Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Como editar gratuitamente arquivos em PDF

O PDF (Portable Document Format) é um formato proprietário de arquivo criado pela Adobe em 1993 e utilizado para representar documentos. Normalmente não é possível editá-los. Uma maneira de fazê-lo é utilizando um programa da própria Adobe, mas esse é pago. No entanto, há sim uma maneira gratuita em que é possível alcançar resultados muito bons. Só exige um pouco mais de trabalho. Irei apresentá-lo nessa publicação.

TUTORIAL

Antes de colocar em prática qualquer coisa, recomendo a leitura completa da publicação.

Para editar gratuitamente arquivos em PDF através desse método necessitaremos de um programa e uma extensão para ele. O foco dessa publicação são usuários do Windows, mas também pode ser feito no Linux.

Utilizaremos o "OpenOffice Draw" que está contido na suíte de escritório "OpenOffice" e por isso você precisará baixá-la completamente. Você poderá fazer isso através de um dos links disponibilizados abaixo. No primeiro você será redirecionado para o site do desenvolvedor do software e onde estará a versão mais recente. No segundo você poderá baixar a mesma versão que foi utilizada na elaboração desse tutorial. Não é necessário baixar dos dois links. Recomendo que tente baixar primeiro do site do desenvolvedor.

Download do OpenOffice no site do desenvolvedor.

No link acima, além da opção de baixar o "OpenOffice", há também a opção de baixar um pacote para traduzi-lo para português do Brasil, caso seja do seu interesse.

Download alternativo do OpenOffice.
Senha: lomeutec

No link acima coloquei junto o pacote de tradução para português do Brasil caso você escolha instalar a versão que foi utilizada na publicação e queira traduzi-la.

Inicie a instalação da suíte e quando perguntado se a instalação será típica ou personalizada, escolha personalizada. Assim evitaremos instalar vários outros programas que você não irá utilizar e que nesse caso só ocupariam espaço.


Ao lado do nome de cada programa há uma seta que aponta para baixo. Clique nela e escolha a opção "Esse recurso não estará disponível.". Você não não fará isso com o programa "OpenOffice Draw". Deixe ele como está e prossiga na instalação.


Agora que o "OpenOffice Draw" está instalado precisaremos instalar e extensão que permitirá que ele abra arquivos em PDF. Abaixo estão dois links e você só precisará escolher um. O primeiro link leva para a página oficial da extensão e o segundo contém a versão utilizada nesse tutorial. Prefira a versão do link oficial.

Link oficial para download da extensão PDF - 1ª Opção.

Link alternativo para download da extensão PDF - 1ª Opção.
Senha: lomeutec

Depois que ela baixar é só dar duplo clique sobre ela, confirmar que quer instalá-la, rolar o contrato até embaixo para que o botão "Aceitar" habilite e confirmar para concluir a instalação da extensão.


Caso dê um erro parecido com a imagem abaixo...


...feche essa janela. vá ao menu "Ferramentas" ► "Gerenciador de extensão" e verifique a mensagem que aparece.


Se não aparecer nada, tente instalar novamente a extensão. O programa dirá que ela já está instalada e perguntará se você deseja substituí-la. Diga que não. Depois disso ela deve aparecer.

Se você tentar ativá-la e ela continuar dando erro, então remova essa extensão e instale a outra disponibilizada em qualquer um dos links abaixo.

Link oficial para download da extensão PDF - 2ª Opção.

Link alternativo para download da extensão PDF - 2ª Opção.
Senha: lomeutec

Para instalar essa extensão utilize o "Gerenciador de extensão" no menu "Ferramentas". Se a extensão problemática voltou a aparecer é só mandar removê-la novamente. Se você não tiver outras extensões instaladas o seu gerenciador de extensão ficará assim:


Agora já é possível importar arquivos em PDF para o "OpenOffice Draw". A importação pode demorar. isso vai depender do tamanho do arquivo PDF, do número de páginas e conteúdo gráfico contido, além da performance do seu computador. Aguarde. Para importar abra o "OpenOffice Draw", vá ao menu "Aquivo" ► "Abrir".

Para você ter uma idéia, eu escolhi um arquivo grande de 69 páginas que continha muito texto, imagens e alguns formulários. Meu computador atualmente é um FX-6300 (six-core) com 8 GB de ram e o processo de importação desse arquivo demorou mais ou menos 20 minutos.

Mas garanto que vale muito a pena se você precisa muito editar algum arquivo em PDF. O resultado é muito bom. É possível fazer quase todo o tipo de edição que se espera poder fazer em um documento de texto. Alterar fontes, formatos, acrescentar ou retirar partes do texto, mudar cor, etc. O GIF abaixo dá uma ideia do resultado.


No entanto, quando você terminar a edição, se quiser que o documento continue em PDF, você deverá ir ao menu "Arquivo" ► ""Exportar como PDF" ao invés de simplesmente salvar.

É isso aí e até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.