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Corrigindo o erro ao instalar o update KB3081424

O Windows 10 após uma semana de lançamento recebeu sua primeira grande atualização que possui pouco mais de 300 MB. Algo totalmente normal para um sistema tão novo. No entanto, alguns computadores estão apresentando problemas para instalá-la. Durante o processo o Windows reinicia várias vezes, informa que não foi possível concluir e reverte a operação. No entanto, a atualização é reagendada pelo sistema para que o Windows tente instalá-la novamente. Isso causa transtorno, pois toda vez que em que é dado um comando para reiniciar o computador o Windows inicia novamente a instalação do update que novamente falha. Até o momento a Microsoft desconhece o motivo desse erro e ainda estuda o problema.

TÉCNICO

No entanto, na maioria dos casos é simples resolver esse problema. Faça o download manual do Update e instale. Abaixo estão os links do update para a versão de 64 bits e 32 bits.

Download update KB3081424 para 64 bits

Download update KB3081424 para 32 bits

Para casos em que baixar a atualização e instalar manualmente não resolve existe outra opção, mas muito mais complexa e exige cuidado.

Você precisará editar o registro do sistema. Digite "Regedit" na barra de pesquisa e clique para abrir o editor de registros do Windows. Depois navegue até a chave descrita abaixo:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\ProfileList

OBS: Não prossiga sem antes fazer o backup do registro, sem criar um ponto de restauração do sistema e principalmente sem ler e entender primeiro o que é descrito. As explicações a seguir exigem mais que conhecimento básico e não devem ser seguidas sem total entendimento. Faça por sua conta e risco. Os procedimentos a seguir são arriscados, pois são baseados em tentativa e erro.

Clique com o botão direito sobre a chave de registro e escolha a opção "Exportar".


Aparecerá uma janela para você salvar uma cópia dessa "Chave". Dê um nome e salve em um local fácil de localizar. Ela poderá ser a nossa salvação caso algo dê errado daqui para frente. O arquivo salvo terá a extensão ".reg".

Voltando ao editor de registros do Windows veja que dentro da "Chave" "ProfileList" existem outras chaves com nomes como por exemplo "S-1-5-18" ou algo parecido com isso.


OBS: As chaves as quais me refiro são representadas por pastas.

Ao clicar em uma delas você verá no lado direito outros valores. Procure por "ProfileImagePath" e dê um duplo clique. Lá estará a informação do caminho do perfil de usuário no seu computador.


Alguns programas e também o próprio sistema criam perfis no seu computador e é muito provavelmente um desses perfis criados por programas que estejam causando problemas durante a instalação do update. Isso acontece normalmente durante a transição entre um sistema antigo para um mais novo. Como no caso do upgrade realizado do Windows 7 ou 8 para o Windows 10.

Então nós teremos que identificar um perfil problemático e deletar a chave que o representa, mas preste muita atenção agora.

Crie um ponto de restauração do sistema. Não continue sem fazer isso.

Observe o caminho que aparece. Se o caminho exibido representar o perfil de uma conta de usuário que realiza logon no seu computador, como a sua própria ou de outra pessoa com quem você compartilha a máquina, não mexa nessa chave. Veja um exemplo de uma chave que não poderá ser apagada:


O caminho do "ProfileImagePath" mostrado na imagem acima aponta para o perfil de usuário que uso no meu computador. Você deverá saber identificar o seu e dos demais usuários, se houverem, que possuem login no seu computador e não apagá-los. Se o caminho apontar para uma pasta do sistema então você não poderá apagar essa "Chave" também. Um exemplo de "Chave" que não poderá ser apagada pode ser vista na terceira imagem desse post. Não apague por exemplo "ProfileImagePath" que aponte para:

%systemroot%\system32\config\systemprofile
C:\Windows\ServiceProfiles\LocalService
C:\Windows\ServiceProfiles\NetworkService

Identifique uma "Chave" que possua um "ProfileImagePath" com caminho que aponta para um perfil que não é de nenhum usuário que faça logon nesse computador. Apague essa chave, mas somente uma, mesmo que você identifique mais. Devemos realizar esse processo em etapas. Apagamos uma "Chave" que suspeitamos estar causando o problema e reiniciamos o computador.

Uma "Chave" problemática apontará para algum perfil em "C:\Users\"

Se você não conseguiu identificar nenhuma "Chave" que não seja de um perfil de usuário que faça logon no computador e nem que não seja de sistema, então nesse caso é melhor parar por aqui e não fazer nada. Aguarde uma solução da Microsoft. Continuar poderia tornar as coisas muito piores.

Após reiniciar veja se não houve problemas e tente instalar o update. O update foi instalado? Se a resposta é não então restaure o backup do registro dando duplo clique no arquivo com extensão ".reg" reabra o "Regedit" e  apague outra chave suspeita. Repita o processo. Novamente verifique se o problema foi solucionado e se não foi restaure o backup do registro e assim por diante até que o problema seja  resolvido.

Se após tudo isso e ainda sim não obteve sucesso é possível tomar uma atitude ainda mais drástica e arriscada. Apague uma "Chave" suspeita, reinicie e não restaure o backup do registro. Abra novamente o "Regedit" e apague outra "Chave" suspeita. Você já terá apagado duas chaves suspeitas. Reinicie e verifique se não houve problemas e tente uma nova instalação do update. Se não houve problemas, mas o update também não foi instalado vá e apague outra chave suspeita. Repita esse processo. Se nada funcionar, restaure o backup do registro e aguarde uma solução da Microsoft.

Se mesmo com todas as recomendações algo deu muito errado, então use a restauração do sistema. Talvez seja preciso reiniciar com as opções de recuperação avançada. Para isso segure a tecla "Shift" ao pressionar o botão de reinicio do sistema.

É isso aí e até a próxima. ;-)