Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Tenha controle total sobre os updates do Windows 10

Irei apresentar aqui tudo que você precisa saber sobre como configurar da maneira que você quiser os Updates do Windows 10. Você poderá escolher as atualizações que quer baixar e até mesmo bloquear todas elas. Praticamente o mesmo controle que você tinha nos Windows XP e 7. Os métodos apresentados utilizam somente ferramentas que já fazem parte do sistema. Apenas um desses métodos utiliza uma ferramenta que precisa ser baixada, mas que é oficial, disponibilizada pela própria Microsoft. Essa ferramenta também permite corigir erros do Windows Update. Manter o sistema em dia é importante, mas podem haver casos em que você precise dispensar as atualizações.

TECNICO

Recomendo a leitura completa do texto antes de iniciar qualquer procedimento. Assim você poderá escolher o melhor método para o seu caso. Os procedimentos foram testados na versão Professional do Windows 10.

Bloqueando os updates do Windows 10 Professional.

Método 1

Digite na barra de pesquisa do seu sistema o termo "gpedit.msc" e o Windows apresentará um resultado. Clique nele.


Surgirá o "Editor de Politica de Grupo Local". Localize a opção "Configurar Atualizações Automáticas".

Você a encontrará expandindo as opções "Configuração do computador" ► "Modelos Adminstrativos" ► "Componentes do Windows" ► "Windows Update" que estão do lado esquerdo do editor e são representados por ícones de pastas.

Ao clicar em "Windows Update" surgirá no lado direito a opção "Configurar Atualizações Automáticas".


Dê duplo clique para abrir a janela de opções para essa configuração. Marque como "Habilitado" e em "Opções" defina como "Avisar antes de baixar e instalar qualquer atualização".


Clique no botão "Aplicar" e depois em "OK". Reinicie o computador. Isso tudo para termos certeza de que a configuração entrará em vigor.

Agora o sistema irá notificá-lo quando houver atualizações para serem feitas, mas não irá baixar e nem instalar sem a sua permissão.


Quando verificar as configurações do Windows Update, verá uma mensagem dizendo: "Algumas configurações são gerenciadas pela sua organização".


Método 2

Esse método exige a edição do registro, é mais complicado e por isso recomendo o método 1 caso você não se sinta a vontade para editar o registro do Windows. Deixo esse apenas para os mais aprofundados na informática e para você saber que também existe essa opção. Digite "Regedit" na pesquisa do sistema e surgirá um resultado. Clique nele.


Localize o caminho abaixo:

"HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\WindowsUpdate\AU"

Se não encontrar esse local, crie. No lado direito há o valor "AUOptions".  Se não houver clique com o botão direito do mouse e crie um novo "Valor DWORD (32bits)" Dê duplo clique e mude o valor para "2".

Também deve haver um valor "NoAutoUpdate". Se não houver crie da mesma forma e atribua o valor "0" ou "1". Valor "0" para manter a configuração de update ativada ou valor "1" para desativá-la.

Como funciona?

Se você colocar   "AUOptions" = "2" e "NoAutoUpdate" = "0", então o Windows irá notificar que há atualizações para ser baixadas e instaladas, mas não irá fazer nada sem sua permissão. Se definir "NoAutoUpdate" = "1", então isso invalidará o  "AUOptions" e o Windows irá desabilitar o update. Você não será nem mesmo notificado de que há atualizações.

OBS: Crie tudo exatamente como descrevo, com maiúsculas e minúsculas, palavras unidas ou separadas. Observe com atenção.

Depois tente localizar o endereço abaixo:

"HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\WindowsUpdate\Auto Update"

No lado direito há o valor "AUOptions".  Se não houver clique com o botão direito do mouse e crie um novo "Valor DWORD (32bits)" Dê duplo clique e mude o valor para "2". Também deve haver um valor "NoAutoUpdate". Se não houver crie da mesma forma e atribua o valor "0" ou "1" dependendo da sua necessidade como já explicado.


Após isso reinicie o sistema e você deverá ver a mensagem "Algumas configurações são gerenciadas pela sua organização" quando for verificar as configurações do Windows Update.

Outros casos.

Se você definir o valor de "AUOptions" para "3", o Windows irá baixar as atualizações, mas esperá por sua confirmação para instalar. O valor padrão do sistema é "4", onde ele baixa e instala tudo sem a intervenção do usuário. Se você definir o valor de "AUOptions" para "4" e "NoAutoUpdate" para "0", então o Windows voltará a fazer os updates automaticamente.

Método 3

Definir uma conexão como limitada pode ser uma solução muito viável e fácil de aplicar. Não vai funcionar em uma conexão cabeada, pois para esse caso a configuração não existe, mas se você conecta por Wi-Fi, fazer isso isso pode ser a melhor opção.

Clique no ícone de Wi-Fi no canto inferior direito, perto do relógio do Windows. Depois clique com o botão direito sobre o nome da rede a qual você está conectado. Ao fazer irá aparecer um menu com uma única opção: "Ir para configurações" Clique nele.


Agora você estará nas configurações de Wi-Fi em Redes e Internet.


Clique em "Opções avançadas".


Agora é só definir a conexão como limitada e o Windows não baixará atualizações quando estiver conectada por ela. Se for conectar em outra rede Wi-Fi terá que configurá-la também. A configuração tem que ser feita em cada rede que se conecte. Mas lembre-se, se você conectar a uma rede cabeada, o Windows irá baixar as atualizações, pois essa configuração não se aplica a esse tipo de conexão.

Método 4

Esse método não bloqueia todas as atualizações, apenas permite que você escolha quais quer manter instaladas ou não. Exige o download de uma ferramenta oficial da Microsoft e em meus testes, depois de usar essa ferramenta, tive problemas para implementar os métodos 1 e 2 apresentados nessa publicação.

Esse problema ocorre porque essa ferramenta restaura o sistema de updates do Windows para o estado original e tenta solucionar problemas que estejam ocorrendo no processo de atualização do sistema.

Se você tentou implementar as alterações anteriores, se arrependeu e não consegue desfazer, mesmo com as explicações dadas, basta executar essa ferramenta que ela irá solucionar o problema.

Baixe a ferramenta no site da Microsoft.

Role a página para baixo para encontrar o link para download.


O programa está em inglês, não há tradução, mas suas funções são básicas e não haverá qualquer complicação.


Clique em "Avançar" e surgirão duas opções. A primeira serve para ocultar atualizações e a segunda para desocultar. Ao ocultar uma atualização ela não será instalada.


Ao clicar na primeira opção, na próxima tela você verá que serão listadas as atualizações. Caso haja atualizações disponíveis. Escolha marcando a checkbox quais deseja que não sejam instaladas.


E se tudo der certo aparecerá uma mensagem parecida com a exibida na imagem abaixo.


Está tudo pronto. Você também pode executar essa ferramenta para resolver alguns problemas do Windows Update, assim com mencionei anteriormente.

Para desocultar a atualização é só executar a ferramenta novamente, escolher a segunda opção e marcar as atualizações que foram ocultadas e que você deseja instalar.

Como desinstalar uma atualização?

Para isso vá em "Opções Avançadas do Windows Update". Digite esse termo na barra de pesquisa do Windows e você encontrará.


Lá haverá a opção "Exibir Histórico de Atualizações". Clique e depois clique também em "Desinstalar atualizações".

OBS: Na imagem acima você pode ver que há a opção que, se marcada, oferece updates para outros produtos da Microsoft, como jogos e o Office.


Ao fazer isso irão aparecer as atualizações que estão instaladas. É só clicar com o botão direito do mouse sobre uma e irá aparecer a opção para desinstalá-la.

Como desinstalar um driver?

Clique com o botão direto do mouse sobre o ícone do Windows no menu Iniciar e selecione "Sistema" ou então pressione as teclas "Windows + Pause/Break" que o efeito é o mesmo. Agora vá em "Gerenciador de Dispositivos". É um link que fica no lado esquerdo dessa janela, não há como errar. Isso abrirá outra janela que lista os dispositivos do seu computador. Clique sobre o qual você quer com o botão direito do mouse e escolha "Desinstalar".


Como impedir que o Windows baixe o driver novamente?

Clique com o botão direto do mouse sobre o ícone do Windows no menu Iniciar e selecione "Sistema" ou então pressione as teclas "Windows + Pause/Break". Você verá uma janela como a mostrada na imagem abaixo. Clique em "Alterar configurações".


Na janela que abrir vá até a aba "Hardware" e clique em "Configurações de Instalação do Dispositivo". Abrirá outra janela. Nela marque a segunda opção e também "Nunca instalar o software do driver usando o Windows Update". Desmarque a checkbox. Confirme e isso conclui tudo.


Com as dicas que foram passadas nessa publicação, você poderá ter controle sobre os updates no Windows 10. Alguns procedimentos só funcionaram na versão Professional do sistema. Teste por sua conta se sua versão for diferente, mas se for editar o registro do Windows é melhor criar um ponto de restauração do sistema antes.

É isso aí e até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.