Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Iniciando programas junto com o Windows

Veja dois métodos para fazer com que programas sejam executados ao iniciar o Windows. Útil em alguns casos, mas procedimento que deve ser utilizado com moderação, pois quanto mais programas houverem na inicialização do Windows, mais tempo levará para que o sistema seja carregado. Apesar de muitos já conhecerem o que será descrito a seguir, sempre haverão pessoas que desconhecem aquilo que outros podem julgar corriqueiro ou simples. Essa publicação servirá para complementar demais artigos aqui no LTI.

WINDOWS

Não é necessário executar os dois métodos, apenas escolha um que achar melhor.

1º Método:

Esse com certeza é o mais simples de todos.

Abra o comando "Executar" do seu Windows. No Windows XP ele é encontrado no menu "Iniciar", no Windows 7 basta digitar "Executar" na caixa de pesquisa de programas e no Windows 8.1 você deve clicar com o botão direito do mouse sobre o botão do Windows. Ou simplesmente pressione as teclas de atalho "Win+R". A tecla Win é essa com o logo da Microsoft.


Com a caixa de comandos aberta copie e cole o código abaixo:

%AppData%\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Startup

Ficando como na imagem abaixo:


Será aberta uma pasta. Copie o atalho do programa para esta pasta ou clique com o botão direito do mouse dentro da pasta e crie um novo atalho.


Na janela que irá aparecer você deverá indicar o executável do programa. Provavelmente o programa estará em uma pasta dentro da pasta indicada abaixo, pois é o local padrão de instalação de arquivos de programas no Windows.

C:\Program Files (x86)\

Podem haver casos em que o executável do programa estará em outro local. Isso acontece quando o programa é muito antigo ou quando o próprio usuário modifica a o caminho da pasta de instalação. Mas normalmente fica como no exemplo abaixo, onde crio um atalho para o programa Motrix.


Clique em "Avançar" e dê um nome para o atalho na próxima janela e pronto.

2º Método:

Esse já é um pouco mais complicado e exige alteração no registro do sistema.

OBSExecutar alterações no registro do Windows exige atenção e cuidado. Alterações erradas podem tornar o sistema inutilizável. 

Execute o "Regedit" como adminstrador clicando com o botão direito sobre o ícone e escolhendo a opção.


Navegue entre as pastas do "Regedit" até o caminho descrito abaixo conforme a sua necessidade.

Para executar um programa somente para o usuário que está atualmente logado vá até:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run

Para executar um programa somente uma vez e para o usuário que está atualmente logado vá até:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\RunOnce

Para executar um programa para qualquer usuário que logar na máquina vá até:

HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run

Para executar o programa somente uma vez para qualquer usuário que logar na máquina vá até:

HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\RunOnce

Se você não sabe qual escolher recomendo usar a primeira opção. Seja como for, escolha fazer alteração que será explicada a seguir em somente em uma. Não é necessário alterar todas.

Clique com o botão direito no lado direito do editor de registros e escolha "Valor da Cadeia de Caracteres". Se você ainda usa Windows XP a opção será "Valor da Sequência"


Dê um nome. No meu caso continuarei usando como exemplo o programa Motrix que tenho instalado. No seu caso dê o nome que achar melhor. De preferência o mesmo nome do programa para ficar fácil a identificação.

Depois dê um duplo clique rápido sobre o valor criado e digite o caminho completo do programa que se quer iniciar junto com o Windows.


Feita essa alteração feche o "Regedit" e reinicie o sistema. Isso deve resolver.

Para reverter é só apagar o Valor que você criou. Cuidado para não apagar nada além disso. Apagar algo errado dentro do editor de registros pode impedir que seu Windows funcione.

Em alguns casos específicos esses procedimentos podem não funcionar. Isso costuma acontecer com programas que exigem usuário administrador ou modo de compatibilidade para serem executados. Nesse caso você ainda terá que executar mais um procedimento que explico na publicação "Desativando completamente o UAC do Windows".

É isso aí e até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.