Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Instalar método de entrada japonês no Deepin Linux

Nessa publicação mostrarei como alterar o método de entrada, para que mesmo utilizando um teclado comum nosso de ocidental, possamos escrever com katakana, hiragana e kanji. Na verdade, a lógica se aplica a outros idiomas do leste asiático também. É só adaptar a cada caso, mas aqui o foco será o idioma japonês. O Deepin é uma distribuição Linux baseada no Debian e ainda em desenvolvimento. Vem se aprimorando e enquanto não disponibilizam uma solução nativa para essa questão do idioma japonês, essa publicação virá a calhar.

LINUX

Essa é uma postagem bem curta, mas me deu muito trabalho para fazer e levei bastante tempo pesquisando e testando. Originalmente ela seria bem maior, mas consegui simplificar bem. Vamos lá.

Eu prefiro sempre trazer uma solução mais amigável ao usuário leigo, mas dessa vez não tem jeito. Teremos que utilizar uma linha de comando. Mas é coisa bem simples e muito fácil. Não se preocupe.

Lembro que essa é uma publicação voltada para usuários do Deepin, mas pode ser que funcione em outros sistemas Linux. Eu acho que sim.

- Agora vá ao "Terminal" e digite:

sudo apt-get install fcitx-mozc

As teclas de atalho para abrir o terminal são "CTRL+ALT+T".

O sistema vai pedir a sua senha. Digite e quando solicitado confirme digitando "s" para instalar.

- Após o término, abra o programa "Fcitx". Ele foi instalado ao executar o comando acima.

Ao procurar por ele podem aparecer dois. Precisamos apenas abrir o primeiro para fazer ajuste nas configurações.




Clique no botão de sinal de "+", desmarque a checkbox que diz "Only Show Current Language" e digite "mozc" na caixa de pesquisa. Selecione e clique em "OK.



Deve ficar assim:


Pode fechar, já deve está tudo funcionando. Para ter certeza, reinicie e teste.

Agora já deve ser possível escrever em japonês da mesma forma como é possível no Windows. Sem a necessidade propriamente de um teclado japonês.

Para alternar entre os modos de escrita do teclado, pressione "CTRL+ESPAÇO". Essas teclas de atalhos podem ser alteradas usando o programa "Fcitx" que foi instalado com o comando acima, mas não recomendo alterar, a menos que você se sinta complemente seguro em fazer isso. 

Bem, eu não sou nenhum gênio que descobriu isso sozinho. É por isso que vou deixar aqui algumas fontes de onde pesquisei cujas quais me ajudaram a chegar a esse resultado. Só algumas, pois foram tantas e acabei por não lembrar de todas. Talvez se você estiver procurando suporte para outra linguagem, ler as referências deixadas abaixo possa ajudá-lo.

FONTES:

http://omoiyari.nishinari.coop/tag/deepin/
https://bbs.deepin.org/archiver/?tid-131086.html
https://something-exclusive.blogspot.com.br/2015/10/how-to-write-with-unijoy-bangla-layout.html?showComment=1509965305166

Um breve desabafo:

Aproveito para avisar que essa é oficialmente a última publicação desse blog. Qualquer outro post que vier depois deste será um bônus. Se vier. Uma publicação assim, mesmo que curta, sempre dá muito trabalho. Essa por exemplo, foram vários testes até conseguir fazê-la ficar assim, com poucos passos. Tudo para facilitar. Passei um bom tempo pesquisando. Sim, pesquisei porque também era algo do meu interesse. Mas eu poderia guardar esse conhecimento só para mim. Mas o problema não é o trabalho que dá, mas o retorno disso. Sempre vem um sujeito criticar negativamente, outro vem plagiar, outro vem bloqueia as propagandas que fornecem a renda para manter blog. Mas confesso que o maior motivo de eu ter desanimado, foi o próprio Google. Depois de tanta porrada que ele me deu, me ferrando nos resultados de pesquisa e zoando meu Adsense, eu fui desanimando. Fora isso, outras rotinas e obrigações foram aparecendo e foram tomando o tempo que eu tinha, não deixando espaço para me dedicar tanto ao blog como eu fazia antes. Eu ainda gosto de bloggar, mas não sei se continuarei fazendo isso. Muito provavelmente não. Talvez sem qualquer compromisso firmado, voltando à ideia original, que era manter um arquivo online do meu aprendizado no mundo da informática, compartilhar o pouco que sei e quem sabem assim ajudar alguém no processo. Já faz um bom tempo que eu penso em fazer uma última publicação para deixar uma mensagem de despedida, embora eu não saiba muito bem de quem estou me despedindo.

See you space cowboy.

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.