você não quiser que a sua pesquisa seja redirecionada para o K9 Web Protection é só desmarcar a primeira opção e ainda sim só aparecerão resultados seguros.

OTHER SETTINGS

Recomendo não mexer em nada aqui. Deixe tudo como está.

PASSWORD/EMAIL

Área do programa que permite alterar a senha de administrador e o e-mail.

K9 UPDATE

Essa opção é para atualizar o programa caso seja necessário.

VIEW INTERNET ACTIVITY


Essa opção serve para visualizar o histórico de páginas e palavras que foram bloqueadas.


O K9 Web Protection é uma ferramenta excelente e oferece muitos recursos mesmo sendo gratuita. Dentre as alternativas que eu testei, foi a única que realmente cumpriu o que prometia. Aplica bloqueio independente do navegador utilizado pelo usuário.

Se seu objetivo é impedir menores que estejam sobre a sua tutela de acessarem conteúdos ponográficos e impróprios, é necessário que além de aplicar os devidos bloqueios que se mantenha vigilância. Pois tudo em informática pode ser burlado mesmo que seja muito difícil de se descobrir como. Eu mesmo não descobri como burlar o programa em meus testes e por isso recomendo o uso. Tenha em mente que os jovens já nasceram familiarizados com a tecnologia, o uso de computadores e possuem grande facilidade nessa área. Apesar do K9 Web Protection ter se mostrar muito eficiente, nada é mais eficiente que o olhar atento dos pais.

Pontos positivos:

  • Permite aplicar bloqueios de maneira silenciosa;
  • Trabalha aplicando bloqueio seja qual for o navegador;
  • Totalmente gratuito;

Pontos Negativos:

  • Deveria ter uma opção de interface simples para o usuário comum;
  • Totalmente em inglês sem opção de tradução;


É isso aí e até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.