Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Tutorial básico Evolve - Substituto para o Hamachi

Depois que o Hamachi deixou de ser gratuito, muitos jogadores que o utilizavam para criar uma rede Lan virtual ficaram órfãos. Existem alternativas, mas a maioria é complicada de se configurar. Entre as opções que podem ser encontradas na internet está o Evolve. Trata-se de uma plataforma gratuita que disponibiliza alguns recursos e que se assemelham aos oferecidos pelo cliente da STEAM. Ao mesmo tempo possibilita criar uma rede virtual para jogar em modo Lan permitindo o multiplayer de jogos sendo eles originais ou não.

Game

Tentei resumir ao máximo e focar nas funções principais do Evolve para que se consiga jogar sem perder muito tempo na configuração do programa. Assim, você poderá explorá-lo depois e descobrir os demais recursos que ele oferece.

INSTALAÇÃO

A instalação do Evolve é simples e é como qualquer programa. Você terá que baixar o instalador no site do desenvolvedor. O link segue abaixo.

Link de download do instalador do Evolve.

Execute, instale e ao final você verá uma tela solicitando Nickname e Password. Você ainda não os tem por isso clique no botão "Register" e será aberta outra janela onde você poderá preencher esses dados para criar uma conta no Evolve.


Escolha bem seu Nickname, pois ele não poderá ser mudado. Deverá ter de 3 a 32 caracteres e a senha deve ter no mínimo 8 caracteres. Pressione o botão "Register" e depois faça o logon na sua conta recém criada. O programa pode demorar nesse processo. Isso é normal. Aqui tive que aguardar 3 minutos para logar.

CONFIGURAÇÃO BÁSICA

Clique no botão "EVOLVE" e depois vá em "Preferences..".


Aqui vai uma recomendação. Desmarque a checkbox destacada na imagem abaixo para que cliente do Evolve não inicie junto com o Windows. As outras opções dessa aba podem ficar como estão.


HABILITANDO O ADAPTADOR VIRTUAL

Na aba "Features" existem opções que não estarão disponíveis para usuários do Windows XP. Isso é normal. Alguns recursos só são suportados por versões posteriores do Windows. Mas o mais importante nesta aba é marcar a opção "Party System". Faça isso para instalar um adaptador de rede virtual que lhe permitirá jogar em modo Lan.


Ao marcar essa caixa será iniciada a instalação do adaptador de rede virtual. Confirme autorizando a instalação do dispositivo.


Esse processo também pode demorar um pouco. Aguarde.

CONFIGURANDO RECURSOS DA INTERFACE DO CLIENTE

Na guia "Overlay" é possível configurar a tecla de atalho que servirá para abrir a interface do Evolve durante o jogo assim como acontece na STEAM e na Origin. Para isso a opção "Game Overlay" tem que estar marcada na guia "Features". Habilitando essa função, estarão disponíveis através do uso da interface do Evolve recursos como Chat de texto, lista de amigos, botão para tirar print, botão para iniciar uma gravação de vídeo, botão para transmitir o jogo via streaming, etc.


Clique no botão "Edit" e defina as teclas de atalho da sua preferência. No meu caso, eu utilizo as mesmas da STEAM. "Shift + Tab".

Nas guias "Parties", "Media" e "Broadingcast" é possível configurar teclas de atalho para comunicação por voz, gravação de vídeo, captura de imagem, transmissão streaming, vincular uma conta do "Twitch" bem como escolher os dispositivos de captura e saída de áudio.


Na guia "Chat" você pode marcar a opção "Enable auto away". Assim, se você se afastar por mais de 10 minutos do computador o seu status irá mudar para ausente. Na guia "Account" é possível vincular o Evolve a outras contas para que você possa importar sua lista de amigos em outros serviços em que você esteja cadastrado.

ATIVANDO A CONTA NO EVOLVE

Depois de registrar seu nickname e password será necessário ativar a sua conta no Evolve. Para isso você deverá acessar o site e logar na sua conta.

Link para o site do Evolve.

Use o mesmo nickname e password que você usou no programa para logar no site e ao acessar você verá uma tarja vermelha com um mensagem em inglês informando que você precisa ativar a sua conta. Clique nessa tarja e será aberta uma janela onde você deverá colocar um endereço de e-mail válido.


Depois abra o seu e-mail e verifique se há qualquer mensagem do site do Evolve com um link para confirmar a sua conta. Se não estiver na sua caixa de entrada verifique a caixa de spam.

ADICIONANDO AMIGOS NO EVOLVE

Existem basicamente duas maneiras para fazer isso.

OPÇÃO 1

Isso pode ser feito vinculando o Evolve com algum outro serviço de mensagens instantâneas ou até mesmo importando contatos da sua conta na STEAM.

Para isso vá até a guia "Accounts" clique no botão "Link"e faça logon em algum serviço que você tenha e que queira importar contatos.


OPÇÃO 2

Clique em "Friends" no cliente "Evolve" e depois em "Add Friend...".


Aparecerá uma janela para você preencher com o nickname que seu amigo usa. Preencha e clique no botão "Send Invite". Um convite será enviado para o e-mail do seu amigo e ele precisará confirmar. Certifique-se que digitou corretamente o nickname do seu amigo. Maiúsculas e minúsculas podem fazer diferença. A confirmação de amizade será completada dentro da conta no site do Evolve ou no próprio cliente.


COMO JOGAR USANDO O EVOLVE

Você pode entrar em um jogo que já tenha uma "party" disponível ou criar a sua própria "party".

ENTRANDO EM UM JOGO MULTIPLAYER

Clique no menu "EVOLVE" e clique em "Home". Abrirá uma janela com várias guias. Clique na guia "Multiplayer" e procure pelo jogo que você quer. Você pode fazer isso rolando a barra de rolagem ou digitando o nome no jogo no campo de pesquisa no canto inferior direito. Quando encontrar o jogo clique no botão "Find Match".


Ao fazer isso o Evolve procurará por uma partida disponível e irá lhe avisar quando encontrar.


Clicando em "Accept" a janela da "party" será aberta e lá você poderá interagir com outros jogadores. Agora é só abrir o jogo e procurar por partidas Lan disponíveis no lob. Em alguns casos, como é o caso do jogo Minecraf, o lob não consegue localizar uma partida lan disponível. Nesse caso você deve identificar o criador da "party" e copiar o endereço de IP que ele está usando.


Use o IP para tentar conectar-se diretamente.


CRIANDO UM JOGO MULTIPLAYER

Para "Hostear" um jogo clique no menu "EVOLVE" e depois em "Create Party...". Uma janela será aberta praticamente igual a janela que você vê quando entra numa "Party". Só que essa possui algumas configurações que podem ser ajustadas. Clique no ícone de engrenagem. Na janela de configuração da "Party" você pode definir no primeiro campo de texto um nome para a sua "party" e no segundo campo de texto o nome do jogo. O Evolve reconhece muitos jogos e lista conforme você vai digitando corretamente no nome. Essas são configurações opcionais, mas dá uma personalizada legal na sua "party" colocando o ícone e algumas informações extras sobre o jogo. Ainda existe a possibilidade definir se será uma partida publica ou privada. Na imagem abaixo você vê um resumo de tudo que foi dito nesse parágrafo.



Há ainda a possibilidade de se configurar o número mínimo e máximo de jogadores. Para isso o jogo tem que ser reconhecido pelo Evolve quando você digitar o nome dele no campo de texto "Game" dentro das configurações da "Party". Depois de digitar o nome do jogo, aparecerá outra guia com o nome de "Matchmaking" onde estarão disponíveis essas configurações.


Para convidar um amigo para a sua "Party" clique no botão "Send Party Invite" uma janela irá se abrir para que você digite o nome do amigo que quer convidar.


Uma dica aqui é para que você digite devagar o nome do seu amigo para que o Evolve auto-complete este campo. Depois é só pressionar "Invite" e aguardar que seu amigo aceite o convite.

Não é necessária nenhuma configuração a mais no Evolve. Abra seu jogo e crie uma partida "multiplayer" em modo lan.

Para excluir uma "Party" saia dela depois clique com o botão direito do mouse sobre o nome da "Party" no cliente do Evolve e escolha a opção "Delete".
___________________________________

PONTOS POSITIVOS DO EVOLVE

É um programa bastante completo. Com ele é possível além de criar um adaptador virtual para jogar em modo lan, gravar vídeos, fazer "streaming" ou assistir "streaming" de outros players, conversar por chat de texto ou voz mesmo que o jogo não possua essa opção. Definir um ambiente privado para partidas somente com amigos. Mostra informações sobre o jogo. Permite acompanhar as atividades dos seus amigos. Reconhece uma lista bem grande de jogos. Permite jogar praticamente qualquer jogo em modo lan, seja ele original ou não, desde que o jogo possua suporte para partidas "multiplayers online".

PONTOS NEGATIVOS DO EVOLVE

Pode representar uma dificuldade grande para um novato aprender a configurar até mesmo as opções mais básicas do programa por possuir uma variedade muito grande de recursos. Não instala por padrão o adaptador de rede virtual, sendo necessário entrar nas opções do programa para habilitá-lo ou instalá-lo no momento de entrar em uma "party". Não possui tradução para o português. Embora acredite que isso não seja uma dificuldade muito grande para os "gamers'.
___________________________________

O propósito dessa publicação foi mostrar o básico do programa para que seja possível para qualquer um iniciar uma partida multiplayer. Existem outras opções que ficarão muito mais fáceis de serem descobertas após a leitura completa desse tutorial.

O Evolve possui um fórum em inglês para quem quiser se aprofundar ou tirar outros tipos de dúvidas. O link está abaixo

Fórum do Evolve

É isso aí e até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.