Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Como impedir o Modo Leitura do Firefox no Blogger

Muitos de nós que possuímos blogs e sites os temos como fonte de renda. A publicidade vista em banners, links patrocinados e etc é que provém essa renda. A TV aberta que você assiste, a Rádio da sua cidade que você ouve no carro, não sobrevivem sem propaganda. Da mesma forma são os sites e blogs. Existem recursos que alguns usuários utilizam que é praticamente uma sabotagem para produtores de conteúdo online que necessitam do dinheiro ganho com a propaganda. É o caso do AdBock e agora, mais recentemente, o Modo Leitura do Firefox. Esses dias tenho percebido uma queda de mais de 60% do rendimento que o LTI normalmente consegue. A princípio achei que fossem as mudanças de políticas do Google onde novas regras se aplicam e favorecem sites melhores adaptados responsivamente. No entanto, mesmo depois de providenciar os ajustes os rendimentos continuavam caindo. Até que para a minha surpresa, ao abrir o meu blog utilizando o Firefox, navegador que não costumo usar, me deparo com um ícone ao lado do endereço da página. Ao clicar, descobri a causa. O Modo leitura do Firefox simplesmente esconde tudo da página deixando somente o texto. Para o usuário pode ser uma maravilha, mas para quem necessita do rendimento provido pelas publicidades é desastroso.

Blogueiro

O método que vou demonstrar nessa postagem eu mesmo desenvolvi e impede que o conteúdo do seu blog da plataforma Blogger seja visualizado no Modo Leitura do Firefox.

Alguns trechos de códigos podem sofrer algumas variações dependendo do template que você usa no seu blog, mas de modo geral, a idéia que irei apresentar é fácilmente adaptável aos vários tipos de códigos, bastando atenção ao implementar.

Precisaremos editar o código do blog e o primeiro procedimento antes de qualquer edição é sempre o Backup. Assim, se algo não sair como o esperado poderemos reverter as ações.

Feito o backup abra a parte de edição de códigos do blog e procure pelo trecho de código que está abaixo:

<div class='post-body'>

Dica: Para pesquisar com rapidez clique em qualquer lugar dentro do editor de códigos e pressione as teclas "CRTL+F" para abrir a caixa de pesquisa.

Esse código deve estar próximo de seguinte trecho de código:

<div class='post-header-line-1'/>

Observe bem se é o trecho de código correto, pois podem haver outros iguais em locais diferentes, mas apenas o que está próximo de <div class='post-header-line-1'/> é que nos interessa. Veja na imagem abaixo.


Se você não conseguir encontrar com o termo descrito acima modifique-o um pouco. Pesquise só por "post-body" sem colocar aspas, por exemplo.

No lado esquerdo do editor de códigos existem números que indicam em que linha o código está.

No meu, o código <div class='post-body'> está na linha 3266. No seu código será em outra linha.

Clique no número que representa a linha onde está o código <div class='post-body'> e ele irá colapsar inteiro em uma única linha. Veja na imagem abaixo:


Agora coloque o código abaixo antes de <div class='post-body'>...</div>:

<div id='moz-reader-content'>

E coloque o código abaixo depois de <div class='post-body'>...</div>:

</div>

Salve seu template e depois pesquise no código pelo trecho de código abaixo:

]]></b:skin>

Abaixo dele coloque o seguinte código:

<style type='text/css'>
          #moz-reader-content {}
</style>

Novamente salve seu template e teste. Isso deve bloquear a exibição do texto quando ativado o Modo Leitura do Firefox. Se você tiver algum entendimento mais aprofundado sobre CSS e de edição de códigos do Blogger poderá a partir daí fazer outras implementações, mas por hora, só isso só basta.

Em outra publicação demonstro como impedir que sua página abra caso o visitante esteja usando o AdBlock. Nesse caso irá aparecer uma mensagem na tela solicitando que desative o plugin. Deixo o link abaixo:

COMO IMPEDIR O BLOQUEIO DE ANÚNCIOS NO BLOGGER

É isso aí e até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.