Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Forçar o upgrade do Windows 8.1 para o Windows 10

Se você fez sua reserva para o Windows 10, mas a Microsoft te colocou na fila de espera, veja nessa publicação como furar essa fila. Todos os passos devem ser rigorosamente executados da forma como será explicado e na mesma ordem. Para casos em que ocorrem problemas com o Windows Update também irei demonstrar como corrigir. Depois de iniciado o download você deverá aguardar até a conclusão do mesmo não podendo assim interromper o upgrade de nenhuma forma, seja desligando ou reiniciando o computador ou terá que repetir todo o processo.

TÉCNICO

Veja a postagem BAIXAR E CRIAR MÍDIA DE INSTALAÇÃO DO WINDOWS 10 com esse tema atualizado.

Os procedimentos descritos irão forçar o update fazendo com que ele baixe o Windows 10 para instalação posterior em um computador executando o Windows 8.1. Leia atentamente toda a publicação antes de começar.

OBS: Para que as etapas descritas a seguir funcionem é necessário que você já tenha feito a sua reserva para o update do Windows 10 clicando no ícone que apareceu no canto direito próximo ao relógio do sistema. Se você não fez sua reserva esses procedimentos muito provavelmente não irão funcionar.


Antes de qualquer coisa você deve fazer um backup dos seus arquivos. A própria Microsoft recomenda isso antes de executar a atualização para o Windows 10. Todos os procedimentos demonstrados aqui foram testados em computadores executando Windows 8.1 de 64 bits e de 32 bits também. Demais versões não foram testadas. Faça por sua própria conta e risco.

Após realizar o backup dos seus arquivos vá até as configurações do "Windows Update" e altere as configurações para "Nunca verificar se há atualizações (Não recomendado)".


Reinicie o seu computador.

A seguir faça novamente logon no sistema e vá diretamente para a pasta "SoftwareDistribution". Para isso abra o executar clicando com o botão direito do mouse sobre o botão do menu iniciar.


E cole o comando abaixo:

%systemroot%\SoftwareDistribution\

Será aberta uma pasta. Apague tudo que estiver lá. Serão necessárias permissões de administrador.


Pode ser que mesmo assim algumas pastas não consigam ser apagadas. Se isso acontecer reinicie e tente novamente. E se mesmo assim algumas pastas continuarem lá, tente prosseguir para a próxima etapa do processo.

É necessária muita atenção para o que vai ser descrito a seguir. A ordem com que as coisas devem ser feitas tem total importância aqui. Abra o "Prompt de Comando" do Windows como administrador.


Cole o comando descrito abaixo, mas não pressione enter.

wuauclt.exe /updatenow

O comando não deve ser executado ainda. Apenas o deixaremos preparado, pois no momento em que precisarmos deles deveremos executá-lo rapidamente.


Aqui você deverá ser rápido. Configure "Windows Update" para "Instalar atualizações automaticamente (recomentado)".


Ao confirmar essa configuração o Windows já começará a buscar por updates novos. Logo após dar "OK" nessa janela volte rapidamente à janela do "Prompt de Comando" e pressione "Enter" para executar o comando que estava preparado. Você notará que no momento em que isso for feito a barra do "Windows Update" irá dar uma pequena travada e logo o Windows 10 começará a ser baixado.


A partir desse momento não interrompa o download ou é praticamente certo de que você terá que repetir todos os passos e perderá os arquivos já foram baixados. Se você estiver fazendo o upgrade do sistema em um notebook deixe ele conectado na tomada. Você saberá que o download terminou quando vir uma mensagem como a que está na imagem abaixo.


Haverá momentos em que você achará que o update não está baixando nada, mas ele está. O processo é muito demorado. Levei o dia inteiro para instalar em apenas 1 computador.

Se as coisas não ocorreram como o esperado e o "Windows Update" apresentou uma mensagem de erro, você deverá fazer o download do aplicativo do link abaixo, executá-lo e ele tentará resolver os erros do "Windows Update". Reinicie o computador antes de executá-lo.


Donwload da ferramenta de correção do Windows Update
Senha para descompactar: lomeutec

Se nada deu certo faça o seguinte:

1 - Reinicie computador em modo de segurança. (Segure a tecla Shift e clique no botão "Reiniciar".)
2 - Apague todo o conteúdo da pasta "SoftwareDistribution".
3 - Reinicie normalmente.
4 - Execute o aplicativo de correção.
5 - Reinicie normalmente.
6 - Abra o prompt de comando em modo normal (sem ser administrador) e cole o comando descrito na postagem. (Pule a etapa de apagar os arquivos - não apague os arquivos)
7 - Execute o Update e logo em seguida confirme o comando no prompt.

É isso aí e até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.