Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Dicas de uso e configurações finais do Motrix

As explicações apresentadas aqui darão continuidade a publicação Controle o PC por voz - Instalação e ajuste do Motrix e encerrarão o assunto. Aqui darei explicações de como corrigir alguns problemas de incompatibilidade que possa estar ocorrendo com o sistema, automatizar a abertura do programa no início do Windows e fornecer alguns comandos para ajudar na utilização básica do Motrix.

ACESSIBILIDADE

Recomendo que leia antes a publicação anterior sobre o Motrix e que também leia esta aqui por completo antes de iniciar qualquer procedimento. Essa postagem tem como foco resolver alguns problemas que podem ocorrer com o Motrix ao ser utilizado. Serão apresentados alguns comandos básicos que irão ajudar no uso do programa. Os testes feitos com esse programa para essa publicação foram realizados no Windows 8.1 de 64 bits.

MICROFONE RECONFIGURA A SENSIBILIDADE SOZINHO

Primeiro vamos resolver um problema que pode acontecer e que impede o uso do Motrix.

Há algumas situações em que a sensibilidade do microfone oscila. Na maioria das vezes isso ocorre porque algum programa está interferindo nas configurações do seu dispositivo de captura. Para resolver isso é necessário que primeiramente você consiga identificar a anomalia que pode estar causando esse incomodo. Somente após isso, será possível determinar a solução, que pode ser ajustar alguma configuração no programa causador do problema ou até mesmo mantê-lo fechado.

Comece identificando quais são os programas que normalmente utilizam ou que permitem utilizar seu microfone. Um exemplo é o Skype.

Quando em execução, o Skype controla as configurações do seu microfone e isso pode causar problemas para usuários do Motrix. Nesse caso, para resolver isso você deve abrir o Skype, clicar no menu "Ferramentas" e ir em "Opções". Em "Configurações de áudio" deve-se desmarcar a opção "Ajustar configurações de microfone automaticamente" e mantenha o volume no máximo.


Se o problema persistir é possível que outro programa também esteja modificando as configurações do seu microfone. Tente identificá-lo.

Configurar o Motrix para utilizar um tipo de microfone e depois utilizar outro tipo também causa problemas. Nesse caso é necessário desinstalar e reinstalar o Motrix refazendo as configurações para ajustá-lo ao novo tipo de microfone.

INICIANDO O MOTRIX JUNTO COM O SISTEMA

Ao dar duplo clique no atalho do Motrix pode surgir a seguinte mensagem de erro.


Ao ir clicando em "OK" várias janelas como essa vão surgindo até que por fim o programa abre, mas não carrega o perfil.

Isso acontece por causa do "Controle de Contas de Usuários" presente no sistemas da Microsoft desde o Windows Vista. Uma solução paliativa seria executar o programa em modo administrador ou configurá-lo para executar em modo de compatibilidade com Windows XP SP3. Essas duas soluções não são viáveis, pois não conseguiríamos fazer com que o Motrix executasse ao iniciar o sistema. E sempre que precisássemos abrir o programa, teríamos que fazer isso utilizando o mouse ou o teclado normalmente. E isso tira todo o propósito do programa, já que ele foi desenvolvido para tornar mais independente pessoas com dificuldades motoras que não conseguem utilizar o mouse e o teclado.

1ª ETAPA

Para resolver esse problema veja a publicação que está no linK abaixo. Se você não está enfrentado esse tipo de situação, pode ignorar essas instruções e seguir adiante para a 2ª etapa. Clique no link abaixo.

DESATIVANDO COMPLETAMENTE O UAC DO WINDOWS

Sendo ou não necessário executar esse procedimento, ainda teremos que realizar uma configuração para que o programa execute ao iniciar o Windows.

2ª ETAPA

Deixarei abaixo o link para outra postagem aqui no LTI onde demonstro dois métodos para fazer com que programas executem junto com o logon do Windows. Se você utiliza Windows XP o 1º método apresentado será suficiente. Em outras versões do Windows é necessário utilizar o 2º método devido ao sistema de "Controle de Contas de Usuários". Clique no link abaixo.

INICIANDO PROGRAMAS JUNTO COM O WINDOWS

Ao fazer com que o programa execute ao logar no Windows, você poderá controlar as funções do mouse e teclado apenas com a voz.

DICAS DE USO

Para começar a utilizar o Motrix você precisará conhecer alguns comandos básicos. Dizendo "Please helpe me" o programa abre uma pequena lista dos comandos mais comuns.


Recomendo que esses comandos sejam decorados. Mantenha-os anotados próximo a você para que possa consultá-los sempre. Veja abaixo alguns desses comandos:

COMANDOS BÁSICOS DO MOUSE

GO UP ►  Inicia a movimentação da seta do mouse para cima.
GO DOWN ► Inicia a movimentação da seta do mouse para baixo.
GO LEFT ► Inicia a movimentação da seta do mouse para esquerda.
GO RIGHT ► Inicia a movimentação da seta do mouse para direita.

RUNNING ► Acelera a movimentação da seta do mouse.
SLOWER ► Desacelera a movimentação da seta do mouse.

STOP ► Interrompe a movimentação da seta do mouse.

PRESS ► Executa a alção de clique único com o botão esquerdo do mouse.
DOUBLE PRESS ► Executa a ação de duplo clique com o botão esquerdo do mouse.
RIGHT PRESS ► Executa a ação de clique único com o botão direito do mouse.

BEGIN DRAGGING ► Inicia ação de clique do botão esquerdo pressionado. Serve para arrastar itens como ícones e arquivos.
END DRAGGING ► Finaliza ação do botão esquerdo pressionado. Serve para liberar itens arrastados como ícones e arquivos.

COMANDOS BÁSICOS DE NAVEGAÇÃO

START MENU ► Abre o menu Iniciar do Windows.
WINDOWS EXPLORER ► Abre o Windows Explorer, onde você poderá encontrar seus arquivos.

WINDOW MENU ► Abre os menus de uma janela ativa.
MINIMIZE WINDOW ► Minimiza uma janela ativa.
MAXIMIZE WINDOW ► Maximiza uma janela ativa.
NORMAL WINDOW ► Restaura uma janela ao seu tamanho natural.
CLOSE WINDOW ► Fecha uma janela ativa.

NEXT FIELD ► Executa a mesma função atribuída a tecla "TAB" em formulários. Avança um campo.
BACK FIELD ► Executa a mesma função atribuída a tecla "SHIFT + TAB" em formulários. Recua um campo.
ENTER ► Executa a ação correspondente a tecla ENTER.

ABORT THIS PROGRAM ► Força o encerramento de programas. Usado em caso de travamentos onde o comando "CLOSE WINDOW" não funciona.

COMANDOS BÁSICOS DE TEXTO

O Motrix permite que você escreva textos apenas por comandos de voz. No entanto as palavras devem ser soletradas e para isso deve-se usar o alfabeto fonético internacional que é muito utilizado em aviação.


Acima é apresentada uma imagem com o alfabeto e a pronúncia onde a sílaba mais forte está sublinhada.

Alpha, Bravo, Charlie, Delta, Echo, Foxtrot, Golf, Hotel, India, Juliet, Kilo, Lima, Mike, November, Oscar, Papa, Quebec, Romeo, Sierra, Tango, Uniform, Victor, Whiskey, Xray, Yankee, Zulu.

Para começar a soletrar você deve dizer o comando "SPELL" e para terminar deve dizer o comando "END SPELL". Veja abaixo outros comandos.

COMMA ► Insere uma vírgula.
POINT ► Insere um ponto final.
EXCLAMATION ► Insere um ponto de exclamação.
INTERROGATION ► Insere um ponto de interrogação.
BACKSPACE ► Apaga a letra anterior.
SPACE ► Insere um espaço.

SOLETRANDO NUMERAIS:

NUMBER ONE ► Insere o número 1.
NUMBER TWO ► Insere o número 2.
NUMBER THREE ► Insere o número 3.
NUMBER FOUR ► Insere o número 4.
NUMBER FIVE ► Insere o número 5.
NUMBER SIX ► Insere o número 6.
NUMBER SEVEN ► Insere o número 7.
NUMBER EIGTH ► Insere o número 8.
NUMBER NINE ► Insere o número 9.
NUMBER ZERO ► Insere o número 0.

É possível consultar uma lista mais completa e simplificada dos comandos clicando aqui. No entanto, para que você consiga utilizar plenamente o Motrix, é altamente recomendado ler o manual. Lá você conhecerá mais profundamente o programa e poderá consultar mais comandos e como eles funcionam. Verá que é possível até criar comandos novos.

Manual de operação do Motrix

Essa com certeza foi de longe a publicação mais complicada que já fiz no LTI. Isso faz perceber o quanto é difícil para pessoas com dificuldades motoras participarem de atividades que envolvem o uso do computador. Geralmente os softwares são em inglês, complicados, exigem muita configuração e alguns até certo nível técnico. Espero que o projeto Motrix continue avançando e se torne um software atualizado, fácil, em português e que sua divulgação alcance a todos que precisam.

Clique aqui para baixar o Motrix.

Dúvidas sobre o projeto Motrix devem ser encaminhadas para José Antonio Borges no email antonio2@nce.ufrj.br

É isso aí e até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.