Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Como reinstalar o sistema do Windows Phone

Apresentarei uma solução é para ser aplicada em casos extremos e que pode evitar que você tenha que deixar o seu Windows Phone alguns dias em uma assistência qualquer. Um procedimento que pode ser tentado quando o aparelho não liga corretamente e você não consegue acessar nada, nem mesmo a opção de restauração de fábrica. Algo que pode acontecer após alguma atualização mal sucedida, onde o aparelho fica em loop, apresentando aquelas famigeradas engrenagens, tela preta ou o smile triste. Fazer isso irá restaurar o software de fábrica no seu aparelho.

MOBILE

Preste bastante atenção na leitura dessa publicação. Leia toda ela primeiro antes de iniciar os procedimentos. Prefira fazer todas as etapas em um notebook, pois caso a energia acabe no meio do processo, a bateria do notebook irá garantir que a recuperação seja finalizada. Interrompê-la antes da conclusão pode inutilizar o seu telefone. O cabo USB não pode ser desconectado durante o processo de recuperação pelo mesmo motivo. As etapas de identificação e recuperação do aparelho podem demorar. Seja paciente.

Aqui irei deixar quatro links. Dois servem para cada tipo de aparelho específico, com logo da Nokia ou com logo da Microsoft. Esses dois links terão downloads alternativos para o caso dos links oficiais não estarem funcionando. Você precisará baixar de apenas um. Baixe somente o software adequado ao seu aparelho.

O Windows Device Recovery Tool serve para telefones HTC One e todos os telefones Lumia com Windows Phone 8 ou mais recente. O link está abaixo.

Versão do software para telefones mais recentes. (Logo da Microsoft)

Download Windows Device Recovery Tool no site oficial
Download Windows Device Recovery Tool em link alternativo
Senha para descompactar: lomeutec

Para outros telefones da marca Nokia utilize o software que está no link abaixo.

Versão do software para telefones mais antigos. (Logo da Nokia)

Download Nokia Software Recovery Tool no site oficial
Downlaod Nokia Software Recovery Tool em link alternativo
Senha para descompactar: lomeutec

Você deve saber também que todo o conteúdo do aparelho será apagado. Ou seja, fotos, vídeos, mensagens, programas instalados e qualquer coisa que você tiver armazenado no seu aparelho, pois ele será restaurado para o estado em que estava quando saiu da fábrica.

Instale o software de recuperação no seu computador sem que o telefone esteja conectado. Conecte o telefone somente quando o software pedir.

Antes de começar, certifique-se de que seu Windows Phone tem bastante carga. Se o estado do seu aparelho não te permite olhar o nível de bateria, pois ele só apresenta tela preta ou um loop com engrenagens na tela, então coloque-o na tomada por pelo menos duas horas. O aparelho precisa estar carregado. A carga do aparelho não pode acabar durante a recuperação. Não pense que porque ele estará conectado ao computador pelo cabo USB que ele irá manter a carga, pois não vai. Mesmo conectado ao computador, em alguns casos, durante o processo de recuperação ele não recarrega a bateria.

Depois de carregado, ligue o telefone, abra o software, espere o software pedir para conectar o telefone e só então o conecte ao computador através de um cabo USB.

Ao iniciar, o software busca por atualizações. Caso encontre ele irá baixá-las antes de prosseguir. Logo após ele tentará identificar o seu aparelho.


Caso identifique, clique sobre a imagem do telefone que representa o modelo que você possui e confirme todas as etapas a seguir.

No entanto, há vezes em que o estado do aparelho é tão ruim que o software não consegue identificá-lo corretamente. Nesses casos observe as mensagens que o programa lhe apresenta e as siga. São dicas importantes.

Leia atentamente e siga todas as mensagens que o programa de recuperação apresentar.

Se não foi identificado qualquer aparelho conectado ao computador e nem o software disponibiliza opção para recuperação do sistema, faça o seguinte:

  1. 1 - Feche o programa de recuperação;
  2. 2 - Desconecte qualquer telefone que possa estar conectado ao computador;
  3. 3 - Abra o programa de recuperação e aguarde ele solicitar que você conecte o telefone;
  4. 4 - Conecte somente o Windows Phone com cabo USB ao computador e aguarde 1 minuto;
  5. 5 - Ainda com o cabo conectado pressione as teclas "Liga/Desliga" e "Volume menos" simultaneamente e solte-as quando o aparelho vibrar;
  6. 6 - Aguarde e mesmo que o programa não consiga identificar corretamente o modelo do aparelho, ele irá apresentar a opção de reinstalação do sistema. Faça a reinstalação confirmando as opções do programa;

OBS: Se você deixou seu Windows Phone conectado a tomada por pelo menos duas horas e mesmo assim o software continua informando que a bateria do aparelho está baixa, pode prosseguir na instalação. É provável que o estado do telefone esteja tão precário que o programa não esteja fazendo a leitura correta. Uma dica que serve para quem tem alguém próximo que possui um aparelho igual, é pegar emprestada a bateria carregada somente para realizar a recuperação do telefone.

O programa de recuperação faz um download grande de mais de 1 GB de software para o seu aparelho. Mantenha-o conectado e não interrompa o processo. Esse download é feito só na primeira vez.

Em caso mensagem de algum erro durante recuperação, reinicie todo o procedimento. Há casos em que isso ocorre e uma segunda tentativa resolve.

Se o telefone não foi identificado corretamente durante a recuperação e ainda apresenta alguns bugs após esse procedimento, execute o software novamente. Agora o programa de recuperação já deve ser capaz de reconhecer o modelo correto do seu aparelho.

Caso esses procedimentos não resolvam o problema, infelizmente somente a assistência técnica será capaz de propiciar uma solução.

É isso aí e até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.